Serviço de remoção de pacientes: como deve ser feito?

Curitiba, 7 de março de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. O serviço de remoção de pacientes é de grande importância para toda a sociedade. Afinal de contas, é através dele que se pode obter um atendimento rápido, ágil e eficiente. E isso se torna ainda mais importante em situações de emergência, por exemplo.

Afinal de contas, há vezes em que, devido a uma pancada, acidente ou em decorrência de uma doença, o paciente pode sofrer sérias consequências. Há, inclusive, problemas que podem gerar sequelas, as quais irão acompanhar o paciente para o resto de sua vida.

Então, a fim de garantir não só a saúde e segurança do paciente, mas também a sua qualidade de vida, o serviço de remoção de pacientes se faz ainda mais necessário. Mas você sabe como deve ser feito esse serviço, ou mesmo quais são os tipos?

Essa é uma informação essencial, o qual todas as pessoas deveriam saber. Afinal de contas, antes de contratar um serviço desse tipo, deve-se averiguar se a empresa em questão segue todos os protocolos ou mesmo se tem as estruturas necessárias.

Afinal de contas, o serviço de remoção de pacientes é muito mais amplo do que as pessoas imaginam. Ainda que haja a remoção médica, que com certeza é o mais conhecido, há vários outros que também devem ser considerados.

E, para cada tipo, exige-se uma abordagem diferente. Cada pessoa possui necessidades específicas, e cada caso é único. Isso quer dizer que, para cada situação, é necessário ter uma uma estrutura diferente, e é importante que você saiba disso.

Sendo assim, se você quer saber mais sobre esse assunto, a fim de esclarecer todas as suas dúvidas, basta continuar nesse artigo. Então, sem mais delongas, vamos ao que importa. Confira!

Precisando de uma ambulância? 

WhatsApp

O que é o serviço de remoção de pacientes?

Ao falar desse assunto, é normal que você associe à remoção médica. Isto é, aqueles casos em que a ambulância se desloca até o local de um acidente e, lá, presta todo o serviço de apoio, em especial em relação ao atendimento pré-hospitalar.

De fato, esse é sim um serviço de remoção de pacientes, o qual se configura por ser uma “remoção médica”. Nesse caso específico, a equipe deve trabalhar para estabilizar o quadro do paciente e evitar agravamentos, por exemplo.

Esse tipo de serviço de remoção de pacientes é fundamental para garantir o bem-estar da vítima. Afinal de contas, há vezes em que o acidente é tão grave que a vítima corre risco de vida iminente. Diante disso, deve haver um esforço para garantir a sobrevivência do paciente.

No entanto, há casos em que o paciente não corre risco de vida e, por isso, a estrutura da ambulância não precisa ser igual. E é por essa razão que existe uma diferenciação em relação a esse serviço de remoção de pacientes.

E essa diferenciação é essencial para manter um atendimento de qualidade e oferecer aquilo que o paciente requer. Estamos nos referindo ao suporte básico e suporte avançado de vida. Iremos falar com mais detalhes sobre eles a seguir.

Estamos online para te ajudar! Fale com nosso especialista:

Veja nossas avaliações

Diana Vilarinho
Diana Vilarinho
18. Julho, 2022.
Verificada
Excelente, prestativos, atenciosos , tratamento muito bom. Nota 10. Utilizei o serviço de remoção para consulta. Muito bom.
Maria L Diniz
Maria L Diniz
16. Julho, 2022.
Verificada
Um excelente atendimento! 🙏💜
Daiane Rosolen
Daiane Rosolen
8. Julho, 2022.
Verificada
Atendimento top! Sr. Gilson muito prestativo e super atencioso no atendimento telefônico. Eu agradeço pela gentileza. Coisa rara hoje em dia.
Carolina Luhm Crivellaro
Carolina Luhm Crivellaro
4. Julho, 2022.
Verificada
Excelente atendimento pela equipe.
Ozana Storck
Ozana Storck
21. Junho, 2022.
Verificada
Serviço de excelência
Rosa Pelizari
Rosa Pelizari
1. Junho, 2022.
Verificada
Realizei alguns exames com a Brasil e fui muito bem atendida. Os profissionais são pontuais, educados e qualificados. Obrigado pelo ótimo atendimento.
Izabel Martins Campos
Izabel Martins Campos
23. Maio, 2022.
Verificada
Valmir Mendes
Valmir Mendes
5. Maio, 2022.
Verificada
Maria Mendes
Maria Mendes
5. Maio, 2022.
Verificada
Rosimeire Ribeiro
Rosimeire Ribeiro
5. Maio, 2022.
Verificada

WhatsApp

Suporte Básico à Vida (SBV)

Como o próprio nome indica, trata-se de unidades de suporte básico. Isto é, são situações em que o paciente não corre risco de vida iminente. No entanto, isso não quer dizer que ele não precisa ser atendido o quanto antes, mas muito pelo contrário.

E isso acontece porque, ainda que ele não corra risco de vida, pode haver riscos de complicações, o que tende a dificultar ainda mais a situação. Um exemplo de SBV são os acidentes de carro que são mais superficiais.

No entanto, nesse caso, pode haver alguma fratura exposta ou algum indivíduo pode ter sido vítima de uma luxação ou fratura, por exemplo. Então, ainda que não haja risco iminente à vida, o paciente pode sentir muita dor.

Portanto, a fim de amenizar esse tipo de problema, a ambulância deve chegar ao local com certa agilidade para garantir a minimização da dor e de qualquer outra chance de risco.

Como deve ser feito o Suporte Básico à Vida?

O serviço de remoção de pacientes, no caso de suporte básico à vida, deve se preocupar em atender a demanda em, no máximo, 30 minutos. Esse é o tempo máximo estipulado, até mesmo para garantir o bem-estar do paciente, fazendo com que ele sinta menos dor.

No entanto, por ser um SBV, a ambulância em questão deve estar preparada para a situação. Por conta disso, cada unidade móvel de suporte básico deve possuir, além de material de consumo, como remédios, as seguintes coisas:

  • Cilindro de O2;
  • Talas de imobilização de fraturas;
  • Ressuscitador manual adulto e infantil;
  • Rede de oxigênio;
  • Prancha longa de madeira para imobilizar a coluna;
  • Colares cervicais etc.

Suporte avançado à vida (SAV)

Em contrapartida, existe o serviço de remoção de pacientes que se configura por ser um suporte avançado à vida (SAV). Nesse caso, quer dizer que o paciente está passando por um processo mais sério e que, por isso, corre riscos iminentes à vida.

Em situações como essa, deve-se encaminhar uma ambulância de Unidade de Suporte Avançado (USA). Ou seja, trata-se de uma ambulância devidamente preparada para lidar com esse tipo de situação, que tende a ser mais delicada.

Nessa situação, pode incluir pessoas que sofreram algum tipo de acidente grave e que possuem alguma fratura exposta, por exemplo. No entanto, também pode se enquadrar nessa categoria aqueles que têm um infarto ou AVC, por exemplo.

O ideal do suporte avançado à vida é que a ambulância chegue no local em no máximo 15 minutos, mas sempre há um esforço para chegar em menos tempo. Afinal de contas, além da pessoa correr risco de vida, há possíveis agravamentos, como sequelas.

No caso do AVC, a pessoa que não tem atendimento em tempo hábil pode sofrer sequelas para o resto de sua vida, como problemas na fala ou de locomoção.

serviço de remoção

Como deve ser o suporte avançado à vida?

Como se trata de uma ocasião mais delicada, a empresa de ambulância deve dar o máximo de prioridade possível para esses casos. Mas, além de se preocupar em chegar ao local o quanto antes, a ambulância deve ser preparada para oferecer a possibilidade de sobrevivência.

Por conta disso, nesse caso, não basta que a ambulância tenha a mesma estrutura que a anterior. É preciso que tenha equipamentos ainda mais específicos que garantam a sobrevivência. Dentre todos, podemos citar:

  • Aspirador cirúrgico;
  • Respirador a volume;
  • Monitor multiparâmetro;
  • Oxímetro digital;
  • Bomba de infusão para seringas;
  • Incubadora para recém-nascido etc.

Tudo isso sem contar o material de consumo, como remédios, medicamentos de cuidados intensivos ou mesmo o material para imobilização. Esse serviço de remoção de pacientes deve ser bastante completo, com os equipamentos essenciais.

serviço de remoção

Como fazer para solicitar o serviço de remoção de pacientes?

Solicitar o serviço de remoção de pacientes é bem fácil, em especial aqui na Brasil Emergências Médicas. Basta que você entre em contato conosco através do nosso número de telefone e faça a sua solicitação! Para entrar em contato, é só ligar para um dos seguintes números:

  • (41) 99909-2580 ou;
  • (41) 3533-0358.

No entanto, vale destacar que não precisa saber qual serviço de remoção de pacientes. Na verdade, através de algumas perguntas, conseguimos identificar o mais adequado para a situação.

serviço de remoção

WhatsApp

Saiba mais:

Gostou desse artigo? 

Últimas Notícias
Categorias
ambulância qual valor

Ambulância qual valor?

Curitiba, 05 de agosto de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. Com certeza você concorda com a afirmação de que os serviços de ambulância são vitais

Leia mais »