Os diferentes tipos de ambulância

Curitiba, 16 de setembro de 2021, escrito por Gilson Rodrigues. Muito se engana quem acha que as ambulâncias são apenas para aqueles atendimentos urgentes ou em acidentes de trânsito. O serviço de atendimento com ambulância abrange diversos tipos de situações e, por isso, existem diferentes tipos de ambulância, indicados de acordo com a complexidade do caso.

Precisando de uma ambulância?

WhatsApp

Ambulâncias urgentes Brasil Emergências Médicas

Confira neste artigo tudo o que você precisa saber sobre os diferentes tipos de ambulâncias, como cada uma é equipada e para qual atendimento são indicados. Além disso, no site da Brasil Emergências Médicas você encontra tudo que precisa saber sobre ambulância particular e atendimentos urgentes!

Ambulância para atendimentos urgentes

As ambulâncias utilizadas para situações de urgência e emergência podem variar de acordo com a complexidade do caso e necessidade de atendimento no local ou não. O ideal para saber a urgência do caso é ligar para uma Central Médica de Atendimento e falar diretamente com um atendente.

Conheça os diferentes tipos de ambulância

Cada situação exige determinados tipos de ambulâncias, capazes de oferecer o cuidado e atendimento necessário ao paciente. A portaria 2048/02 classifica as ambulâncias de A a F e quais as suas indicações.

Veja abaixo sobre mais detalhes sobre cada uma delas:

Estamos online para te ajudar! Fale com nosso especialista:

Veja nossas avaliações

Diana Vilarinho
Diana Vilarinho
18. Julho, 2022.
Verificada
Excelente, prestativos, atenciosos , tratamento muito bom. Nota 10. Utilizei o serviço de remoção para consulta. Muito bom.
Maria L Diniz
Maria L Diniz
16. Julho, 2022.
Verificada
Um excelente atendimento! 🙏💜
Daiane Rosolen
Daiane Rosolen
8. Julho, 2022.
Verificada
Atendimento top! Sr. Gilson muito prestativo e super atencioso no atendimento telefônico. Eu agradeço pela gentileza. Coisa rara hoje em dia.
Carolina Luhm Crivellaro
Carolina Luhm Crivellaro
4. Julho, 2022.
Verificada
Excelente atendimento pela equipe.
Ozana Storck
Ozana Storck
21. Junho, 2022.
Verificada
Serviço de excelência
Rosa Pelizari
Rosa Pelizari
1. Junho, 2022.
Verificada
Realizei alguns exames com a Brasil e fui muito bem atendida. Os profissionais são pontuais, educados e qualificados. Obrigado pelo ótimo atendimento.
Izabel Martins Campos
Izabel Martins Campos
23. Maio, 2022.
Verificada
Valmir Mendes
Valmir Mendes
5. Maio, 2022.
Verificada
Maria Mendes
Maria Mendes
5. Maio, 2022.
Verificada
Rosimeire Ribeiro
Rosimeire Ribeiro
5. Maio, 2022.
Verificada

WhatsApp

1. Ambulância tipo A

A ambulância do tipo A é usada para o deslocamento de pacientes que não apresentam alto risco de vida, remoções simples e de caráter eletivo. Por não apresentar necessidades elevadas, este tipo de veículo conta com itens básicos, como sinalizador acústico e ótico, maca com rodas, cilindro de oxigênio, suporte para soro, glicosímetro, maleta de materiais e alguns medicamentos. A tripulação que acompanha o atendimento é composta pelo motorista socorrista e enfermeiro ou técnico de enfermagem.

A ambulância particular de suporte básico pode ser solicitada para as seguintes situações:
● Efetivação de consultas e exames;
● Clínicas;
● Inter-hospitalar;
● Retorno para residência depois de uma alta hospitalar;
● Outros.

2. Ambulância tipo B

Esse tipo de ambulância é ideal para aqueles pacientes que estão em risco de vida, mas não necessitam de atendimento no local. A tripulação que a acompanha também é composta por um enfermeiro ou técnico de enfermagem e motorista socorrista. Os itens encontrados nas ambulâncias tipo B, são:

● Sinalizador ótico e acústico;
● Suporte para soro, maca articulada com rodas;
● Colete cervical;
● Instalação para rede de oxigênio com cilindro;
● Umidificador de oxigênio;
● Kit para parto;
● Maleta de primeiros socorros com estetoscópio, luvas descartáveis, tesouras, entre outros;
● Ressuscitador manual;
● Rádio para comunicação.

3. Ambulância tipo C

A ambulância tipo C é o veículo ideal para resgate e atendimento de vítimas de acidentes. Por necessitarem de realizar o atendimento no próprio local, a tripulação é composta pelo motorista socorrista e dois militares com capacitação para salvamento e suporte básico à vida. Além do sinalizador ótico e acústico, suporte para soro, maca articulada com rodas e instalação para rede de oxigênio com cilindro, citados no item anterior, é obrigatório nesse tipo de ambulância:

● Prancha longa para deixar a coluna imobilizada;
● Colete imobilizador ou prancha curta;
● Suporte para soro, maca articulada com rodas;
● Máscaras, óculos e aventais de proteção;
● Rede de oxigênio da ambulância B;
● Instalação para rede de oxigênio com cilindro;
● Kit para parto da ambulância B;
● Material de salvamento com: moto abrasivo, martelete pneumático, máscara autônoma, almofadas pneumáticas, bola tipo life-bolt, ferramentas auxiliares para desencarceramento;
● Sinalizador ótico e acústico;
● Maleta de primeiros socorros da ambulância B incrementada com: bandagens para queimaduras e machucados grandes, frascos de soro fisiológico e mini lanterna;
● Lanterna de mão,
● Extintor de pó químico, capacetes, cordas, luvas isolantes e tesouras hidráulicas;
● Torre de sinalização traseira.

4. Ambulância tipo D

Ambulância destinada para pacientes com alto risco de vida, ou seja, com suporte avançado à vida. A tripulação mínima é acompanhada por um motorista socorrista, um médico e um enfermeiro. Pela necessidade de maior suporte ao paciente e possíveis intervenções ao longo do trajeto, a ambulância tipo D, além de todos os itens citados acima, conta com:

● Itens básicos para a equipe médica: óculos, máscaras e aventais; cobertor ou filme metálico para conservação de calor do corpo;
● Radiocomunicação;
● Almotolias com antisséptico; colares cervicais de diversos tamanhos;
● Medicamentos necessários para socorro com urgência;
● Campo cirúrgico fenestrado;
● Um kit com: cânulas endotraqueais de vários tamanhos, cateteres de aspiração, adaptadores para cânulas, cateteres nasais tipo óculos, seringa de 20 ml para sonda dobbhoff;
● Pares de luvas de procedimentos, máscara para resucitador adulto e infantil, frasco de geleia de lidocaína;
● Ressuscitador manual (crianças e adultos), sondas para aspiração traqueal de vários tamanhos.

Vale lembrar que a ambulância tipo D também é utilizada para o transporte de recém-nascidos de até 28 dias, chamada de remoção neonatal. Nessa situação, a ambulância também conta com uma incubadora para o transporte de bebês, controle de temperatura e cilindros de oxigênio. Ela é capaz de garantir todo o suporte necessário para que o bebê chegue ao hospital de forma segura e confortável.

5. Ambulância tipo E

A ambulância tipo E corresponde a aeronave de transporte médico. Ela é utilizada para o transporte de pacientes inter-hospitalar e atendimento de resgate. É dotada de equipamentos médicos homologados pelo DAC – Departamento de Aviação Civil. A tripulação é composta por um piloto, médico e enfermeiro.

6. Ambulância tipo F

Por fim, temos a embarcação de transporte médico, que corresponde a um veículo motorizado aquaviário. Este tipo de ambulância é destinado ao transporte marítimo ou fluvial e deve constar em seu interior todos itens necessários para atendimento do paciente de acordo com seu estado de saúde. A tripulação de atendimento para suporte básico à vida é composta por um técnico em enfermagem e um condutor. Já quando há a necessidade de suporte avançado para embarcação de transporte médico, ela é composta por um médico, enfermeiro e condutor.

WhatsApp

Os principais equipamento de uma UTI móvel

Uma ambulância de UTI móvel, por se tratar de uma situação complexa em que o paciente apresenta alto risco de vida, precisa contar com todos os equipamentos capazes de oferecer o suporte para estabilização do estado de saúde e possíveis intervenções ao longo do trajeto. Garantir a segurança e a estrutura completa para manutenção da vida do paciente até a chegada ao hospital é primordial.

Por isso, é muito importante ter critério na escolha ao contratar uma ambulância UTI, garantindo as tecnologias completas e corretas. Além de todos os equipamentos obrigatório citados anteriormente, separamos mais alguns que tem papel fundamental na manutenção da vida e atendimento para que você possa conhecer melhor sobre cada um deles:

1. Eletrocardiógrafos

Como o nome indica, o eletrocardiógrafo (ECG) é um aparelho que realiza uma avaliação cardiológica. A partir da atividade elétrica do coração, ele identifica os seus batimentos, o que permite o diagnóstico de uma série de problemas, como:
● arritmias;
● desvios de eixo cardíaco;
● isquemia aguda do miocárdio;
● fibrilação ventricular;
● taquicardia ventricular;
● bradicardia acentuada;
infarto agudo do miocárdio, entre outros.

É importante contar com tecnologias que ofereçam, além de uma análise confiável, telas de alta resolução e praticidade no transporte do equipamento.

2. Ventilador pulmonar

A Brasil Emergências Médicas trabalha com o moderno ventilador pulmonar OxyMag. O ventilador pulmonar é um dos principais equipamentos de UTI, visto que a sua função é garantir uma ventilação artificial e promover suporte ventilatório temporário a pacientes que não conseguem respirar normalmente.

3. Oxímetro

Por meio de um contato com o dedo, pulso ou lóbulo da orelha, o oxímetro mede a quantidade de oxigênio presente no sangue de um paciente. Para isso, ele se baseia na frequência cardíaca e na própria concentração de oxigênio nas artérias, com a ajuda de um sensor luminoso.

Ainda é possível usá-lo para medir outros sinais vitais, como frequência respiratória e cardíaca — por isso a sua importância. O ideal, então, é escolher um oxímetro portátil, que suporte medições rápidas e precisas, tenha uma exibição clara e seja fácil de operar. E aqui, também, é importante que o aparelho seja adequado para pacientes adultos, pediátricos e neonatais.

4. Monitor multiparamétrico

O monitor multiparamétrico faz a leitura dos sinais vitais do paciente, mostrando a sua condição atual de saúde. Ele aponta o ritmo dos batimentos cardíacos, além de fazer o controle da queda de saturação do oxigênio e de alterações na pressão arterial.

5. Desfibrilador

O desfibrilador faz um disparo de uma carga elétrica sobre o coração do paciente que está com arritmia cardíaca ou em parada cardiorrespiratória. É, portanto, um equipamento indispensável para salvar vidas no hospital.

Como posso me certificar que a ambulância particular tem os melhores equipamentos para a remoção?

Bom, o primeiro passo é contar com boas empresas de ambulância particular e de confiança. Por se tratarem de veículos completos e equipamentos que exigem alto investimento, é fundamental que você garanta a contratação de uma ambulância particular de qualidade, com poucos riscos de falha e tecnologia avançada. Caso contrário, você pode acabar comprometendo a vida do paciente. Por isso, desconfie de remoções ou atendimentos de urgência muito baratos e muito abaixo do mercado e evite decepções e insatisfação quanto ao serviço prestado.

ambulancia

Busque por empresas consolidadas e com nome no mercado, que já tenham anos de trabalho e procurem sempre se manter atualizados quanto aos equipamentos, veículos e tendências da área.

Uma dica para que você possa se certificar de estar tomando uma boa decisão é pedir à empresa os documentos oficiais e registros, além de pesquisá-las em ferramentas como Google Meu Negócio e ver os comentários em redes sociais e avaliações.

Se você está a procura de uma empresa de confiança para aluguel ambulância, conheça a Brasil Emergências Médicas e fique por dentro dos nossos serviços.

Quais os tipos de veículos utilizados como ambulâncias?

Sem dúvidas, os furgões são os mais conhecidos e os mais utilizados para atendimentos urgentes e remoções. Entretanto, você sabia que há diversos outros veículos que podem ser utilizados com a finalidade de atendimento e suporte à vida de pacientes? Veja alguns deles a seguir:

1. Furgão – modelo típico de ambulância, é composto por uma carroçaria do tipo furgão, na maioria das vezes assente num chassi standard.

2. Carro – usados principalmente como veículos de socorro médico, transportando apenas a equipamento necessário e o equipamento de socorro.

3. Motocicleta – por apresentarem uma facilidade maior e rapidez no deslocamento, as motocicletas são utilizadas, em algumas áreas urbanas como veículos de socorro médico.

4. Carro de Golf – é utilizado em determinados eventos, em grande parte desportivos, como veículo de socorro médico e para transporte de pacientes em maca;

5. Helicóptero – quando a vítima se encontra em locais inacessíveis ou em casos em é necessário rapidez no transporte.

6. Avião – usado tanto para a prestação de cuidados médicos em locais vastos e remotos ou para o transporte de pacientes através de longas distâncias;

7. Barco – usado como ambulância em ilhas ou outros locais acessíveis por água para atendimento médico e transporte.

Os símbolos encontrados nas ambulâncias

O símbolo que representa e identifica o Pré-hospitalar é a estrela da vida, também conhecido como o símbolo internacional da Paramedicina e dos Técnicos em Emergências Médicas, reconhecido pela serpente e o bastão. Além disso, conta-se com o escapulário com o símbolo da medicina no interior e o símbolo da Cruz Vermelha do Brasil.

Ambulância para urgências e emergências

A Brasil Emergências Médicas conta com uma frota de ambulâncias modernas, equipadas com tecnologia de ponta e de acordo com legislação estabelecida para transporte em ambulância particular. Todas possuem ar-condicionado e alto padrão de segurança, tudo para garantir o bem-estar de todos os pacientes. Se você precisa de uma ambulância urgente ou de qualquer outro tipo de serviço, conte conosco! Estamos prontos para atendê-los.

Garantimos um atendimento ágil, rápido e seguro.

Faça um orçamento agora mesmo. A contratação é feita de forma rápida e descomplicada.

Brasil Emergências Médicas empresa especializada e qualificada comambulância em Curitiba

ambulancia

WhatsApp

Saiba mais:

Gostou desse artigo? 

Últimas Notícias
Categorias
ambulância qual valor

Ambulância qual valor?

Curitiba, 05 de agosto de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. Com certeza você concorda com a afirmação de que os serviços de ambulância são vitais

Leia mais »