UTI x CTI: qual a diferença e quais os critérios da internação?

Curitiba, 3 de março de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. Com certeza você já deve ter se deparado com CTI x UTI. Afinal de contas, trata-se de dois conceitos comuns. Mas você sabe o que quer dizer cada um deles, ou mesmo quais são os critérios que levam a internação em determinado lugar?

Você sabe, por exemplo, o que significa UTI? É verdade que se trata de uma dúvida um tanto quanto simples, mas o fato é que poucas pessoas sabem a resposta para ela. Há aqueles que acham que UTI CTI são sinônimos, quando na verdade não são.

Sendo assim, pode ser interessante que você saiba qual diferença entre CTI e UTI, até mesmo para entender qual é a gravidade de uma situação. Afinal de contas, ainda que ambos sejam postos de urgência, nem sempre se quer dizer que o paciente corre risco de vida.

Na verdade, CTI UTI tem significado e abordagens diferentes. Ainda que ambos visem tratar o paciente e fazer com que eles se recuperem, há uma grande diferença entre ambos, que é o que muita pessoa não sabe.

Sendo assim, se você quer saber o que significa a sigla UTI ou mesmo a diferença de CTI e UTI, não deixe de conferir esse artigo. Nos próximos parágrafos, iremos falar sobre todos os detalhes que englobam esses dois termos.

Então, dessa forma, você vai saber o que quer dizer quando o paciente vai para UTI ou quando ele vai para um outra unidade. Sendo assim, para aprender mais sobre esses assuntos, é só conferir os tópicos seguintes. Sem mais delongas, vamos ao que importa!

Precisando de uma ambulância?

WhatsApp

Qual a diferença entre UTI e CTI?

Para que você consiga entender a diferença de UTI para CTI, é essencial que você compreenda cada termo de forma isolada. É verdade que eles possuem grandes semelhantes, contudo, utilizar os dois como sendo sinônimo não é o correto.

Você deve entender que se trata de dois conceitos e siglas diferentes, a qual visa dar um atendimento diferente aos pacientes. Sendo assim, para saber qual a diferença entre CTI e UTI, basta continuar lendo os próximos tópicos. Confira!

Estamos online para te ajudar! Fale com nosso especialista:

Veja nossas avaliações

Diana Vilarinho
Diana Vilarinho
18. Julho, 2022.
Verificada
Excelente, prestativos, atenciosos , tratamento muito bom. Nota 10. Utilizei o serviço de remoção para consulta. Muito bom.
Maria L Diniz
Maria L Diniz
16. Julho, 2022.
Verificada
Um excelente atendimento! 🙏💜
Daiane Rosolen
Daiane Rosolen
8. Julho, 2022.
Verificada
Atendimento top! Sr. Gilson muito prestativo e super atencioso no atendimento telefônico. Eu agradeço pela gentileza. Coisa rara hoje em dia.
Carolina Luhm Crivellaro
Carolina Luhm Crivellaro
4. Julho, 2022.
Verificada
Excelente atendimento pela equipe.
Ozana Storck
Ozana Storck
21. Junho, 2022.
Verificada
Serviço de excelência
Rosa Pelizari
Rosa Pelizari
1. Junho, 2022.
Verificada
Realizei alguns exames com a Brasil e fui muito bem atendida. Os profissionais são pontuais, educados e qualificados. Obrigado pelo ótimo atendimento.
Izabel Martins Campos
Izabel Martins Campos
23. Maio, 2022.
Verificada
Valmir Mendes
Valmir Mendes
5. Maio, 2022.
Verificada
Maria Mendes
Maria Mendes
5. Maio, 2022.
Verificada
Rosimeire Ribeiro
Rosimeire Ribeiro
5. Maio, 2022.
Verificada

WhatsApp

UTI significado

Antes de qualquer coisa, você deve saber UTI o que significa. Em suma, trata-se de uma sigla que quer dizer “Unidade de Terapia Intensiva”. Ou seja, nada mais é que uma área restrita dentro de um hospital, onde o intuito é voltar o atendimento a pacientes que precisam de maiores cuidados.

Então, se você quer saber o que é UTI, saiba que se trata de uma área que visa dar apoio 24h por dia àqueles que precisam. E isso ocorre porque as pessoas que estão internadas precisam de um suporte avançado à vida, e é isso que esse serviço proporciona.

Por conta disso, o local da UTI deve ser dotado de tecnologia de ponta, a fim de exercer o direito à vida e à sobrevivência do paciente. Mas, fora isso, deve-se ter certo cuidado em relação aos profissionais. Todos eles devem ser capacitados e de diferentes especialidades.

Vale salientar, no entanto, que há pessoas que acreditam que a UTI é o local que reúne pessoas com alto risco de vida. Contudo, não é bem assim. Trata-se, na verdade, de uma área em que são assistidos aqueles que passaram por grandes cirurgias e que precisam ficar em observação.

Fora isso, pessoas em fase pós-operatória de cirurgia menores também podem ir à UTI. E isso acontece, em especial, quando o paciente tem alguma enfermidade associada, que pode gerar alguma complicação. Ou seja, quando o paciente tem diabetes, hipertensão ou coisas semelhantes.

Ademais, as UTIs cuidam de pacientes com problemas graves, mas específicos. Por conta disso, é possível dividir as unidades em:

  • Neonatal;
  • Queimados;
  • Cardiológica;
  • Pediátrica;
  • Neurológica;
  • Adulto etc.

CTI significado

Mas, e agora, o que é CTI? Em suma, também é uma unidade que visa monitorar, de forma intensa, os pacientes. Então, no que difere da UTI? É que, nesse caso, não abriga apenas casos especializados. Na verdade, todos que precisam de monitoramento podem se dirigir à CTI.

O Centro de Terapia Intensiva (CTI), na grande maioria das vezes, encontra-se em hospitais menores, de pequeno porte. No entanto, dentro dessa unidade, é preciso ter uma equipe médica preparada, também especializada em diversas áreas.

Fora isso, apenas os profissionais podem circular no ambiente, uma vez que há pacientes que correm risco de infecção, por exemplo. Por conta disso, todos que adentram ao local devem garantir a segurança e o bem-estar dos pacientes.

Então, agora, você já entendeu qual a diferença de CTI para UTI. Entretanto, ainda dentro desse contexto, uma outra dúvida pode surgir: qual é mais grave UTI ou CTI? É sobre isso que iremos falar a seguir.

uti

CTI ou UTI qual é mais grave?

Já falamos sobre a diferença entre UTI e CTI, no entanto, como você pôde ver, ambas unidades se preocupam em entender casos em que o paciente precisa de atendimento 24h por dia. Em vista disso, é normal que você se pergunte se há um setor mais grave que outro.

Trata-se de uma dúvida comum, a qual é interessante obter resposta. Afinal de contas, é uma das formas de deixar os amigos e familiares mais calmos. No entanto, é muito difícil responder essa pergunta com máxima precisão.

E isso acontece, em especial, porque os casos que há dentro dessas unidades são bem específicos. Ou seja, quando a pessoa vai para UTI é grave, mas isso depende, também, de outros fatores, como se existe alguma doença relacionada etc.

E a mesma coisa acontece com a CTI. Há tantos casos mais graves, em que o paciente tem alguma doença correlacionada, como não. Ou seja, isso quer dizer que se torna muito difícil falar com precisão qual é o mais grave.

Mas, quando o paciente vai para o UTI ou CTI, o que se pode falar é para manter a calma. Afinal de contas, trata-se de um ambiente preparado para lidar com situações adversas. Por isso, todos os profissionais são muito bem capacitados e sabem o que estão fazendo.

Ademais, o hospital deve possuir toda a estrutura que garanta o bem-estar do paciente. Portanto, deve ter à disposição todos os equipamentos. Agora, caso o hospital não possua um equipamento, você pode contar com a Brasil Emergências Médicas para fazer o transporte inter-hospitalar.

Ou seja, é quando você precisa se deslocar para outros hospitais, que possua melhores estruturas e que seja capaz de garantir o seu direito à vida.

uti

Como funciona uma UTI e CTI?

Já falamos sobre UTI e CTI, bem como suas respectivas diferenças ou mesmo qual é a mais grave entre elas. No entanto, outro ponto que você deve entender é sobre como funcionam esses dois locais. Afinal, trata-se de unidades de emergência. Por isso, há um certo regulamento.

Em suma, em relação à UTI, ela se divide de acordo com a idade do paciente e referente a especialidade médica. Isto é: neonatal, pediátrica e adulta. Ou, neurológica, transplante, coronariana etc. Por conta disso, deve ter uma equipe preparada.

Então, tanto a UTI quanto a CTI devem compor profissionais como: médicos, enfermeiros, assistente social, nutricionista, farmacêuticos, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogos etc. Ademais, como precisam de atendimento diário, os pacientes podem ter que se submeter a exames diários.

uti

WhatsApp

Saiba mais:

Gostou desse artigo? 

Últimas Notícias
Categorias
ambulância qual valor

Ambulância qual valor?

Curitiba, 05 de agosto de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. Com certeza você concorda com a afirmação de que os serviços de ambulância são vitais

Leia mais »