Como ajudar marido dependente químico?

Curitiba, 13 de fevereiro de 2021, escrito por Gilson Rodrigues. Como ajudar marido dependente químico?  Ter um marido dependente químico é muito triste. Além da dor de ver esta pessoa tão querida se prejudicando continuamente, é necessário que você lide com alguns fatores como mentira, medo constante dele se meter em confusões, etc.

De fato, isto você faz com que sua vida permaneça em frequente estado de vigilância e sempre esperando o novo problema que seu marido dependente químico pode trazer.

Para algumas esposas, a maneira mais fácil de terminar com este entrave na paz familiar é brigar e se afastar completamente do marido que sofre de dependência química, mas o que ele mais precisa neste momento é de sua compreensão, apoio e ajuda.

Precisando de uma internação involuntária?

WhatsApp

Como ajudar marido dependente químico? 

Saiba que a nossa proposta é exatamente te orientar sobre como ajudar um marido dependente químico para que você possa saber o que fazer nesta fase tão delicada.

Continue com a leitura e confira! 5

Conheça mais sobre as consequências da dependência química

Este é um dos pontos principais – conhecer e se aprofundar mais neste assunto sobre como ajudar marido dependente químico.

Imagine que um professor tenha que ensinar matemática, mas ele não sabe nada sobre esta matéria… Como ele terá capacidade de fazer com que seus alunos aprendam?

Assim, é muito importante que você obtenha mais conhecimento sobre dependência química, vez que sua ajuda será mais eficaz quando você conhecer sobre as substâncias químicas e seus efeitos.

Reconheça o vício como um grave problema

Não adianta você fazer de conta que não está percebendo nada e tampouco esperar que seu marido por si próprio determine, a qualquer instante, parar de usar drogas e ao fim ele estará curado e a paz irá reinar na família novamente.

Fazer de conta que nada está ocorrendo com seu marido faz com que surjam cada vez mais acusações ao invés de compreensão, amor e ajuda.

Esperar que ele mesmo em algum momento pare de fazer uso de substâncias químicas e que, assim, ainda vai chegar o dia em que ele ficará curado é uma forma de deixar com que ele vá se matando aos poucos.

Então, reconheça o vício como sendo um grave problema!

Tal reconhecimento se faz extremamente necessário para que você possa entender seu marido e despender todos os seus esforços para ajudá-lo.

Estamos online para te ajudar! Fale com nosso especialista:

Veja nossas avaliações

Diana Vilarinho
Diana Vilarinho
18. Julho, 2022.
Verificada
Excelente, prestativos, atenciosos , tratamento muito bom. Nota 10. Utilizei o serviço de remoção para consulta. Muito bom.
Maria L Diniz
Maria L Diniz
16. Julho, 2022.
Verificada
Um excelente atendimento! 🙏💜
Daiane Rosolen
Daiane Rosolen
8. Julho, 2022.
Verificada
Atendimento top! Sr. Gilson muito prestativo e super atencioso no atendimento telefônico. Eu agradeço pela gentileza. Coisa rara hoje em dia.
Carolina Luhm Crivellaro
Carolina Luhm Crivellaro
4. Julho, 2022.
Verificada
Excelente atendimento pela equipe.
Ozana Storck
Ozana Storck
21. Junho, 2022.
Verificada
Serviço de excelência
Rosa Pelizari
Rosa Pelizari
1. Junho, 2022.
Verificada
Realizei alguns exames com a Brasil e fui muito bem atendida. Os profissionais são pontuais, educados e qualificados. Obrigado pelo ótimo atendimento.
Izabel Martins Campos
Izabel Martins Campos
23. Maio, 2022.
Verificada
Valmir Mendes
Valmir Mendes
5. Maio, 2022.
Verificada
Maria Mendes
Maria Mendes
5. Maio, 2022.
Verificada
Rosimeire Ribeiro
Rosimeire Ribeiro
5. Maio, 2022.
Verificada

WhatsApp

Converse com seu marido. Não tenha uma postura agressiva!

Outro passo como ajudar marido dependente químico?  é conversar com ele, identificar o real motivo da busca pelas drogas. Geralmente esta causa é uma determinada situação que aflige o usuário.

A princípio ele poderá negar que esteja fazendo uso de alguma sustância química.

Porém, caso isto aconteça, você pode observar alguns sinais de dependência química mais comuns em quem possui estes tipos de vícios:

Como ajudar marido dependente químico: Saiba os 11 sinais e sintomas mais comuns

Todas as drogas se manifestam de forma diferente no corpo

1 – Olhos vermelhos e com excesso de lágrimas;

2 – Pupilas maiores ou menores que o normal;

3 – Movimentos oculares involuntários;

4 – Alterações rápidas de peso;

5 – Tremores frequentes nas mãos;

6 – Dificuldade para coordenar os movimentos;

7 – Fala lenta ou alterada;

8 – Baixa tolerância ao ruído;

9 – Diminuição da sensibilidade à dor;

10 – Alterações da temperatura corporal;

11 – Alterações na frequência cardíaca e pressão arterial.

Esta sua conversa com seu marido deve ser dotada de bastante equilíbrio e amor de sua parte. Não será um diálogo fácil, mas você tem que colocar “as cartas na mesa” e abrir o jogo com ele (ou ela)!

E, quando o grau de dependência química já se encontra bastante elevado um diálogo com seu marido se torna ainda mais essencial. É preciso conversar sobre um assunto tão delicado como este para que você saiba a causa do problema antes de tratá-lo.

Não seja codependente com o vício de seu marido

Sabe o que significa ser codependente com o vício? Às vezes você pode estar sendo até mesmo sem perceber!

A codependência ocorre quando você colabora com o vício do dependente químico. Esta colaboração se refere a, por exemplo:

  • Você ou algum de seu familiar paga as dívidas do viciado.
  • Dá dinheiro para ele, que de uma forma ou de outra estará sendo utilizado para gastar com substâncias químicas.
  • Paga fiança para retirá-lo da prisão o mais rápido possível.

Estes tipos de atitudes podem solucionar os problemas rapidamente, porém não vão retirar seu marido do vício. E é exatamente resgatá-lo do mundo das drogas que você deseja; não é mesmo?

É certo que, um marido dependente químico tem dificuldades para lidar com frustrações e limites. Mas, você precisa ter firmeza sem ser rude e tratá-lo como muito amor.

Convença seu marido a obter ajuda

Como ajudar marido dependente químico?

Bom. Depois que você identificar os sinais de dependência química e suas consequências através destas orientações mencionadas anteriormente, chega o momento de você mostrar ao seu marido a realidade da situação – você deve convencê-lo a obter ajuda!

Na maioria dos casos é preciso forçar internação involuntária o usuário a aceitar um tratamento para reabilitação principalmente quando se trata de dependentes químicos que trazem risco de vida para si e terceiros.

O objetivo de todo este esforço é afastar seu marido das drogas, fazer com ele saia deste mundo de dor e sofrimento, ajudá-lo a não se sentir sozinho e mostrar que ele pode contar com você sempre que necessário.

  • Sugira a ele um programa de reabilitação de drogas.
  • Entre contato com algumas clínicas de reabilitação para saber mais sobre seus serviços, nós oferecemos o serviço de resgate de dependente químico.
  • Não deixe de fazer perguntas específicas sobre como eles lidam com recaídas de um dependente químico e quais são suas programações diárias.

Caso seu marido não necessite de uma intervenção resgate involuntário ajude-o a pesquisar sobre a dependência química, que consequências ela pode trazer e quais os planos de tratamento recomendado especificamente para sua situação.

A internação de um marido dependente químico é garantia de sucesso da reabilitação?

Seja a internação voluntária ou involuntária, elas não garantem que seu marido dependente químico nunca mais tenha recaídas.

A internação é uma forma de tratamento que o médico especializado poderá indicar e as probabilidades de sucesso são maiores quando seu marido aceita bem este tratamento.

Portanto, ajudar marido dependente químico é um enorme desafio, mas que reduz bastante o sofrimento dele bem como o de seus entes. Fazer parte de um grupo de familiares de usuários é um bom caminho para você encontrar forças e pensar em estratégias mais adequadas e eficientes para lidar com esta situação. 

Grupos de auto ajuda Amor exigente. 

 Se você tem algum familiar que não aceita ajuda, procure o tratamento e encontre uma empresa de resgate dependente químico. O dependente, no futuro, vai agradecer.

WhatsApp

Saiba mais:

Gostou desse artigo? 

Últimas Notícias
Categorias
ambulância qual valor

Ambulância qual valor?

Curitiba, 05 de agosto de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. Com certeza você concorda com a afirmação de que os serviços de ambulância são vitais

Leia mais »