Clínicas psiquiátricas Curitiba: quais são as melhores opções?

clinicas psiquiátricas

Curitiba, 3 de março de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. Clinicas psiquiátricas em Curitiba: Todas as pessoas deveriam prezar pela sua saúde mental. Afinal de contas, o cérebro é o principal órgão do corpo. É por conta dele que conseguimos fazer as coisas mais básicas do nosso dia a dia, como andar, correr, falar etc.

Isso é uma coisa que todo mundo sabe, mas são poucos os que dão a devida importância. Quando você sente uma dor muscular persistente, não é comum que você vá até um médico, a fim de que ele possa lhe analisar e receitar a forma mais eficaz de resolver o seu problema?

Ou, quando você tem uma queda e quebra o braço, a melhor forma de se tratar, não é através de um médico especialista? Essas são atitudes normais, a fim de preservar a saúde física e o nosso bem-estar. No entanto, por que o mesmo não acontece com a saúde mental?

Infelizmente, o Brasil ainda é um país que tem um certo receio em pedir ajuda psiquiátrica, uma vez que existe muito tabu por trás desse assunto. Tanto é que há várias opções de clínica psiquiátrica Curitiba, mas são poucos os que procuram.

E isso é um grande erro. Afinal de contas, assim como quando você demora a receber tratamento adequado em uma fratura o problema tende a se agravar, o mesmo se aplica quando se leva para o lado mental.

Ou seja, quanto mais você adia o tratamento psiquiátrico, maiores são as chances do problema se agravar, chegando num ponto em que o paciente começa a sofrer de crises. Então, se você está passando por algum problema, procurar por uma clínica de psiquiatria em Curitiba é essencial.

Entretanto, se você nem sequer entende desse assunto, como saber quais são as melhores clínicas psiquiátricas Curitiba? É sobre isso que iremos falar a seguir. Confira!

O que é uma clínica psiquiátrica?

Fato é que há várias clínicas de psiquiatria em Curitiba. No entanto, isso não quer dizer que todas as pessoas saibam do que se trata. Será que essas clínicas apenas visam tratar pacientes que têm esquizofrenia, ou coisa semelhante?

Na verdade, a clínica psiquiátrica é um espaço preparado para atender qualquer tipo de pessoa que está ou já esteve em um estado de descontrole em relação ao seu transtorno mental. Ou seja, as crises. Ou seja, visa tratar pacientes psiquiátricos.

Mas, respondendo a pergunta acima: não, uma clínica psiquiátrica não trata apenas pacientes que têm esquizofrenia. É claro que há clínica de psiquiatria Curitiba focada em tratar especificamente a esquizofrenia.

Contudo, isso não é regra. Há clínicas que visam tratar qualquer tipo de paciente que consideram ter uma saúde mental abalada. Mas, para que esse paciente seja internado, ele precisa passar por algumas avaliações.

Ademais, de acordo com o IPOS, cerca de 53% dos brasileiros afirmam que a sua saúde mental piorou nos últimos anos devido à crise sanitária do Covid-19. Então, em contextos como esse, as clínicas psiquiátricas desempenham um papel cada vez mais essencial.

Inclusive, devido a pandemia, a procura por clínica de internação psiquiátrica Curitiba também aumentou. Afinal de contas, os últimos anos têm sido um enorme gatilho para desencadear uma série de problemas.

Como é o tratamento de uma clínica psiquiátrica?

Isso vai depender de acordo com a clínica que você escolher se internar. Afinal de contas, cada uma delas tem o seu próprio modo de operar. Inclusive, essa é uma preocupação que se deve ter antes mesmo de fechar negócio.

No entanto, o tratamento se inicia logo na primeira consulta do paciente. Nesse primeiro contato, o profissional busca hipóteses para diagnosticar o problema. Inclusive, é nessa etapa que ele procura formular um projeto terapêutico.

Por isso, ele deve fazer uma série de perguntas, a fim de analisar a sua história e averiguar o estado mental do paciente. Ademais, ainda nesse primeiro contato, o médico pode solicitar exames físicos ou neurológicos, de imagem e laboratório.

Assim que o profissional detém todas as informações que precisa, o médico elabora qual é a melhor forma para tratar. E, quanto a esse ponto, o tratamento varia muito de pessoa para pessoa, uma vez que cada um tem necessidades diferentes.

Quando se faz necessário a internação?

Muitos acham que, ao passar pelo consultório psiquiátrico pela primeira vez, o médico vai indicar internação. No entanto, é válido salientar que essa é uma modalidade apenas para os casos mais graves. Ou seja, que precisam de cuidados intensivos.

Então, ao procurar por clínicas psiquiátricas em Curitiba, saiba que nem sempre o seu caso é de internação. Isso só ocorre quando o profissional nota que o paciente tem prejuízos na sua vida social, familiar e na própria saúde.

Fora isso, as clínicas de internamento psiquiátrico em Curitiba costumam indicar essa modalidade em casos do paciente se encontrar em crise, surto ou predisposição ao suicídio. Por isso, os casos mais comuns de internação psiquiátrica, são:

  • Alcoolismo;
  • Depressão;
  • Dependência química;
  • Transtorno psicóticos etc.

Inclusive, em casos como esses, há serviços de remoção psiquiátrica e de resgate dependente químico. Ambos são essenciais para manter a saúde e o bem-estar dos pacientes.

Quais são as melhores opções de clínicas psiquiátricas Curitiba?

Como há várias opções de clínicas psiquiátricas Curitiba, é possível que você fique com algumas dúvidas em relação à qual escolher. Então, primeiro de tudo, saiba que você sempre pode contar com uma ambulância particular para lhe ajudar nessa questão.

Mas, em relação as melhores clínicas psiquiátricas Curitiba, podemos citar as seguintes:

Clínica psiquiátrica Curitiba Heidelberg

Trata-se de uma clínica que se preocupa com o bem-estar de todos os pacientes. Por conta disso, possui inúmeros programas de tratamento diferenciado e personalizado. No entanto, a clínica entende e respeita o tempo que cada um precisa para se reabilitar.

No entanto, por estar no mercado há mais de 35 anos, sem dúvidas é uma grande referência. Ademais, a clínica oferece os melhores tratamentos para todos os tipos de distúrbios psiquiátricos, desde crises de angústia até dependência química.

Clínica psiquiátrica Curitiba Unimed

A Unimed é uma empresa muito bem estabelecida em território brasileiro, uma vez que está presente desde 1975. Por conta disso, é inegável afirmar que se trata de uma empresa que sabe o que é melhor para os seus pacientes.

Sendo assim, se você está procurando por uma empresa que ofereça um bom atendimento e tenha bastante conhecimento a respeito de qual é a melhor forma de tratar os seus pacientes, com certeza essa é uma ótima opção.

UNIICA clínica psiquiátrica Curitiba

A UNIICA – Unidade Integrada de Crise e Apoio à Vida, é uma empresa de Curitiba que está há mais de 10 anos atuante na área. Inclusive, desde a sua criação, tem se destacado cada vez mais no atendimento psiquiátrico de qualidade.

Ademais, a unidade tem uma estrutura muito moderna e preparada para oferecer total conforto aos seus pacientes. Inclusive, se você procura por uma clínica psiquiátrica Curitiba 24 horas, essa é uma ótima opção. Afinal de contas, a UNIICA possui esse serviço de urgência e emergência.

A clínica está instalada em um complexo hospitalar muito moderno, em uma região de fácil acesso da cidade. Entretanto, caso você queira, pode contar com uma ambulância em Curitiba para realizar os serviços de transporte.

Ademais, a clínica detém 5 mil metros quadrados de área total, contando com uma estrutura de 57 leitos, os quais se dividem em dois pavimentos, salas de conveniência, jardim externo, cinema, leito, horta, academia etc.

Saiba mais:

Gostou desse artigo? 

Gilson Rodrigues de Siqueira

Formado em enfermagem, pós graduado, palestrante em dependência química, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.