Dor de cabeça: por que temos e quais são os tipos?

dor de cabeça

Curitiba, 1 de março de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. De todos os problemas que o ser humano pode ter, com certeza a dor de cabeça é a mais comum. Afinal de contas, há vários fatores que podem contribuir para esse fato. Às vezes, até mesmo por questões emocionais a pessoa pode sofrer disso.

No entanto, ainda que seja comum, não quer dizer que seja o normal. Quando uma pessoa sofre de dor de cabeça constante, pode ser um sinal de que alguma outra coisa está errada. Uma dor de cabeça nem sempre é apenas uma dor de cabeça.

Mas o que estamos querendo dizer com isso? É que, às vezes, as pessoas procuram apenas solucionar o sintoma, mas não sabem a raiz do problema. A verdade é que há mais de um tipo dor de cabeça. Então, pode acontecer de o paciente tratar a questão da maneira errada.

Então, se você costuma sentir dor de cabeça muito forte e de forma constante, pode ser que esteja na hora de procurar por um médico, a fim de averiguar qual é o problema de fato. Em algumas situações, há aqueles que descobrem que na verdade se trata de enxaqueca.

A dor de cabeça frequente que não passa com remédio, na grande maioria das vezes, é um sinal de um outro problema. Sendo assim, a fim de voltar a ter a mesma qualidade de vida que você tinha antes, é interessante se atentar um pouco mais nesse ponto.

Então, se você tem dor de cabeça que não passa, e quer saber o que pode ser, não deixe de conferir esse artigo, onde iremos abordar sobre alguns tópicos relacionados a essa questão. Sem mais delongas, vamos ao que importa. Confira!

O que é dor de cabeça?

Antes de mais nada, você sabe o que é dor de cabeça? Em suma, nada mais é que um sintoma que pode ocorrer nos dois lados da cabeça, de forma isolada, em de maneira contínua, irradiando de um ponto para o outro.

Ademais, o nível de dor varia de acordo com várias questões, mas pode ser, ainda, latejante e uma sensação de dor gigante. Inclusive, esse sintoma pode durar menos de uma hora e, em casos mais sérios, vários dias.

A dor de cabeça forte é muito incômoda, uma vez que a pessoa se sente indisposta para fazer inúmeras tarefas do dia a dia. No entanto, o que muita gente não sabe é que, em situações como essa, é bem provável que haja algo ainda maior por traz.

Por conta disso, é essencial que você conheça os tipos de dor de cabeça. Afinal, cada tipo tem um tratamento adequado. E se você não aguenta mais viver com essa dor constante, ter esse conhecimento é essencial. Falaremos mais sobre isso a seguir.

Dor de cabeça tipos

O fato é que há vários tipos de dor de cabeça, sendo que cada um tem um tratamento adequado. Sendo assim, se você quer saber como aliviar dor de cabeça, pode ser interessante ficar atento a esse ponto. Por isso, nos próximos parágrafos, iremos falar sobre os tipos. Confira.

Dor de cabeça na nuca

A dor de cabeça na nuca com certeza é uma das mais comuns. Contudo, o que a grande parte das pessoas sequer sabe é que, na grande maioria das vezes, esse problema tem direta ligação com a má postura da coluna.

No entanto, nesse caso, não se considera algo grave. Contudo, quando a pessoa sente dor de cabeça e febre, pode indicar meningite. Essas suspeitas aumentam quando a pessoa sente dificuldade em movimentar o pescoço.

A meningite nada mais é que uma infecção grave, a qual promove inflamação das meninges, que são tecidos que revestem o cérebro. Nesse caso, a fim de tratar esse tipo de dor de cabeça, o ideal é que a pessoa fique em repouso e coloque uma compressa morna no pescoço.

Entretanto, se o sintoma persistir por mais de um dia, deve-se ir a um médico, a fim de que ele faça exames e procure diagnosticar a causa e, assim, iniciar o tratamento.

Dor de cabeça na testa

Há pessoas que reclamam de dor de cabeça constante na testa e, de todos, com certeza esse é o tipo mais comum. No entanto, na grande maioria das vezes, ocorre devido a uma gripe ou sinusite, em decorrência da inflamação dos seios nasais.

Nesse caso, o paciente pode lavar o nariz com soro fisiológico, fazer nebulização ou mesmo tomar remédio para sinusite, por exemplo. Através dessas atitudes, é possível diminuir a inflamação nessas áreas.

Dor de cabeça e nos olhos

A dor de cabeça nos olhos também é um outro tipo comum. Mas, nesse caso, indica cansaço ou problemas de visão, como hipermetropia ou miopia, por exemplo. Por isso, pessoas que sentem esses sintomas de forma constante devem se consultar com um oftalmologista.

Fora isso, a fim de tratar ou evitar, o paciente deve repousar e evitar fontes de luz forte, como computador, televisão e celular. Contudo, caso passe mais de 24 horas com esses sintomas, procure um oftalmologista de imediato.

Dor de cabeça junto com dor no pescoço

No caso de o paciente sentir dor de cabeça junto com dor no pescoço, na grande maioria das vezes, é um indício de situações de estresse. Por conta disso, é mais comum ter esses sintomas durante a noite. Para tratar, o ideal é aplicar técnicas de relaxamento, como massagem.

Dor de cabeça tensional

A dor de cabeça tensional tem como causa a rigidez dos músculos do pescoço, costas ou couro cabeludo. Contudo, também pode ocorrer devido a má postura, ansiedade, estresse ou por conta da má posição durante o sono.

No entanto, os sintomas desse tipo de dor de cabeça são moderados, em forma de pressão. Alguns pacientes relatam ter a sensação de ter um capacete na cabeça. Fora isso, afeta os dois lados da nuca e a testa. Alguns ainda sentem sensibilidade nos ombros, pescoço e couro cabeludo.

Enxaqueca

Na maioria dos casos, a enxaqueca causa dor de cabeça de um lado só, a qual pode ser moderada, intensa ou pulsante. Inclusive, pode acompanhar náuseas, vômitos, tonturas e bastante sensibilidade à luz solar.

A pessoa pode sentir só dor de cabeça só do lado direito ou apenas dor de cabeça lado esquerdo. No entanto, esse sintoma pode perdurar por alguns minutos a algumas horas. Em situações mais graves, o paciente fica com esses sintomas por até 72 horas, por exemplo.

Nesses casos, além de agravar os sintomas, o paciente pode sentir a sua visão prejudicada, além de passar a sentir sensibilidade a alguns cheiros e dificuldade em se concentrar.

Cefaleia em salvas

Trata-se de uma doença rara, em que o paciente sofre uma dor de cabeça intensa e lancinante, até mais forte que a enxaqueca. Nesse caso, afeta também apenas um lado. Ou seja, pode-se sentir tanto dor de cabeça do lado esquerdo quanto dor de cabeça do lado direito.

Fora isso, afeta também os olhos, e tende a surgir durante o sono. Então, se você sente dor de cabeça ao acordar, esse pode ser um dos problemas. A cefaleia em salvas é bem intensa, e pode repetir várias vezes ao longo do dia.

Nesse caso específico, a doença não tem cura e os tratamentos não são tão eficazes. Na verdade, apenas há uma pequena atenuação dos sintomas e a duração diminui.

Saiba mais:

Gostou desse artigo? 

Gilson Rodrigues de Siqueira

Formado em enfermagem, pós graduado, palestrante em dependência química, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.