Como Vencer o Alcoolismo?

Curitiba, 12 de março de 2021, escrito por Gilson Rodrigues. O alcoolismo é uma doença incurável, que deve ter acompanhamento e apoio dos familiares para que seja erradicada de uma pessoa vítima de seus malefícios. Entenda como vencer o alcoolismo e fornecer ajuda a quem está acometido desse mal.

O alcoolismo pode se apresentar como consumo de qualquer bebida alcoólica de forma esporádica, podendo tornar-se um quadro crônico que necessita de cuidados médicos profissionais, além da própria vontade do alcoólatra para sua recuperação. Caso não haja vontade, não há como vencer o alcoolismo e, desta forma, é preciso que os familiares e amigos estejam dispostos a ajudar a combater o alcoolismo.

Pessoas acostumadas a beber eventualmente, como festas ou encontro de amigos, mas que costumam exagerar no consumo durante essas ocasiões, muitas vezes acabam se tornando vítimas do alcoolismo, podendo vir a ter problemas de saúde ou criando situações adversas com familiares e amigos. Esses indivíduos são os que fazem o uso nocivo do álcool.

A dependência de um indivíduo, quando falamos de como vencer o alcoolismo, apresenta-se como problema no momento em que o consumo de bebidas se torna compulsivo, ou seja, um indivíduo pode ser diagnosticado como alcoólatra quando seu principal objetivo está voltado para o impulso de beber continuamente com a finalidade de conseguir um estado de alteração da consciência, busca de prazer e de excitação. O consumo de bebidas alcoólicas, com o decorrer do tempo, sempre cria problemas físicos, sociais e psicológicos. Para reverter o quadro é necessário que o próprio alcoólatra procure ajuda ou aceite o empenho dos familiares e amigos nesse sentido.

Existem duas situações diferentes com relação ao alcoolismo: uma é quando você tem em sua família ou no seu círculo de amizades uma pessoa que é alcoólatra, e outra é quando você mesmo está sendo vítima do alcoolismo e seus sintomas e como vencer o alcoolismo?.

Milhares de pessoas sofrem pelo alcoolismo, muitas delas passando por problemas de saúde causado pela doença. As pessoas que convivem com um alcoólatra sabem muito bem o sofrimento que é essa convivência, sendo uma situação de difícil superação. É preciso, contudo, ser forte o suficiente, seja para ajudar um alcoólatra ou para rearrumar sua própria vida, se você for um.

Vamos ver as situações que colocamos sobre os alcoólicos e como buscar as melhores soluções em cada caso:

Precisando de uma internação involuntária?

WhatsApp

Como vencer o alcoolismo ? Você é um alcoólatra ?

O primeiro passo a tomar quando você percebe que está exagerando no consumo do álcool, é reconhecer que tem um problema. Se você está bebendo todos os dias, ou em dias alternados, ou mesmo não consegue ficar longe da bebida no final de semana, você, com certeza, tem um problema com o alcoolismo.

Se considera que tem forças para superar o problema, depois de ter reconhecido que o alcoolismo se tornou um problema em sua vida, tome as atitudes certas e mantenha-se firme no propósito de se livrar da bebida sem precisar de uma clínica de reabilitação para alcoólatras:

Estamos online para te ajudar! Fale com nosso especialista:

Veja nossas avaliações

Rosa Pelizari
Rosa Pelizari
1. Junho, 2022.
Verificada
Realizei alguns exames com a Brasil e fui muito bem atendida. Os profissionais são pontuais, educados e qualificados. Obrigado pelo ótimo atendimento.
Izabel Martins Campos
Izabel Martins Campos
23. Maio, 2022.
Verificada
Valmir Mendes
Valmir Mendes
5. Maio, 2022.
Verificada
Maria Mendes
Maria Mendes
5. Maio, 2022.
Verificada
Rosimeire Ribeiro
Rosimeire Ribeiro
5. Maio, 2022.
Verificada
ANDERSON RAMPAZZO
ANDERSON RAMPAZZO
5. Maio, 2022.
Verificada
Camila Rampazzo Gomes Leal
Camila Rampazzo Gomes Leal
4. Maio, 2022.
Verificada
Ambulância
Carolina Rampazzo
Carolina Rampazzo
4. Maio, 2022.
Verificada
Ambulâncias
Paulo Roberto Pinheiro
Paulo Roberto Pinheiro
4. Maio, 2022.
Verificada
Elaine Cristina Mendes
Elaine Cristina Mendes
4. Maio, 2022.
Verificada

WhatsApp

1. Livre-se de todas as bebidas alcoólicas de sua casa

Não mantenha qualquer bebida em casa. Jogue as garrafas e litros fora, despeje na pia e elimine até mesmo garrafas e litros vazios. Não dê chance à tentação. Se fizer isso, estará tomando o primeiro passo para se livrar do alcoolismo e seus sintomas.

2. Evite festas onde haverá consumo de álcool

Esta parte, certamente, é uma das mais difíceis para quem quer se livrar do alcoolismo. Mantenha-se à distância das pessoas com quem costuma se encontrar em festas, evite consumir álcool quando for a restaurantes, não se deixe influenciar pelas pessoas.

3. Procure apoio profissional

Não pense que você vai conseguir se livrar sozinho do álcool se não tiver apoio profissional. Procure um orientador psicológico ou comece a frequentar reuniões dos Alcoólicos Anônimos. Sabendo que se trata de uma doença, você estará próximo a pessoas que também sofrem com o alcoolismo e, quando você compartilhar sua história com elas, saberá que estão lutando da mesma forma que você contra o alcoolismo. A compreensão mútua irá ajudar a eliminar a vontade de consumir álcool.

4. Parabenize-se todos os dias

A cada dia que ficou sem consumir álcool será uma vitória a mais na sua luta. Assim, todos os dias, você deve se dar os parabéns por ter conseguido mais uma etapa na sua vida, eliminando o alcoolismo e conseguindo, dessa forma, conseguir a força de vontade para continuar.

Como vencer o alcoolismo ? Você tem alcoólicos na família ?

Esta é uma situação de dor e sofrimento. Quando você tem um alcoólatra na família, sempre quem sofre são as pessoas que convivem com ela, principalmente quando o alcoolismo traz em si a violência, com pais agredindo esposas, filhos agredindo pais e assim por diante.

Caso você tenha em sua família alguém consumido pelo alcoolismo, é preciso saber como ajudar o dependente químico do álcool, principalmente entendendo que o alcoolismo é uma doença e que precisa de tratamento. Para muitas pessoas, infelizmente, a bebida se torna uma maneira de tentar resolver os seus próprios problemas, mas, ao contrário do que imaginam, eles se tornam ainda maiores. Veja “como vencer o alcoolismo:

1. Procure conversar com a pessoa alcoólatra

Converse com as pessoas de sua família sobre a situação e peça ajuda de todos. Os alcoólicos geralmente não conseguem admitir que têm um problema e, assim, quando muitas pessoas se juntam para confrontar e exigir uma mudança de comportamento, em primeira instância ele poderá sentir-se constrangido a admitir que tem uma doença e que precisa de tratamento. Mas faça tudo com amor e carinho, mostrando que as pessoas da família estão do seu lado e esperam essa alteração para melhor.

2. Mostre amor pelo alcoólatra

Mesmo que a situação tenha passado dos limites e que você tenha em sua família uma pessoa que demonstra alcoolismo e seus sintomas, como violência em estado de embriaguez, não mostre raiva, e sim amor. Compartilhe com ela todo o carinho que tem e sua vontade de vê-lo recuperado, com uma vida mais saída. Evite discutir quando a pessoa estiver embriagada. Em vez disso, faça tudo para manter a tranquilidade com ela.

3. Busque ajuda profissional

Caso a pessoa alcoólatra esteja em situação de alcoolismo avançado e não aceita tratamento, não pense duas vezes: procure ajuda profissional, até mesmo uma internação involuntária. Deixe claro ao alcoólatra que seu caso merece atenção e faça o que for possível para recuperá-lo.

como-vencer-o-alcoolismo

4. Conte com a Brasil Emergências Médicas na remoção de pacientes em ambulância!

Paciente não aceita ir para tratamento? Brasil Emergências Médicas trabalha de forma humanizada. Desse modo, nós buscamos minimizar os traumas de todas as partes. Além disso, tentamos agilizar os processos no trânsito de pacientes. Para isso é importante que seja feita uma escolha de uma clínica com valor, humanidade e que seja pouco invasiva.

Por fim é importante dizer que sempre que necessário conte com a Brasil Emergências Médicas para “resgate dependente químico,  e qualquer um de nossos outros serviços.

WhatsApp

Saiba mais:

Gostou desse artigo? 

Últimas Notícias
Categorias
tuberculose

O que é tuberculose?

A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode afetar partes do corpo como a coluna, o cérebro ou

Leia mais »