O que é depressão? Tem como curar?

Curitiba, 27 de janeiro de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. Nos últimos 2 anos tem se falado muito da depressão, por conta da pandemia que tem deixado várias pessoas em casa.

O que acaba abrindo portas para doenças mentais como a depressão.

Quem é mais afetado por essa doença são as crianças, adolescentes, que estão passando mais tempo em casa.

Estudos apontam que a cada 10 adolescentes 6 têm depressão, ou seja, essa doença tem atingido muito os adolescentes. Principalmente nessa pandemia do covid-19.

Nesses casos, é preciso ir a um psicólogo com o tratamento e medicamentos adequados a pessoa pode ter uma vida normal.

Precisando de uma ambulância?

WhatsApp

O que é a depressão?

A depressão é considerada uma doença psicológica crônica, os sintomas são parecidos com uma tristeza, mas não é só isso.

Os principais sintomas da depressão são:

  • Tristeza muito profunda;
  • isolamento;
  • Falta de ânimo;
  • Não gosta de fazer as coisas que fazia antes;

Várias vezes essa doença pode ser confundida com a ansiedade, e pode ser também pois uma coisa leva a outra. Mas quando a pessoa tem esses sintomas citados acima é bem provável que ela tenha depressão. E bem comum que a pessoa que tem esse problema sentir vontade de se matar, Por isso, procurar ajuda medica é o melhor caminho.

Uma pesquisa feita no ano de 2019 comprovou que mais de 310 milhões de pessoas têm esse transtorno, e cerca de 10% do total dessas pessoas possuem pensamentos suicidas. Ou seja, 30 milhões de pessoas no mundo pensam em se matar. Esse número é assustador, É preciso que as autoridades tomem medidas para que esse número de pessoas diminua.

Estamos online para te ajudar! Fale com nosso especialista:

Veja nossas avaliações

Diana Vilarinho
Diana Vilarinho
18. Julho, 2022.
Verificada
Excelente, prestativos, atenciosos , tratamento muito bom. Nota 10. Utilizei o serviço de remoção para consulta. Muito bom.
Maria L Diniz
Maria L Diniz
16. Julho, 2022.
Verificada
Um excelente atendimento! 🙏💜
Daiane Rosolen
Daiane Rosolen
8. Julho, 2022.
Verificada
Atendimento top! Sr. Gilson muito prestativo e super atencioso no atendimento telefônico. Eu agradeço pela gentileza. Coisa rara hoje em dia.
Carolina Luhm Crivellaro
Carolina Luhm Crivellaro
4. Julho, 2022.
Verificada
Excelente atendimento pela equipe.
Ozana Storck
Ozana Storck
21. Junho, 2022.
Verificada
Serviço de excelência
Rosa Pelizari
Rosa Pelizari
1. Junho, 2022.
Verificada
Realizei alguns exames com a Brasil e fui muito bem atendida. Os profissionais são pontuais, educados e qualificados. Obrigado pelo ótimo atendimento.
Izabel Martins Campos
Izabel Martins Campos
23. Maio, 2022.
Verificada
Valmir Mendes
Valmir Mendes
5. Maio, 2022.
Verificada
Maria Mendes
Maria Mendes
5. Maio, 2022.
Verificada
Rosimeire Ribeiro
Rosimeire Ribeiro
5. Maio, 2022.
Verificada

WhatsApp

Existe diferença entre a Depressão, Tristeza e Ansiedade?

Sim existe uma diferença, mas a grande parte das pessoas acreditam que essas 3 doenças são iguais. Mas acredite, elas não são iguais.

A tristeza é uma coisa normal do ser humano, quando estamos tristes é normal querermos ficar quietos, mas logo depois conseguimos fazer nossas atividades cotidianas normalmente.

Depressão não é um sentimento normal, ela afeta a vida da pessoa de uma forma que não consegue fazer nada e nem sente vontade. Normalmente a pessoa fica triste por vários dias e até meses. O que acaba atrapalhando o relacionamento com os amigos, familiares e colegas de trabalho.

Já a ansiedade pode ser considerada um sentimento normal, desde que não afete a vida da vítima. E bem comum sentir ansiedade antes de momentos que exijam contato com pessoas, mas logo esse sentimento passa.

Como saber se estou depressivo?

Alguém que tem depressão não dá sinais evidentes que tem essa doença, isso por que a pessoa disfarça bem que tem esse problema.

Já vi vários amigos que eram super alegres, mas na verdade tinham esse problema. Sendo assim, somente você pode supor que possui essa doença.

Caso você sinta muito cansaço, agonia extrema, ansiedade sem motivo, perda de apetite, não sentir mais vontade de fazer as coisas que você fazia, ter pensamentos sobre suicídio.

É bem provável que você tenha essa doença.

Se você acha que possui este problema, procure um psicólogo. Quanto mais rápido procurar ajuda, mais fácil vai ser tratar esse transtorno.

Ou ligue para o número 188, para conversar com alguém para evitar o suicídio sua vida vale muito.

É possível prevenir a depressão?

Como é uma doença psicológica é possível sim prevenir a depressão. mais a pessoa que sofre desse transtorno deve procurar ajuda médica, para assim tratar de forma correta.

E de bom tom, cuidar da saúde física e mental. Invista em atividades que possam melhorar os sintomas dessa doença.

Ter uma alimentação saudável com frutas, legumes e verduras ajudam a manter a saúde mental em bom estado.

Fazer exercícios físicos pode amenizar a depressão, pois ao praticar atividade física nosso corpo libera vários hormônios entre eles a Serotonina e Dopamina.

Que são os famosos hormônios da felicidade, além disso, eles ajudam você a ficar mais satisfeito e contente. Logo, pode diminuir os sintomas da depressão.

Não se preocupe em qual exercício fazer, pode ser qualquer um por exemplo;

  • Andar de bicicleta;
  • caminhar;
  • Correr;
  • Ir na academia; o importante é praticar os exercícios não importa qual.

Outra coisa que pode te ajudar a amenizar esse problema é ouvir música, já sentiu uma sensação muito boa ao ouvir aquela musiquinha que você mais gosta?

Então, isso ocorre, pois, ao ouvir música nosso corpo libera os hormônios da felicidade. Portanto você vai ficar mais calmo e tranquilo, o mesmo acontece quando vamos nos exercitar.

Quer uma dica muito boa? Quando for praticar exercícios, coloque uma música que você mais gosta.

Te garanto que você vai se sentir muito bem.

Qual o tratamento para a depressão?

O tratamento da depressão é feito com ajuda de um psicólogo, ele vai avaliar qual a sua situação e dar algum diagnóstico.

Caso a sua depressão não seja tão severa, o médico vai te indicar fazer exercícios físicos e atividades que amenizem sua depressão.

Em alguns casos, o mesmo vai te recomendar ir 2 vezes na semana conversar. Assim com o passar das semanas ele vai ver se houve alguma melhora no seu estado.

Por outro lado, se o psicólogo perceber que seu transtorno é muito severo ele vai passar um antidepressivo para você tomar.

Esses medicamentos ajudam a controlar a química cerebral, aumentando a concentração dos hormônios dopamina e serotonina.

Fazendo com que diminua os sintomas da depressão, o que acaba deixando a vida da pessoa que sofre dessa doença mais alegre e leve.

Em casos raros, a vítima pode tentar superar esse transtorno sem ajuda de um profissional, mas eu não recomendo fazer.

Isso só pode ser feito se a depressão estiver no começo, pois no começo é mais fácil de se curar pelo fato de que a pessoa não tem pensamentos suicidas.

Apenas se sente muito desmotivada e triste. Nesse caso você pode optar por fazer coisas que te deixam feliz, mas se não houver mudança procure um psicólogo.

3 tipos de depressão

Sabia que não existe apenas um tipo de depressão? No total existem 4 tipos que a ciência sabe a existência. Veja a seguir 3 tipos de depressão.

Depressão severa

Esse tipo de depressão é o mais perigoso, Ele surge durante um ou vários acontecimentos ocorridos na infância ou juventude.

A vítima que sofre desse tipo de depressão possui mudanças alternadas de humor, podendo estar alegre de manhã e triste à tarde.

Além disso, essa pessoa pode ter crises depressivas que podem durar dias, meses e até anos. Deve-se procurar o tratamento mais rápido possível, pois nesses casos a pessoa tem pensamentos suicidas e pode acabar se matando.

Depressão distimia

A distimia e o tipo da depressão que é menos grave, afeta o humor e bem estar da pessoa que tem esse transtorno.

Diferente da depressão severa, a Distimia deixa a vítima sem motivação e propósito para fazer nada, mesmo não sendo tão grave e de extrema importância fazer o tratamento, pois com o passar do tempo a situação pode se agravar.

Depressão pós-parto

Já esse tipo de depressão ocorre logo após o trabalho de parto, esse transtorno acontece, pois, a vítima acha que não vai conseguir criar o bebe ou por pressão dos pais.

Pode acontecer nos três primeiros meses após o parto, mais em alguns casos dias depois.

Os sintomas são:

  • Rejeitar o bebe;
  • Querer se matar;
  • Perder a vontade de cuidar do filho;

As depressões podem ser facilmente confundidas, por isso fazer uma consulta a um psicólogo é essencial para saber qual depressão você tem.

Para assim, poder fazer o tratamento adequado.

Por fim, espero que esse artigo tenha te ajudado a entender mais sobre a depressão.

depressão

WhatsApp

Saiba mais:

Gostou desse artigo? 

Últimas Notícias
Categorias
ambulância qual valor

Ambulância qual valor?

Curitiba, 05 de agosto de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. Com certeza você concorda com a afirmação de que os serviços de ambulância são vitais

Leia mais »