Quais são as principais doenças psiquiátricas? Saiba como tratar

doenças psiquiátricas

Curitiba, 8 de março de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. Doenças psiquiátricas: No Brasil, há datas em que se promove a conscientização de algumas doenças. Novembro azul, outubro rosa e até o setembro amarelo. Ou seja, isso demonstra uma preocupação não só com a saúde física, mas também com as condições mentais.

A verdade é que algumas pessoas ainda subestimam as doenças de ordem psiquiátrica, uma vez que ainda existem certas desinformações. Mas você sabia que as doenças psiquiátricas também podem levar um paciente a óbito?

E isso acontece porque, na grande maioria das vezes, não se dá a devida atenção para as doenças psiquiátricas. Por conta disso, a doença só tende a se agravar, até que chega um momento em que o paciente começar a flertar com a ideia do suicídio.

Mas a verdade é que, desde as doenças psiquiátricas mais graves até as mais comuns, todas merecem atenção. Afinal, quanto mais a pessoa negligencia o problema, maior ele tende a ficar. Então, é essencial que você obtenha mais informações a respeito desse assunto.

Inclusive, não se pode deixar de citar o fato de que as doenças psiquiátricas na pandemia aumentaram cerca de 25%, em especial a depressão e a ansiedade. Mas a verdade é que existem outras doenças psiquiátricas, as quais também devem ter o tratamento adequado.

Ademais, vale ressaltar que ter doenças psiquiátricas não é qualquer sinal de vergonha. Na verdade, essa é apenas uma característica da pessoa, a qual pode ser tratada. A grande maioria das pessoas que têm doenças de ordem psiquiátrica podem ter uma vida normal, como qualquer outra pessoa.

Por isso, se você quer saber mais sobre esse assunto, bem como as formas mais eficientes de tratar o problema, é só continuar nesse artigo. Então, sem mais delongas, vamos ao que importa!

O que são doenças psiquiátricas?

Você sabe o que são doenças psiquiátricas? Em suma, esse tipo de doença se caracteriza pelo fato de alterar algumas condições inatas ao ser humano, como o comprometimento das funções cognitivas, em especial.

Também chamadas de transtornos mentais, elas podem ter diversas causas, desde fatores genéticos até em decorrência de algum hábito ruim que o paciente manteve por muito tempo durante a sua vida, por exemplo.

As doenças psiquiátricas têm por conceito uma condição de anormalidade na ordem psíquica, mental ou cognitiva. Ademais, elas podem ou não ter alguma causa determinada. Fora isso, essas doenças podem provocar certas comorbidades em alguns órgãos do corpo.

E isso acontece por conta da redução da defesa imunológica. Entretanto, as doenças psiquiátricas também afetam a vida social, profissional e pessoal do paciente. As doenças psiquiátricas são hereditárias, mas há situações em que as causas são outras.

Às vezes, o distúrbio ocorre por conta de alguma alteração bioquímica da produção de neurotransmissores do cérebro ou por conta de algum problema hormonal também. E, para cada causa, existe um tratamento adequado.

No entanto, vale salientar que quem tem doenças psiquiátricas pode levar uma vida normal, como qualquer outra pessoa. Mas, para que isso se torne possível, deve-se manter uma constância nas consultas e fazer os devidos tratamentos que o médico indicar.

Quais são os tipos de doenças psiquiátricas?

Fato é que existem diversos tipos desse problema, as quais podem ser tanto doenças psiquiátricas graves quanto doenças psiquiátricas mais comuns, por exemplo. Mas, independente da categoria, a verdade é que todas elas devem ser tratadas.

No entanto, a fim de obter tratamento adequado o quanto antes, deve-se saber reconhecer os sintomas. Por isso, nos tópicos seguintes, iremos falar sobre os tipos mais comuns de doenças psiquiátricas e os seus respectivos sintomas.

Transtorno bipolar

Essa é uma das doenças psiquiátricas mais comuns. Em suma, nada mais é que um desequilíbrio, o qual provoca algumas oscilações no estado emocional da pessoa. Ou seja, é quando ela tem picos de sensações.

Ora está feliz, ora está triste, ora está eufórica e assim por diante. E, pelo fato de afetar o humor, tem uma relação muito próxima com a depressão, por exemplo. Ademais, dentre os principais sintomas, com certeza o mais comum é a instabilidade psicológica.

Ou seja, a alternância de um estado de euforia para o de desânimo. Ademais, pessoas que têm esse tipo de doença psiquiátrica possuem maior tendência a ser impulsivo, haja vista que não têm o mesmo controle sobre as emoções.

O transtorno bipolar é uma das doenças psiquiátricas que causam invalidez, mas isso também vai variar de acordo com o caso do paciente. A fim de constatar a invalidez, o indivíduo deve passar por uma série de exames.

Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)

Essa também é uma das doenças psiquiátricas que os brasileiros conhecem bastante, mas nem todos sabem quais são os seus sintomas. Ao falar desse problema, é normal que as pessoas associem ao hábito de executar tarefas de forma contínua.

De fato, isso acontece. O paciente com TOC detém comportamentos mais exagerados em relação a situações simples do dia a dia. Por conta disso, a grande parte adquire o hábito de mania de limpeza, tanto em relação a casa como hábitos de higiene pessoal.

No entanto, ainda que esse seja um dos sintomas mais conhecidos, ele não é o único. Alguns pacientes que têm TOC, adquirem o hábito de colecionar objetos ou de agir de maneira impulsiva mediante algumas situações.

Fora isso, de acordo com estudos mais recentes, o TOC vem sendo adicionado à categoria de doenças neuropsiquiátricas. E isso acontece porque há fortes evidências de que o TOC apresenta disfunção cerebral adjacente.

Somatização

Por definição, é o tipo de distúrbio psiquiátrico em que o paciente tende a apresentar várias queixas físicas. Sendo assim, o paciente insiste em sentir alguma dor em algum órgão ou em membros do corpo, por exemplo.

No entanto, trata-se de sensação em que não há nenhuma constatação médica, mesmo diante de exames. Ou seja, o paciente não apresenta qualquer tipo de alteração clínica que seja perceptível ou que indique, de fato, alguma dor.

Por conta disso, as pessoas que sofrem de somatização têm ansiedade em níveis mais elevados, além de apresentarem uma constante alteração de humor. Ademais, essa é uma das doenças psiquiátricas em que o paciente apresenta um comportamento impulsivo.

Doenças degenerativas

Às vezes, o paciente pode ser acometido por alguma das doenças neurológicas e psiquiátricas. Nesse caso, na grande maioria das vezes, o problema tende a ser degenerativo, isto é, tende a avançar com o passar do tempo.

Dois exemplos bem claros de doenças degenerativas são o Alzheimer e o Parkinson. E, ainda que tenham certa ligação com questão genética, pessoas fumantes ou que têm o hábito de beber também possuem mais predisposição a ter essa doença.

Tratamento doenças psiquiátricas

É bem provável que você esteja se perguntando se doenças psiquiátricas têm cura. No entanto, isso vai depender de qual tipo de doença estamos nos referindo. Algumas doenças psiquiátricas têm cura, outras, não.

Contudo, a verdade é que a grande parte das doenças psiquiátricas são crônicas e, por isso, necessitam de um acompanhamento médico constante. E, em algumas situações, o resgate psiquiátrico se faz necessário, em especial quando o paciente está em surto, por exemplo.

Nessas situações de resgate psiquiátrico, os familiares ou responsáveis podem indicar uma clínica, a fim de encaminhar o paciente até o local, a fim de receber o devido tratamento.

Saiba mais:

Gostou desse artigo? 

Gilson Rodrigues de Siqueira

Formado em enfermagem, pós graduado, palestrante em dependência química, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.