Ambulância tipo A: Saiba tudo

Os profissionais que conduzem ambulâncias tipo A, sem dúvidas, enfrentam diversos desafios. Todavia, essa profissão capaz de salvar vidas é muito importante para o sucesso do atendimento e chegada em segurança ao destino final.

A Brasil Emergências Médicas separou neste artigo algumas informações sobre os profissionais que conduzem ambulâncias tipo A. Além disso, em nosso site você encontra tudo sobre ambulância particular.

Precisando de uma ambulância básica ou avançada para você ou seu familiar?

Entre em contato conosco pelo WhatsApp (41) 99909-2580 ou e-mail disponível no site.

Clique aqui e fale com um especialista ambulância 24 horas

Ambulância tipo A

A ambulâncias tipo A é destinada exclusivamente para o transporte de pacientes que não apresentam risco de morte, utilizada para remoção simples e de caráter eletivo. Além disso, neste caso, a tripulação mínima é um motorista e um técnico de enfermagem.

Os equipamentos mínimos obrigatórios neste tipo de veículo são:
● Sinalizador óptico e acústico;
● equipamento de radiocomunicação em contato permanente com a central reguladora;
● maca com rodas;
● suporte para soro;
● oxigênio medicinal.

Ambulância tipo B

Esse tipo de ambulância é ideal para aqueles pacientes que estão em risco de vida, mas não necessitam de atendimento no local. A tripulação que a acompanha também é composta por um enfermeiro ou técnico de enfermagem e motorista socorrista. Os itens encontrados nas ambulâncias tipo B, são:

● Sinalizador ótico e acústico;
● Suporte para soro, maca articulada com rodas;
● Colete cervical;
● Instalação para rede de oxigênio com cilindro;
● Umidificador de oxigênio;
● Kit para parto;
● Maleta de primeiros socorros com estetoscópio, luvas descartáveis, tesouras, entre outros;
● Ressuscitador manual;
● Rádio para comunicação.

Ambulância tipo C

A ambulância tipo C é o veículo ideal para resgate e atendimento de vítimas de acidentes. Por necessitarem de realizar o atendimento no próprio local, a tripulação é composta pelo motorista socorrista e dois militares com capacitação para salvamento e suporte básico à vida. Além do sinalizador ótico e acústico, suporte para soro, maca articulada com rodas e instalação para rede de oxigênio com cilindro, citados no item anterior, é obrigatório nesse tipo de ambulância:

● Prancha longa para deixar a coluna imobilizada;
● Colete imobilizador ou prancha curta;
● Suporte para soro, maca articulada com rodas;
● Máscaras, óculos e aventais de proteção;
● Rede de oxigênio da ambulância B;
● Instalação para rede de oxigênio com cilindro;
● Kit para parto da ambulância B;
● Material de salvamento com: moto abrasivo, martelete pneumático, máscara autônoma, almofadas pneumáticas, bola tipo life-bolt, ferramentas auxiliares para desencarceramento;
● Sinalizador ótico e acústico;
● Maleta de primeiros socorros da ambulância B incrementada com: bandagens para queimaduras e machucados grandes, frascos de soro fisiológico e mini lanterna;
● Lanterna de mão,
● Extintor de pó químico, capacetes, cordas, luvas isolantes e tesouras hidráulicas;
● Torre de sinalização traseira.

Ambulância tipo D

Ambulância destinada para pacientes com alto risco de vida, ou seja, com suporte avançado à vida. A tripulação mínima é acompanhada por um motorista socorrista, um médico e um enfermeiro. Pela necessidade de maior suporte ao paciente e possíveis intervenções ao longo do trajeto, a ambulância tipo D, além de todos os itens citados acima, conta com:

● Itens básicos para a equipe médica: óculos, máscaras e aventais; cobertor ou filme metálico para conservação de calor do corpo;
● Radiocomunicação;
● Almotolias com antisséptico; colares cervicais de diversos tamanhos;
● Medicamentos necessários para socorro com urgência;
● Campo cirúrgico fenestrado;
● Um kit com: cânulas endotraqueais de vários tamanhos, cateteres de aspiração, adaptadores para cânulas, cateteres nasais tipo óculos, seringa de 20 ml para sonda dobbhoff;
● Pares de luvas de procedimentos, máscara para resucitador adulto e infantil, frasco de geleia de lidocaína;
● Ressuscitador manual (crianças e adultos), sondas para aspiração traqueal de vários tamanhos.

Profissionais acompanhados

As diferentes modalidades de ambulâncias exigem diferentes profissionais acompanhando o atendimento, variando de acordo com a natureza do atendimento e complexidade do caso.

A tripulação mínima é sempre um técnico/auxiliar de enfermagem e motorista socorrista. Atendimentos mais complexos contam com enfermeiros e médicos com a especialidade indicada.

Todos os profissionais devem ser devidamente treinados e capacitados para situações de urgência e emergência, sempre optando pela melhor abordagem possível e preservando o bem-estar e a vida do paciente.
Condutores ambulância tipo A a F
Conduzir ambulância no transporte de emergência não é uma tarefa fácil. É preciso zelar pelos pacientes e equipe médica, buscando sempre realizar o trajeto o mais rápido possível. Os condutores realizam a transferência de pacientes com ambulância simples e UTI seguindo as rotas, assim como, a manutenção e organização do veículo.

Os condutores de ambulâncias precisam seguir aos critérios determinados por Lei para exercer seu trabalho com segurança, como:

● O motorista deverá possuir CNH da Categoria correspondente à espécie de veículo em questão.
● Realização, pelo motorista, do Curso Especializado no Transporte de Emergência, conforme Resolução CONTRAN 168/04;
● Tripulação obrigatória, conforme a espécie de ambulância, conforme determinam a Portaria MS 2.048/02, a Resolução CFM 1.671/03

Nos termos da Lei Federal 7.498/86 e do Decreto Federal que a regulamenta – nº 94.406/87, caso haja um técnico ou um auxiliar de enfermagem na tripulação, será necessária a supervisão do trabalho destes profissionais por um enfermeiro).

Brasil Emergências Médicas

Conheça a Brasil Emergências Médicas, uma empresa especializada no serviço de ambulância particular. Localizada na cidade de Curitiba, mais precisamente na região metropolitana de Curitiba – São José dos Pinhais. Porém atendemos todo o Brasil.

Ambulância particular tipo A

Nós buscamos através de nosso atendimento proporcionar todo conforto, segurança e tranquilidade aos pacientes e responsáveis. Com um atendimento humanizado, oferecemos todo o suporte para remoções médicas e ao longo do trajeto.

Contamos com profissionais rigorosamente capacitados e treinados para realizar o atendimento de excelência e a abordagem indicada para cada situação. Com experiência no mercado, nossa equipe de saúde está preparada para atender qualquer situação de urgência e emergência, garantindo o bem-estar e estabilização da saúde do paciente até o local indicado para prosseguir com o atendimento. Sempre com comprometimento, dedicação e zelo.

A Brasil Emergências Médicas conta com uma frota de ambulâncias do tipo A a F, modernas, equipadas com tecnologia de ponta e de acordo com legislação estabelecida para transporte em ambulância particular. Todas possuem ar-condicionado e alto padrão de segurança, tudo para garantir o bem-estar de todos os pacientes.

Garantimos um atendimento ágil, rápido e seguro.

Faça um orçamento agora mesmo. A contratação é feita de forma rápida e descomplicada.

Leia mais:

Últimas Notícias