COMO CHAMAR UMA AMBULÂNCIA? atendimento 24 horas
Curitiba, 13 de setembro de 2021, escrito por Gilson Rodrigues. Talvez você nunca tenha parado para pensar como chamar uma ambulância em momento de emergência até precisar de fato. Apesar de parecer simples, no momento de estresse e ansiedade pode parecer mais difícil do que parece. Por exemplo, você sabe como chamar uma ambulância?
Essa informação pode passar batida, mas já a saber pode economizar tempo e agilizar o atendimento à vítima. Mas não se preocupe, a Brasil Emergências Médicas vai ajudar você!
Sumário
Como chamar uma ambulância?
Antes de mais nada, é preciso saber qual é o número para chamar ambulância. Nessas situações de urgência e emergência você pode ligar para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), cujo número é 192. O SAMU é um serviço público e gratuito, portanto, possui uma alta demanda e muitas vezes seu atendimento pode demorar por não conseguir atender a todas as chamadas. Dessa forma, uma outra alternativa é chamar uma ambulância particular em uma empresa de confiança
10 passos para chamar uma ambulância
A ambulância encaminhada ao local, assim como a equipe, para realizar o atendimento ao paciente pode variar de acordo com a gravidade da situação. Veja a seguir o passo a passo de como solicitar o serviço de ambulância à para situações de emergência ou urgência:
1 – Verifique a urgência da situação
A primeira dica é certificar-se que o paciente realmente precisa de atendimento e suporte imediato. Caso tenha ocorrido algum grande trauma ou o indivíduo esteja em risco de vida, entre em contato com o serviço de ambulância.
2 – Ligue para o serviço de urgência
Muitas pessoas só percebem que não sabem qual é o número para chamar ambulância no momento de necessidade. Se você precisa de uma ambulância para transporte do paciente ou atendimento pré-hospitalar, ligue para o número do SAMU, 192. Para evitar possíveis demoras no atendimento e encaminhamento da ambulância, você também pode ligar para Brasil Emergências Médicas, empresa especializada em aluguel de ambulância particulares e atendimento de urgência e emergência.
3 – Informe os principais dados em relação ao estado da vítima
Ao ser atendida, informe em detalhes as principais informações e responda as perguntas feitas pela pessoa que o atendeu de forma assertiva e sucinta. Deixe claro qual o verdadeiro estado de saúde do paciente, quais os sintomas, aspecto da pele, se está consciente e etc. A intenção neste momento é entender a urgência do atendimento.
4 – Informe seu endereço
O atendente irá lhe perguntar o endereço do local para que seja feito o encaminhamento da ambulância de forma rápida. Informe seu endereço completo e exato, de preferência dê também referências perto do local para facilitar e acelerar a chegada.
5 – Dê seu número de telefone ao atendente
Deixar o seu número com o atendente pode ajudar em caso de necessidade de retorno. Se alguma informação for pedida ou seja necessário mais informações sobre o paciente ou o local, além de ser um protocolo para evitar trotes.
6 – Descreva a natureza da emergência
A chamada é transferida a um profissional da saúde. Esteja, na medida do possível, calmo e informe a natureza da emergência, ou seja, o motivo da sua ligação. Diga ao atendente como ocorreu o acidente ou a emergência médica. Indique também, caso saiba, do histórico de doença ou algum medicamento em uso pelo paciente.
7 – Informe o sexo e a idade do paciente
Ainda sobre as informações do paciente, informe a idade aproximada e sexo.
8 – Siga as orientações do atendente
Já ao telefone, o atendente irá indicar orientações a serem feitas até a chegada da ambulância para ajudar e realizar o suporte a vítima. Siga exatamente o que o atendente falar e não o que você acha que seja certo e mantenha o paciente seguro.
9 – Não se desespere enquanto a ambulância não chega ao local
Tente manter a calma e jamais se desespere até a chegada da ambulância. Realize as orientações fornecidas e espere a chegada da ambulância já a caminho.
10 – Esteja atento a vítima
Fique sempre atento ao paciente e se o seu quadro está piorando. Não o deixe sozinho em momento algum.
Após o atendimento pelo telefone, será encaminhado imediatamente ao local uma ambulância particular com todo o suporte e equipamentos necessários para estabilizar o paciente e, caso necessário, encaminhá-lo ao hospital mais próximo.
Na hora do aperto: é melhor chamar um Uber ou uma ambulância?
Apesar de parecer óbvio, muitas pessoas na hora do desespero acabam chamando um carro por aplicativo para irem ao hospital ao invés da ambulância. Isso pode acontecer nos casos em que a pessoa não sabe qual é o número para chamar uma ambulância e pela facilidade do aplicativo. Entretanto, não é a melhor escolha.
Mesmo que talvez o carro de aplicativo chegue antes a você, por já está mais próximo na hora da chamada, nos casos em que a necessidade de atendimento pré-hospitalar e estabilização do paciente ainda no local, obviamente não será feito, o que pode aumentar as chances de sequelas ou piora do estado de saúde.
Outra vantagem oferecida pelo serviço de ambulância é a velocidade com que ela chega ao hospital, devido a sua preferência em relação aos outros veículos. Os carros de aplicativo estão sujeitos a trânsito, o que pode ser extremamente prejudicial ao paciente.
Muitas vezes, o já saturado serviço de ambulância gratuito oferecido pelo SAMU, pode demorar um pouco mais para realizar o atendimento, o que leva a pessoa a chamar um carro de aplicativo. Todavia, a melhor opção é solicitar o serviço de ambulância particular de empresas especializadas. Dessa forma, você garante um atendimento rápido, imediato, eficiente e de qualidade, por profissionais capacitados e veículos novos e devidamente equipados.
Como chamar uma ambulância
Em que situações deve-se chamar o serviço de ambulância?
As situações de urgência e emergência apresentam risco de vida ao paciente, portanto, o serviço de atendimento móvel busca chegar ao local no menor tempo possível. Veja algumas situações de urgência ou emergência em que você ligar para o serviço de ambulância:
- Afogamentos e engasgo;
- Falta de ar intensa;
- Intoxicação ou queimaduras graves;
- Trabalhos de parto em que haja risco de morte para a mãe e para o feto;
- Tentativas de suicídio;
- Acidentes / traumatismo craniano;
- Choque elétrico;
- Na ocorrência de maus tratos;
- Crises hipertensivas; dores no peito de aparecimento súbito;
- Acidentes com produtos perigosos;
- Urgências psiquiátricas;
- Suspeita de Infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns);
- Vítima inconsciente;
- Agressão por arma de fogo ou arma branca;
- Soterramento, Desabamento;
- Crises Convulsivas;
- Na transferência inter-hospitalar de doentes graves;
- Em casos de intoxicação exógena ou envenenamento;
- Outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.
Como agir até a chegada da ambulância?
Muitas pessoas ficam nervosas em situações de urgência e emergência por se tratarem de situações complexas e desafiadoras. Todavia, é preciso ter em mente que situações deste tipo podem acontecer a todos nós e saber o que fazer logo em seguida é fundamental.
O primeiro passo é focar em salvar a vida da pessoa, portanto tente não se desesperar. Outro ponto importante é não agir como você imagina ser o adequado, pois pode acabar piorando o quadro. Se você não tem nenhum treinamento em primeiros socorros ou conhecimento técnico necessário, procure imediatamente este atendimento chamando um serviço de ambulância particular.
Ligue para a Central de Atendimento Médico e já ao telefone você será instruída por profissionais capacitados sobre as primeiras medidas a serem feitas até a ambulância chegar com os equipamentos e equipe de saúde para realizar o atendimento pré-hospitalar e estabilização da vítima.
Siga o passo a passo descrito acima para chamar uma ambulância, descrevendo com detalhes ao atendente o ocorrido, o estado da vítima, os sintomas que ela apresenta e o local em que se encontra. De preferência, dê alguma referência para que a ambulância chegue ainda mais rapidamente.
Lembre-se que a Brasil Emergências Médicas oferece atendimento 24 horas por dia, então, independente da hora do ocorrido, entre em contato conosco para solicitar uma ambulância particular e atendimento pré-hospitalar técnico especializado.
Existem situações em que não há a necessidade de um atendimento de emergência. Nesses casos, você pode recorrer aos carros de aplicativo para transporte ao hospital. Veja alguns deles:
- Cólicas renais;
- Febre prolongada;
- Trocas de sonda;
- Corte com pouco sangramento,
- Entorses;
- Dores crônicas;
- Vômito e diarreia;
- Dor de dente;
- Levar pacientes para consulta médica ou para realizar exames que não precisam de remoção;
- Todas as demais situações onde não se caracterize urgência ou emergência médica.
Qual é o número da ambulância?
Brasil Emergências Médicas: Com mais de 15 anos de experiência, nós contamos com uma frota de ambulâncias novas e equipadas com alta tecnologia. Nossos profissionais são altamente capacitados e preparados para todos os tipos de atendimentos de urgência e emergência, sempre buscando a melhor abordagem para cada paciente.
Garantimos eficiência e agilidade em nossos atendimentos, oferecendo segurança, conforto e bem-estar a todos os envolvidos.
Se você tem interesse em contratar um serviço de ambulância particular, entre em contato conosco agora mesmo e faça um orçamento. Realizamos a contratação de forma simples e fácil, para melhor atendê-los.
Garantimos um atendimento ágil, rápido e seguro.
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