ambulância particular

Resgate dependente químico

Resgate dependente químico é solicitada devido o abuso de drogas, falando um pouco sobre a dependência química. É uma doença que traz inúmeras consequências não só ao paciente, mas também a todos os familiares e pessoas próximas à vítima, trazendo muita dor e sofrimento a todos os envolvidos.

O paciente dependente químico sofre de uma necessidade incontrolável de utilizar algum tipo de substância de forma compulsiva, sofrendo até distúrbios mentais, físicos e alterações no comportamento.

No longo prazo, as consequências da dependência química podem ser fatais e, por isso, muitos familiares procuram uma equipe de remoção para interná-lo e dar início ao tratamento.

Pensando nisso, você já ouviu falar em resgate dependente químico?

Quais as suas particularidades e como ele deve ser feito? A Brasil Emergências Médicas realiza esse procedimento em todo o Brasil, de forma ética e respeitosa, sempre considerando as necessidades específicas desses pacientes.

Apesar de pouco falado, a resgate dependente químico e pacientes psiquiátricos é um tema importante a ser discutido em nossa sociedade, uma vez que ela é capaz de salvar a vida de um ente querido que esteja nessa situação. Por isso, se você está passando por isso ou conhece alguém que esteja, acompanhe este artigo e tenha todas as informações necessárias para que sejam feitas remoções de dependentes químicos ou uma remoção psiquiátrica de forma segura e bem sucedida.

A resistência por parte do paciente ao tratamento traz ainda mais sofrimento aos envolvidos na situação, o que torna a remoção de dependentes químicos ainda mais delicada. Por isso, uma equipe capacitada e experiente é tão importante no procedimento. Para saber mais sobre o assunto, continue lendo o artigo!

O que é a dependência química e resgate dependente químico?

A Organização Mundial da Saúde (OMS), define dependência química como “estado psíquico e às vezes físico resultante da interação entre um organismo vivo e uma substância, caracterizado por modificações de comportamento e outras reações que sempre incluem o impulso a utilizar a substância de modo contínuo ou periódico com a finalidade de experimentar seus efeitos psíquicos e, algumas vezes, de evitar o desconforto da privação”.

A dependência química é fenômeno complexo que ocorre ao indivíduo e suas causas e etiologia não são tão simples de serem explicadas. Seu contexto está relacionado às variáveis entre meio ambiente, substância e indivíduo, levando o paciente ao estado de dependente. Como o paciente pode evoluir dentro dela, a dependência química é progressiva. Apesar de não ter cura, a doença pode ser tratada e controlada, e o paciente e familiares precisam sempre ter cuidado para não ocorrer uma recaída.

Resgate dependente químico?

Resgate dependente químico significa transportá-lo do local em que ele se encontra até a clínica ou instituição que receberá o tratamento adequado para recuperação do vício. A remoção deve ser feita de forma discreta e de acordo com as necessidades dos familiares. Ela é acompanhada de um enfermeiro e médico responsável pelo atendimento do paciente.

Como internar um dependente químico?

Sabendo se tratar de uma situação delicada, a Brasil Emergências Médicas faz o acolhimento dos familiares e o direcionamento do dependente químico para o tratamento. Como é comum os pacientes recusarem ao tratamento, a remoção psiquiátrica e de dependentes químicos pode ocorrer de duas formas:

Voluntária

Voluntária: o transporte do paciente é acompanhado por profissionais, socorristas e enfermeiros para a clínica.

Involuntária

é o mesmo procedimento do resgate voluntário, porém acontece quando o paciente discorda da necessidade do tratamento.

Independente de qual for o tipo de resgate dependente químico, a Brasil Emergências Médicas garante que ela seja realizada por uma equipe de profissionais preparada, especializada e capacitada, aptos para qualquer tipo de situação. Preservar o bem estar de nossos pacientes é uma prioridade ao realizar o transporte, portanto, conte com a gente para ajudar!

Por ser uma situação ainda mais crítica, a internação involuntária de pacientes psiquiátricos pode gerar mais dúvidas e inseguranças. Por isso, se você está vivendo um cenário como esse, saiba tudo sobre internamento involuntário a seguir:

Internação involuntária de dependentes químicos

A internação involuntária de paciente ocorre nos casos que ele necessita do tratamento, mas não o aceita. Para contratar a remoção involuntária, a família tem o apoio judicial, conforme prevista na Lei Federal (Nº 13.840 de 2019). Assim, é possível resgatar o paciente mesmo contra a sua vontade.

A internação involuntária é requerida por um familiar próximo, e que o médico, a partir da análise de um laudo especializado, determina que os familiares ou responsáveis podem solicitar a internação.

A Brasil Emergências Médica combina previamente com a família ou responsável o local e o horário para ser realizado o procedimento e conta com a presença constante de um enfermeiro e um auxiliar para intervir, caso o paciente resista ao tratamento.

Tudo é feito de maneira discreta para que a remoção seja feita sem transtornos e de forma pacífica, eliminando os riscos à equipe e ao paciente. Em seguida, o paciente é encaminhado até a instituição determinada para tratamento.

Mesmo que internação involuntária seja permitida, ela é realizada quando já se esgotaram as outras opções e possibilidades de atenção ao paciente químico.

Para que o médico formalize o pedido de internação contra a vontade do paciente, é preciso ser feita uma análise dos seguintes fatores:

– Padrão de uso da droga;
– Tipo de droga consumida;
– Confirmação da impossibilidade de aplicar outras alternativas terapêuticas presentes na rede de atenção à saúde.

 

Por se tratar de uma situação complexa, a internação involuntária é uma medida extrema. Quando ocorre a perda da autonomia do paciente, em que ele não é capaz de perceber o risco que apresenta para si e para outros, a internação involuntária acaba se tornando a única – e melhor, opção.

Portanto, conversar com o profissional médico responsável para uma análise da situação é essencial para definir a melhor estratégia para cada caso. Sinais de agressividade, abandono dos cuidados consigo mesmo, perda de peso acentuada e mentiras para justificar o comportamento são sinais de alerta para a família.

Por ser um assunto que ainda gera muitos debates, a internação involuntária acaba trazendo dúvidas e inseguranças para aqueles que não são especialistas no assunto. Por isso, é importante frisar que é um método seguro e eficaz, capaz de permitir ao dependente químico a interrupção do uso de entorpecentes e a retomada da sua vida com autonomia. O mais importante é a avaliação médica especializada para adequar a estratégia mais indicada a cada paciente em um momento específico.

Todos os métodos de tratamento e internação tem o objetivo de reabilitar o paciente que se encontra na situação de dependente químico, para que assim, possa viver em sociedade novamente e recuperar sua autonomia.

Quando o paciente já não mais distinguir se é ou não um risco para si e para sua família e recusa o tratamento, as consequências podem ser graves e fatais. São nessas situações que os familiares e responsáveis buscam a internação involuntária como um caminho mais seguro para que a pessoa consiga se reestruturar e retomar a própria vida sem a dependência de entorpecentes.

Você pode solicitar o pedido para a resgate dependente químico sempre em que o paciente apresenta risco para si e para os outros e não há chances do indivíduo se internar por vontade própria.

A Brasil Emergências Médicas realiza todo o processo de remoção de pacientes psiquiátricos e dependentes químicos de maneira segura, respeitosa e ética. Somos uma empresa idônea, que preza pelo conforto e satisfação de todos os nossos clientes, com profissionais experientes e capacitados para enfrentar todos os tipos de situação, trazendo mais tranquilidade aos familiares nesse momento tão delicado.

Realizamos todo o transporte até a clínica resignada com o acompanhamento do socorrista, enfermeiro, auxiliar e o médico responsável, quando necessário.

A Brasil Emergências Médicas também oferece o resgate descaracterizado, que consiste na técnica em os profissionais abordam o paciente sem os uniformes de trabalho, para que assim, evite algum tipo de comportamento agressivo e discrição no serviço. No caso de pacientes transtornados devido ao uso de drogas entorpecentes, pode ser necessário o uso de medicação para realizar transporte até a clínica de tratamento.

Apesar de parecida com a internação involuntária, a internação compulsória envolve intervenção judicial, com participação de um Oficial de Justiça e Polícia Militar. Também conta com a presença de um enfermeiro, um auxiliar e socorrista durante todo o transporte.

Conforme a Lei Federal (Nº 13.840 de 2019) é possível fazer o uso desse tipo de intervenção: parentes de primeiro grau, como filhos, irmãos, pai e mãe que poderão solicitar através da notificação do Ministério público sobre a internação e os motivos pelos quais devem proceder com essa intervenção. Esse processo tem o objetivo de evitar a possibilidade do uso de cárcere privado.

Com essa atitude da remoção para usuários de drogas é possível trazer para o indivíduo e para a família, uma conscientização maior do problema. A aceitação começa a ser mais bem compreendida por todos e facilita muito o processo de reabilitação.

Quando realizada de maneira correta e com todos os recursos necessários, as chances de conseguir sucesso durante o tratamento é grande, tornando bem mais fácil para todos. Por isso, sempre que possível informe-se sobre a remoção para usuários de drogas e procure de alguma forma pela intervenção, para o bem do dependente químico e da família.

O procedimento feito pela equipe de resgate do paciente psiquiátrico ou dependente químico é bem simples, uma vez que feito por profissionais de excelência e com experiência nesse tipo de situação. Ao chegar no local da remoção, no lugar e horário previamente combinado com os familiares, ela é feita de modo que não fira nenhum princípio e direito humano do paciente.

Na abordagem do paciente, antes de utilizar a força física, a equipe segura os braços do paciente e o coloca sentado para realizar uma conversa e uma conscientização da internação. Apesar de muitos familiares acreditarem que o paciente irá reagir, o uso de força para realizar o resgate é menos comum do que se imagina. Isso porque os pacientes percebem que estão lidando com profissionais íntegros e que estão dispostos a levá-lo de uma forma profissional para o tratamento, mesmo que contra a sua vontade.

As experiências e os bons resultados adquiridos ao longo dos anos mostram que agir com respeito e tratar o paciente de forma ética, faz com ele nos trate de volta da mesma forma, se tornando uma postura muito mais eficaz e satisfatória. A remoção de pacientes psiquiátricos e dependentes químicos é sempre feita por profissionais treinados e capacitados para lidar com esse tipo de situação, mesmo que seja necessário, em alguns casos, a administração de algum medicamento.

As ambulâncias utilizadas nas remoções de pacientes psiquiátricos também contam com toda estrutura e equipamentos necessários para o transporte de pacientes. Com veículos novos e totalmente equipados caso ocorra a necessidade de algum procedimento ou intervenção durante o resgate.

Por fim, solicitar a remoção de dependente químico nunca é uma tarefa fácil, ainda mais se tratando de uma internação involuntária.

Todavia, apesar de difícil, pode ser a única opção possível para salvar o paciente e oferecer a recuperação que ele precisa, para que assim, a pessoa que você ama tenha uma nova chance.

Se você precisa de suporte e de uma equipe especializada em resgate dependente químico, pronta para acolher os familiares e o paciente, trazendo conforto e segurança no resgate de dependentes químicos, a Brasil Emergências Médica está pronta para ajudá-los.

Saiba mais:

Somos uma empresa com 15 anos de experiência salvando vidas!

Possuímos inúmeros pacientes atendidos, nos diversos lugares. Confira o depoimento de quem utilizou nossos serviços:

Entre em contato conosco agora mesmo para saber mais sobre os nossos serviços e atendimentos, ou faça um orçamento sem compromisso.

Nós prezamos pelo bem-estar de todos os envolvidos nessa situação delicada e estamos prontos para atendê-los de maneira íntegra e de acordo com as suas necessidades!

Leia mais

ambulâncias particulares

Remoção de Dependente Químico

Uma decisão difícil, mas importante nessa situação.

Ambulância para
Eventos

Contrate o serviço de ambulância para eventos e fique dentro da lei.

Ambulância 24 horas em Curitiba

Equipe especializada, pronta para seu atendimento.

Área protegida para Empresas

Sua empresa com mais credibilidade e segurança!