7 Maneiras Incontestáveis como Ajudar um Dependente Químico

como ajudar um dependente químico

Curitiba, 12 de março de 2021, escrito por Gilson Rodrigues. Quando alguém próximo a você se torna um dependente químico, abusando de drogas ou de álcool, você deve estar pronto para ajudar, devendo estudar e pesquisar sobre o assunto para saber como ajudar um dependente químico.

Seu familiar não aceita ir para tratamento? fale com um especialista abaixo e saiba mais sobre internar contra a vontade?

7 Maneiras Incontestáveis para Ajudar um Dependente Químico

1 – Entendendo o  dependente químico e como ajudar

Antes de qualquer coisa, é preciso entender como funciona a dependência química. Como ajudar um dependente químico, dominado pelo vício em álcool ou drogas, você deve entender a natureza dessa dependência.

Nenhuma das explicações científicas sobre a dependência é completa. O uso de drogas pode estar relacionado ao campo biológico, fazendo com que o usuário preciso de seus estímulos fisicamente, mas também pode estar relacionado à dependência mental, que leva um dependente químico, teoricamente adicionado do vício, a ter recaído após muitos anos sem uso de drogas, voltando ao hábito em poucos dias depois de muita luta contra a dependência.

A dependência de drogas e álcool pode afetar qualquer pessoa, mesmo que não tenha predisposição genética para o alcoolismo, ou que tenha poucos riscos relacionados ao ambiente, ou ainda pessoas que sempre se diferenciam íntegras moralmente.

2 – Como ajudar um dependente químico: Ajude-se antes para depois ajudar 

Buscando entender o dependente químico, é necessário que você tenha controle sobre o seu próprio comportamento, buscando se relacionar com uma pessoa que, evidentemente, está com sérios problemas.

Se você tem alguém dependente químico, busque antes visitar grupos de apoio, como os Alcoólicos Anônimos ou Narcóticos Anônimos, visite um centro de reabilitação e converse com especialistas, procure informações com pessoas que entendam sua situação e possa dar as melhores diretrizes sobre como lidar com o dependente químico.

3 – Estabeleça limites para lidar com o dependente químico

Deixe bem claro ao dependente químico, seja seu amigo ou parente, que você não estará por perto quando ele estiver sob o efeito de drogas ou álcool, colocando um limite no relacionamento com ele. Muito embora seja uma situação bastante difícil, já que você está lidando diretamente com os sentimentos de uma pessoa, a sua ausência deve ser considerada como um protesto contra a situação, buscando alertar a pessoa para que tente se afastar das drogas.

4 – Não confronte o dependente químico

Não adianta criar uma situação de confronto, ameaçando internação involuntária ou arrumando-se com dependentes de drogas. O melhor que pode ser feito direto é ter uma conversa com o dependente, agindo de forma agradável, mostrando afetividade, tentando fazer com que o dependente entendido que deve se livrar do vício. Uma conversa bem franca mostra que você tem esperança na cura, deixando claro estar sempre disponível para prestar ajuda, desde que o dependente químico queira mudar.

5 – Atitudes a tomar com um dependente químico

Tome algumas atitudes concretas para lidar com um dependente químico, como por exemplo:

Não faça nada que a pessoa não possa ela mesma fazer;

Procure não socorrer um dependente químico de uma consequência natural de seus atos;

Não encubra os erros e não os salve de hipóteses embaraçosas;

Não forneça dinheiro quando ele estiver em situação de crise financeira;

Não tente, de forma alguma, forçar um dependente químico a evitar a droga;

Não se sinta culpado pela situação em que um dependente está.

Essas atitudes servem para que você possa controlar seus próprios sentimentos, buscando resolver ou problema de uma maneira isenta.

6 – Tratando os filhos dependentes químicos

Uma das hipóteses mais frequentes é um pai ou mãe descobrir que possuem  filhos dependentes de drogas. O sentimento mais comum é de tristeza e de infelicidade, principalmente quando o resíduo químico está prejudicando sua própria vida.

Sentir culpa não irá ajudar um dependente químico é necessário tomar atitudes concretas, como usar do amor e da preponderância natural para buscar uma clínica para dependentes químicos, conversar francamente com o filho que é dependente, estabelecer a realidade para o dependente e mostrar o mal que está fazendo em sua própria vida.

De qualquer forma, siga as recomendações já passadas, não assumindo qualquer sentimento de culpa com relação ao problema.

7 – Acompanhamento do dependente químico

Se o dependente químico estiver num centro de reabilitação, não deixe de acompanhar todo o processo de recuperação na clínica. Lembre-se de que muitos dependentes perderam a condição até mesmo de tomar atitudes próprias, agindo de forma negativa, e que precisam de apoio e compreensão para sua recuperação.

Lembre-se que o vício em álcool é uma doença genética, que pode surgir de forma inesperada na vida de uma pessoa, merecendo sério tratamento. Seguindo esses passos, certamente você estará prestando uma ajuda inestimável ao dependente químico, que poderá ver nenhum seu gesto uma possibilidade de retorno à vida normal.

Conte com a Brasil Emergências Médicas no resgate dependente químico!

Paciente não aceita ir para tratamento? Brasil Emergências Médicas trabalha de forma humanizada. Desse modo, nós buscamos minimizar os traumas de todas as partes. Além disso, tentamos agilizar os processos no trânsito de pacientes. Para isso é importante que seja feito uma escolha de uma clínica com valor, humanidade e que seja pouco invasiva.

Por fim é importante dizer que sempre que necessário conte com a Brasil Emergências Médicas para “resgate dependente químico , e qualquer um de nossos outros serviços. 

Saiba mais:

Gostou desse artigo? 

Gilson Rodrigues de Siqueira

Formado em enfermagem, pós graduado, palestrante em dependência química, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.