pneumonia

Curitiba, 13 de abril de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. A pneumonia é uma infecção dos pulmões. Isso faz com que os sacos de ar (alvéolos) dos pulmões fiquem inflamados (irritados e inchados). Eles podem se encher de líquido ou pus. Isso causa uma variedade de sintomas, que variam de leves a graves.

A pneumonia geralmente é causada por bactérias ou vírus. Também pode ser causado por fungos ou irritantes que você respira nos pulmões. A gravidade da pneumonia depende de muitos fatores. Estes incluem o que causou a pneumonia, sua idade e sua saúde geral.

Sintomas da pneumonia

Os sintomas da pneumonia podem variar de leves a graves. Isso depende de seus fatores de risco e do tipo de pneumonia que você tem. Os sintomas comuns são semelhantes aos sintomas causados ​​por um resfriado ou gripe. Eles incluem:

  • tosse
  • febre
  • muco quando você tosse
  • dificuldade ao respirar
  • arrepios
  • dor no peito

Você também pode suar, ter  dor de cabeça  e se sentir muito cansado. Algumas pessoas também experimentam náuseas, vômitos e diarreia.

Se algum destes sintomas for grave, contacte o seu médico de família. Você também deve ligar para o seu médico se de repente começar a piorar depois de ter um resfriado ou gripe.

O que é pneumonia ambulante?

A pneumonia ambulante é um caso leve de pneumonia. Muitas vezes é causada por um vírus ou pela bactéria Mycoplasma pneumoniae. Quando você tem pneumonia ambulante, seus sintomas podem não ser tão graves ou durar tanto quanto alguém que tem um caso mais grave de pneumonia. Você provavelmente não precisará de repouso na cama ou ficar no hospital quando tiver pneumonia ambulante.

O que causa pneumonia?

A maioria dos casos de pneumonia é causada por vírus.

  • Eles são a causa mais comum de pneumonia em adultos. Eles podem causar pneumonia por conta própria ou depois de você ter resfriado ou gripe. A pneumonia bacteriana geralmente afeta apenas uma área do pulmão.
  • Qualquer vírus que afete o trato respiratório pode causar pneumonia. Isso inclui o vírus da gripe e o vírus que causa o resfriado comum. Em crianças menores de 1 ano, o vírus sincicial respiratório (VSR) é a causa mais comum. A pneumonia viral tende a ser leve. Muitas vezes melhora por conta própria em 1 a 3 semanas.
  • Algumas infecções fúngicas podem levar à pneumonia, especialmente em pessoas com sistema imunológico enfraquecido. Existem também alguns fungos que ocorrem no solo em certas partes do Brasil que podem levar à pneumonia.

Você também pode obter pneumonia por aspiração. É quando você inala partículas em seus pulmões. Estes podem ser alimentos, saliva, líquidos ou vômito. Ocorre com mais frequência após o vômito e você não é forte o suficiente para tossir as partículas. As partículas causam irritação, inchaço e podem infeccionar. Isso causa pneumonia.

Como a pneumonia é diagnosticada?

Às vezes, a pneumonia pode ser difícil de diagnosticar porque os sintomas são os mesmos de um resfriado ou gripe forte. Se você acha que pode ser pneumonia, você deve consultar o seu médico. Seu médico pode diagnosticar pneumonia com base em seu histórico médico e nos resultados de um exame físico. Ele ou ela vai ouvir seus pulmões com um estetoscópio.

O seu médico também pode fazer alguns testes, como uma radiografia  de tórax ou um exame de sangue. Uma radiografia de tórax pode mostrar ao seu médico se você tem pneumonia e quão disseminada é a infecção. Os exames de sangue e muco podem ajudar seu médico a saber se bactérias, vírus ou organismos fúngicos estão causando sua pneumonia.

A pneumonia pode ser prevenida ou evitada?

Existem muitos fatores que podem aumentar o risco de desenvolver pneumonia. Esses incluem:

  • Sua idade. Pessoas com mais de 65 anos correm maior risco porque o sistema imunológico se torna menos capaz de combater a infecção à medida que você envelhece. Bebês de 2 anos ou menos também correm maior risco porque seus sistemas imunológicos ainda não estão totalmente desenvolvidos.
  • Seu ambiente. Respirar regularmente poeira, produtos químicos, poluição do ar ou gases tóxicos pode danificar seus pulmões. Isso torna seus pulmões mais vulneráveis ​​​​à infecção.
  • Seu estilo de vida. Hábitos como fumar cigarros ou abusar do álcool  podem aumentar seu risco. Fumar danifica os pulmões, enquanto o álcool interfere na forma como seu corpo combate a infecção.
  • Seu sistema imunológico. Se seu sistema imunológico estiver enfraquecido, é mais fácil pegar pneumonia porque seu corpo não consegue combater a infecção. Isso pode incluir pessoas que têm HIV/AIDS, fizeram um transplante de órgão, estão recebendo quimioterapia ou fazem uso de esteróides a longo prazo.
  • Se você está hospitalizado, especialmente em uma UTI. Estar na UTI (unidade de terapia intensiva) aumenta o risco de pneumonia. Seu risco aumenta se você estiver usando um ventilador para ajudá-lo a respirar. Os ventiladores dificultam a tosse e podem prender germes que causam infecção nos pulmões.
  • Se você passou recentemente por uma grande cirurgia ou uma lesão grave. A recuperação de uma grande cirurgia ou lesão pode dificultar a tosse. Esta é a defesa mais rápida do corpo para retirar as partículas dos pulmões. A recuperação também normalmente requer muito repouso na cama. Deitar de costas por um longo período de tempo pode permitir que fluidos ou muco se acumulem em seus pulmões. Isso dá às bactérias um lugar para crescer.

As pessoas que têm qualquer uma das seguintes condições também estão em risco aumentado:

    • doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)
    • asma
    • doença cardíaca
    • enfisema
    • diabetes
    • doença falciforme

Você pode ajudar a prevenir a pneumonia fazendo o seguinte:

  • Tome a vacina contra a gripe todos os anos. As pessoas podem desenvolver pneumonia bacteriana após um caso de gripe. Você pode reduzir esse risco tomando a vacina anual contra a gripe.
  • Tome a vacina pneumocócica. Isso ajuda a prevenir a pneumonia causada por bactérias pneumocócicas.
  • Pratique uma boa higiene. Lave as mãos frequentemente com água e sabão ou um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Não fume. Fumar danifica seus pulmões e torna mais difícil para seu corpo se defender de germes e doenças. Se você fuma, converse com seu médico de família sobre parar o mais rápido possível.
  • Pratique um estilo de vida saudável. Coma uma dieta equilibrada cheia de frutas e legumes. Exercite regularmente. Durma bastante. Essas coisas ajudam seu sistema imunológico a ficar forte.
  • Evite pessoas doentes. Estar perto de pessoas doentes aumenta o risco de pegar o que elas têm.

Existe vacina para pneumonia?

Não existe vacina para todos os tipos de pneumonia, mas estão disponíveis 2 vacinas. Estes ajudam a prevenir a pneumonia causada por bactérias pneumocócicas. O primeiro é recomendado para todas as crianças com menos de 5 anos de idade. O segundo é recomendado para qualquer pessoa de 2 anos ou mais com risco aumentado de pneumonia. Tomar a vacina contra pneumonia é especialmente importante se você:

  • Têm 65 anos ou mais.
  • Fuma.
  • Tem certas condições crônicas, como asma, doença pulmonar, diabetes, doença cardíaca, doença falciforme ou cirrose.
  • Ter um sistema imunológico enfraquecido por causa do HIV/AIDS, insuficiência renal, baço danificado ou removido, transplante recente de órgão ou quimioterapia.
  • Ter implantes cocleares (um dispositivo eletrônico que ajuda a ouvir).

As vacinas pneumocócicas não podem prevenir todos os casos de pneumonia. Mas eles podem tornar menos provável que as pessoas em risco experimentem  complicações graves e possivelmente fatais da pneumonia.

Tratamento pneumonia

O tratamento da pneumonia depende de vários fatores. Estes incluem o que causou sua pneumonia, quão graves são seus sintomas, quão saudável você está em geral e sua idade.

Para pneumonia bacteriana, seu médico provavelmente prescreverá antibióticos. A maioria dos seus sintomas deve melhorar dentro de alguns dias. A tosse pode durar várias semanas. Certifique-se de seguir as instruções do seu médico cuidadosamente. Tome todo o antibiótico prescrito pelo seu médico. Se você não fizer isso, algumas bactérias podem permanecer em seu corpo. Isso pode fazer com que sua pneumonia volte. Também pode aumentar o risco de resistência a antibióticos.

Os antibióticos não funcionam para tratar infecções virais. Se você tiver pneumonia viral, seu médico provavelmente conversará com você sobre maneiras de tratar seus sintomas. Medicamentos de venda livre (OTC) estão disponíveis para baixar a febre, aliviar a dor e aliviar a tosse. No entanto, um pouco de tosse é bom porque pode ajudar a limpar seus pulmões. Certifique-se de conversar com seu médico antes de tomar um supressor da tosse.

Se um fungo está causando sua pneumonia, seu médico pode prescrever um medicamento antifúngico.

Se o seu caso de pneumonia for grave, você pode precisar ser hospitalizado. Se você estiver com falta de ar, pode receber oxigênio para ajudar na respiração. Você também pode receber antibióticos por via intravenosa.

Pessoas com sistema imunológico enfraquecido, doenças cardíacas ou pulmonares e pessoas que já estavam muito doentes antes de desenvolver pneumonia têm maior probabilidade de serem hospitalizadas. Bebês, crianças pequenas e adultos com 65 anos de idade ou mais também estão em risco aumentado.

O que posso fazer em casa para me sentir melhor?

Além de tomar quaisquer antibióticos e/ou medicamentos prescritos pelo seu médico, você também deve:

  • Descansar muito. O descanso ajudará seu corpo a combater a infecção.
  • Beber grande quantidade de líquidos. Os líquidos irão mantê-lo hidratado. Eles podem ajudar a soltar o muco em seus pulmões. Experimente água, chá quente e sopas claras.
  • Pare de fumar se você fuma e evite o fumo passivo. A fumaça pode piorar seus sintomas. Fumar também aumenta o risco de desenvolver pneumonia e outros problemas pulmonares no futuro. Você também deve evitar lareiras acesas ou outras áreas onde o ar pode não ser limpo.
  • Fique em casa longe da escola ou do trabalho até que seus sintomas desapareçam. Isso geralmente significa esperar até que a febre desapareça e você não esteja tossindo muco. Pergunte ao seu médico quando está tudo bem para você voltar à escola ou ao trabalho.
  • Use um umidificador de névoa fria ou tome um banho quente. Isso ajudará a limpar seus pulmões e tornará mais fácil para você respirar.

Viver com pneumonia

Seu médico pode agendar uma consulta de acompanhamento depois de diagnosticar você com pneumonia. Nesta visita, ele ou ela pode fazer outra radiografia de tórax para certificar-se de que a infecção por pneumonia está desaparecendo. Tenha em mente que as radiografias de tórax podem levar meses para voltar ao normal. No entanto, se os seus sintomas não melhorarem, o seu médico pode decidir tentar outra forma de tratamento.

Embora você possa estar se sentindo melhor, é importante manter sua consulta de acompanhamento. A infecção ainda pode estar em seus pulmões, mesmo que você não esteja mais apresentando sintomas.

Quando devo consultar meu médico?

A pneumonia pode ser fatal se não for tratada, especialmente para certas pessoas em risco. Você deve ligar para o seu médico se tiver tosse que não passa, falta de ar, dor no peito ou febre. Você também deve ligar para o seu médico se de repente começar a se sentir pior depois de ter um resfriado ou gripe.

Saiba mais:

Gostou desse artigo? 

Gilson Rodrigues de Siqueira

Formado em enfermagem, pós graduado, palestrante em dependência química, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.