Tipos de ambulância particular [GUIA COMPLETO]

Tanto o serviço público, quanto o particular, devem dispor de diferentes tipos de ambulâncias, classificadas pela Portaria 2048 entre tipos A a F. Cada uma possui suas particularidades e indicações, garantindo o atendimento mais adequado possível a cada paciente.

Precisando de uma ambulância particular 24 horas?

Entre em contato conosco pelo WhatsApp (41) 99909-2580 ou e-mail disponível no site.

Saiba quais os diferentes tipos de ambulância particular disponíveis e a sua importância nos momentos de emergências. A Brasil Emergência Médicas vai explicar tudo para você neste artigo!

Tipos de ambulância particular: para que serve?

O serviço de ambulância particular é destinado para realizar o transporte de pacientes enfermos, seja para atendimentos de emergências ou para consultas, exames e tratamentos.

Conheça os principais tipos da ambulância particular

1. Ambulância tipo A

A ambulância do tipo A é usada para o deslocamento de pacientes que não apresentam alto risco de vida, remoções simples e de caráter eletivo. Por não apresentar necessidades elevadas, este tipo de veículo conta com itens básicos, como sinalizador acústico e ótico, maca com rodas, cilindro de oxigênio, suporte para soro, glicosímetro, maleta de materiais e alguns medicamentos.

A ambulância particular de suporte básico pode ser solicitada para as seguintes situações:
● Efetivação de consultas e exames;
● Clínicas;
● Inter-hospitalar;
● Retorno para residência depois de uma alta hospitalar;
● Outros.

A tripulação que acompanha o atendimento é composta pelo motorista socorrista e enfermeiro ou técnico de enfermagem.

2. Ambulância tipo B

Esse tipo de ambulância particular é ideal para aqueles pacientes que estão em risco de vida, mas não necessitam de atendimento no local. A tripulação que a acompanha também é composta por um enfermeiro ou técnico de enfermagem e motorista socorrista. Os itens encontrados nas ambulâncias tipo B, são:

● Sinalizador ótico e acústico;
● Suporte para soro, maca articulada com rodas;
● Colete cervical;
● Instalação para rede de oxigênio com cilindro;
● Umidificador de oxigênio;
● Kit para parto;
● Maleta de primeiros socorros com estetoscópio, luvas descartáveis, tesouras, entre outros;
● Ressuscitador manual;
● Rádio para comunicação.

3. Ambulância tipo C

A ambulância tipo C é o veículo ideal para resgate e atendimento de vítimas de acidentes. Por necessitarem de realizar o atendimento no próprio local, a tripulação é composta pelo motorista socorrista e dois militares com capacitação para salvamento e suporte básico à vida. Além do sinalizador ótico e acústico, suporte para soro, maca articulada com rodas e instalação para rede de oxigênio com cilindro, citados no item anterior, é obrigatório nesse tipo de ambulância particular:

● Prancha longa para deixar a coluna imobilizada;
● Colete imobilizador ou prancha curta;
● Suporte para soro, maca articulada com rodas;
● Máscaras, óculos e aventais de proteção;
● Rede de oxigênio da ambulância B;
● Instalação para rede de oxigênio com cilindro;
● Kit para parto da ambulância B;
● Material de salvamento com: moto abrasivo, martelete pneumático, máscara autônoma, almofadas pneumáticas, bola tipo life-bolt, ferramentas auxiliares para desencarceramento;
● Sinalizador ótico e acústico;
● Maleta de primeiros socorros da ambulância B incrementada com: bandagens para queimaduras e machucados grandes, frascos de soro fisiológico e mini lanterna;
● Lanterna de mão,
● Extintor de pó químico, capacetes, cordas, luvas isolantes e tesouras hidráulicas;
● Torre de sinalização traseira.

4. Ambulância tipo D

Ambulância particular destinada para pacientes com alto risco de vida, ou seja, com suporte avançado à vida. A tripulação mínima é acompanhada por um motorista socorrista, um médico e um enfermeiro. Pela necessidade de maior suporte ao paciente e possíveis intervenções ao longo do trajeto, a ambulância tipo D, além de todos os itens citados acima, conta com:

● Itens básicos para a equipe médica: óculos, máscaras e aventais; cobertor ou filme metálico para conservação de calor do corpo;
● Radiocomunicação;
● Almotolias com antisséptico; colares cervicais de diversos tamanhos;
● Medicamentos necessários para socorro com urgência;
● Campo cirúrgico fenestrado;
● Um kit com: cânulas endotraqueais de vários tamanhos, cateteres de aspiração, adaptadores para cânulas, cateteres nasais tipo óculos, seringa de 20 ml para sonda dobbhoff;
● Pares de luvas de procedimentos, máscara para ressuscitador adulto e infantil, frasco de geleia de lidocaína;
● Ressuscitador manual (crianças e adultos), sondas para aspiração traqueal de vários tamanhos.

Além disso, a ambulância tipo D também é utilizada para o transporte de recém-nascidos de até 28 dias, chamada de fase neonatal. Nessa situação, a ambulância também conta com uma incubadora para o transporte de bebês, controle de temperatura e cilindros de oxigênio. Além disso, este tipo de ambulância particular conta com respirador que funciona à base de pressão.

5. Ambulância tipo E

A ambulância tipo E corresponde a aeronave de transporte médico. Ela é utilizada para o transporte de pacientes inter-hospitalar e atendimento de resgate. É dotada de equipamentos médicos homologados pelo DAC – Departamento de Aviação Civil. A tripulação é composta por um piloto, médico e enfermeiro.

6. Ambulância tipo F

Por fim, temos a embarcação de transporte médico, que corresponde a um veículo motorizado aquaviário. Este tipo de ambulância particular é destinado ao transporte marítimo ou fluvial e deve constar em seu interior todos itens necessários para atendimento do paciente de acordo com seu estado de saúde. A tripulação de atendimento para suporte básico à vida é composta por um técnico em enfermagem e um condutor. Já quando há a necessidade de suporte avançado para embarcação de transporte médico, ela é composta por um médico, enfermeiro e condutor.

Por que você deve conhecer os diferentes tipos de ambulâncias particulares?

Uma vez que você é capaz de reconhecer que cada tipo de ambulância particular tem sua própria tarifa de preço e cada uma realiza um tipo de atendimento, é possível prever uma faixa ideal para o serviço a ser contratado. Quanto mais complexo o atendimento e mais sofisticada e equipada a ambulância, maior será o seu valor.

Conhecer os diferentes tipos de ambulância particular ajuda a entender o valor cobrado, assim como o atendimento prestado. Além disso, você terá maior capacidade de identificar serviços de baixa qualidade prestados por ambulâncias particulares clandestinas. Você também pode evitar despesas desnecessárias, como por exemplo, contratar uma ambulância particular mais cara para serviços simples e não emergenciais.

Quais são os principais equipamentos de UTI móvel?

É preciso bastante critério na hora de contratar uma ambulância particular UTI, para escolher as tecnologias corretas. Vejamos, então, quais equipamentos não podem faltar na ambulância particular!

1. Eletrocardiógrafos

Como o nome indica, o eletrocardiógrafo (ECG) é um aparelho que realiza uma avaliação cardiológica. A partir da atividade elétrica do coração, ele identifica os seus batimentos, o que permite o diagnóstico de uma série de problemas, como:
● arritmias;
● desvios de eixo cardíaco;
● isquemia aguda do miocárdio;
● fibrilação ventricular;
● taquicardia ventricular;
● bradicardia acentuada;
infarto agudo do miocárdio, entre outros.

É importante contar com tecnologias que ofereçam, além de uma análise confiável, telas de alta resolução e praticidade no transporte do equipamento.

2. Ventilador pulmonar

A Brasil Emergências Médicas trabalha com o moderno ventilador pulmonar OxyMag. O ventilador pulmonar é um dos principais equipamentos de UTI, visto que a sua função é garantir uma ventilação artificial e promover suporte ventilatório temporário a pacientes que não conseguem respirar normalmente.

3. Oxímetro

Por meio de um contato com o dedo, pulso ou lóbulo da orelha, o oxímetro mede a quantidade de oxigênio presente no sangue de um paciente. Para isso, ele se baseia na frequência cardíaca e na própria concentração de oxigênio nas artérias, com a ajuda de um sensor luminoso.

Ainda é possível usá-lo para medir outros sinais vitais, como frequência respiratória e cardíaca — por isso a sua importância. O ideal, então, é escolher um oxímetro portátil, que suporte medições rápidas e precisas, tenha uma exibição clara e seja fácil de operar. E aqui, também, é importante que o aparelho seja adequado para pacientes adultos, pediátricos e neonatais.

4. Monitor multiparamétrico

O monitor multiparamétrico faz a leitura dos sinais vitais do paciente, mostrando a sua condição atual de saúde. Ele aponta o ritmo dos batimentos cardíacos, além de fazer o controle da queda de saturação do oxigênio e de alterações na pressão arterial.

5. Desfibrilador

O desfibrilador faz um disparo de uma carga elétrica sobre o coração do paciente que está com arritmia cardíaca ou em parada cardiorrespiratória. É, portanto, um equipamento indispensável para salvar vidas no hospital.

Como é feita a remoção por ambulância particular?

Uma ambulância é enviada ao endereço solicitado junto a uma equipe da área da saúde. A ambulância utilizada e os profissionais que irão acompanhar depende da gravidade do caso.

A remoção médica pode ser simples, com suporte básico à vida. Este tipo de remoção é destinado aos pacientes que contam com estado de saúde estável e sem risco iminente de vida. Nela, vai acompanhado no transporte um motorista socorrista e um técnico de enfermagem.

Já na remoção médica com suporte avançado, em que o paciente se encontra em estado mais grave de saúde, correndo risco iminente de vida, é necessário um veículo com UTI móvel para realizar o transporte. Assim, é possível usufruir dos equipamentos e recursos disponíveis para realizar a abordagem médica necessária. Nas situações de urgência e emergência, o suporte ao paciente começa já no atendimento da chamada telefônica, com orientações a serem seguidas até a chegada do veículo e apoio psicológico ao paciente e acompanhantes. Neste tipo de situação, além do motorista e enfermeiro, há o acompanhamento de um médico.

Em qualquer caso, os profissionais presentes dão todo o suporte necessário ao longo de todo trajeto.

Ambulância particular aceita convênio?

Sim. Você consegue encontrar empresas de ambulância particular que aceitam diferentes convênios médicos e coberturas. Para verificar qual o seu, entre em contato com a empresa que deseja contratar para e certifique-se a disponibilidade do seu convênio.

Qual o número da ambulância particular?

A Brasil Emergência Médicas é uma empresa de ambulância particular com experiência e consolidada. Atendemos a todos os tipos de urgências e emergências de forma rápida, eficiente e segura. Para solicitar novos serviços, entre em contato através do número (41) 99909-2580.

Vantagens do serviço de ambulância particular ?

As vantagens apresentadas pela ambulância particular vão desde a agilidade do atendimento até o conforto e segurança do paciente. A Brasil Emergências Médicas conta com uma frota ampla e completa, além de profissionais capacitados e treinados para realizar todos os tipos de atendimentos.

Com um atendimento humanizado, ético e acolhedor, garantimos todo o suporte ao paciente e aos familiares desde a chamada até o destino final. A facilidade na contratação também é uma outra vantagem do serviço, agilizando o atendimento e eliminando burocracias desnecessárias.

Ambulância particular preço ?

A Brasil Emergências Médicas atua em diversas situações. Cada circunstância leva em conta determinados fatores para o resultar no valor final da contratação da ambulância particular.

Veja alguns critérios utilizados:
● Se é uma emergência ou agendamento;
● Turno em que o serviço será realizado (diurno ou noturno);
● Perfil do cliente (pessoa física, jurídica, plano familiar ou individual);
● O tipo de serviço a ser feito (apenas a remoção e deslocamento, cobertura de vento, atendimento pré-hospitalar, complexidade do caso, equipamentos necessários, etc.);
● O tipo de ambulância necessária (Suporte Básico ou Suporte Avançado);
● Quilometragem a ser percorrida (localização do paciente e local de destino);
● Se é necessário contratar ida e volta ou apenas ida.

Lembrando que o ideal é sempre fazer um orçamento com a empresa que irá realizar o serviço para saber exatamente o valor da ambulância particular que será contratada.

Ambulância particular valor:

1. Remoção básica diurna dentro de Curitiba R$ 350,00.
2. Remoção básica região metropolitana a partir de R$ 450,00.
3. Remoção ida e volta (consulta e exames) R$ 500,00 com tolerância de 01h de espera e após será cobrado R$100,00 por hora parada.
4. Remoção noturna valor a combinar.
5. Remoção UTI valor a combinar.

Ambulância particular Brasil Emergências Médicas

A Brasil Emergências Médicas é uma empresa especializada no serviço de ambulância particular. Localizada na cidade de Curitiba, mais precisamente na região metropolitana de Curitiba – São José dos Pinhais. Porém atendemos todo o Brasil.

Nós buscamos através de nosso atendimento proporcionar todo conforto, segurança e tranquilidade aos pacientes e responsáveis. Com um atendimento humanizado, oferecemos todo o suporte para remoções médicas e ao longo do trajeto.

● Profissionais Brasil Emergências Médicas

Contamos com profissionais rigorosamente capacitados e treinados para realizar o atendimento de excelência e a abordagem indicada para cada situação. Com experiência no mercado, nossa equipe de saúde está preparada para atender qualquer situação de urgência e emergência, garantindo o bem-estar e estabilização da saúde do paciente até o local indicado para prosseguir com o atendimento. Sempre com comprometimento, dedicação e zelo.

A Brasil Emergências Médicas conta com uma frota de ambulâncias particulares modernas, equipadas com tecnologia de ponta e de acordo com legislação estabelecida para transporte em ambulância particular. Todas possuem ar-condicionado e alto padrão de segurança, tudo para garantir o bem-estar de todos os pacientes.

Garantimos um atendimento ágil, rápido e seguro.

Faça um orçamento agora mesmo. A contratação é feita de forma rápida e descomplicada.

Brasil Emergências Médicas empresa especializada e qualificada para “ambulância em Curitiba

Leia mais: 

Últimas Notícias