O procedimento feito pela equipe de resgate do paciente psiquiátrico ou dependente químico é bem simples, uma vez que feito por profissionais de excelência e com experiência nesse tipo de situação. Ao chegar no local da remoção, no lugar e horário previamente combinado com os familiares, ela é feita de modo que não fira nenhum princípio e direito humano do paciente.
Na abordagem do paciente, antes de utilizar a força física, a equipe segura os braços do paciente e o coloca sentado para realizar uma conversa e uma conscientização da internação. Apesar de muitos familiares acreditarem que o paciente irá reagir, o uso de força para realizar o resgate é menos comum do que se imagina. Isso porque os pacientes percebem que estão lidando com profissionais íntegros e que estão dispostos a levá-lo de uma forma profissional para o tratamento, mesmo que contra a sua vontade.
As experiências e os bons resultados adquiridos ao longo dos anos mostram que agir com respeito e tratar o paciente de forma ética, faz com ele nos trate de volta da mesma forma, se tornando uma postura muito mais eficaz e satisfatória. A remoção de pacientes psiquiátricos e dependentes químicos é sempre feita por profissionais treinados e capacitados para lidar com esse tipo de situação, mesmo que seja necessário, em alguns casos, a administração de algum medicamento.
As ambulâncias utilizadas nas remoções de pacientes psiquiátricos também contam com toda estrutura e equipamentos necessários para o transporte de pacientes. Com veículos novos e totalmente equipados caso ocorra a necessidade de algum procedimento ou intervenção durante o resgate.