Serviço de remoção ambulância: o que é e quais são os tipos?

serviço de remoção ambulancia

Curitiba, 4 de março de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. Serviço de remoção ambulância: Nos últimos tempos, a atuação das ambulâncias tem sido essencial para toda a sociedade. E isso tem se mostrado ainda mais notável por conta da pandemia. Afinal de contas, o número de pessoas que têm solicitado esses serviços aumentou bastante.

E isso acontece, em especial, porque a nossa saúde é o bem mais precioso que temos. Por conta disso, deve-se ter todo tipo de cuidado e zelo. E, quanto a isso, as empresas de ambulância oferecem um exímio trabalho.

Contudo, há alguns pontos que devem ser salientados ao falar desse assunto. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a responsabilidade das empresas de ambulância é muito maior que apenas o serviço de transporte. Na verdade, essa é apenas uma parcela pequena.

O fato é que, por se tratar de uma empresa que lida com a área da saúde, ela precisa se adequar em diversas questões. Afinal, a vida dos pacientes que estão sendo transportados, de certa forma, está nas mãos da equipe médica.

Ou seja, isso quer dizer que a equipe deve ter um preparo excepcional, haja vista que o intuito é sempre estabilizar o quadro clínico do paciente o máximo possível, antes mesmo de colocá-lo dentro da ambulância e levá-lo até o hospital ou clínica.

Mas, para que isso seja possível, a ambulância deve ser equipada com todas as ferramentas essenciais à segurança, saúde e sobrevivência do paciente. Fora isso, toda a equipe deve ter um preparado, a fim de saber como lidar em qualquer situação.

Por isso, no artigo de hoje, iremos falar sobre todos os detalhes a respeito do serviço de remoção ambulância. Então, para conferir todas as informações sobre o assunto, é só continuar nos próximos parágrafos. Sem mais delongas, vamos ao que importa!

O que é o serviço de remoção ambulância?

Antes de qualquer coisa, é essencial que você saiba o que é o serviço de remoção ambulância. Em suma, nada mais é um serviço em que a empresa se dispõe a buscar o paciente no local em que ele solicitou e, de forma segura, o transporta para o hospital ou clínica.

Ou seja, o intuito desse tipo de serviço é buscar oferecer, de uma forma segura e eficaz, o suporte que o paciente precisa, a fim de que chegue ao local desejado para receber o tratamento adequado para a sua patologia.

Esse é um serviço que traz inúmeros benefícios à sociedade, em especial para aquelas pessoas que têm alguma dificuldade de se locomover ou que têm necessidades especiais. Um exemplo bem claro disso são pessoas que tiveram sequelas devido ao AVC.

Há pessoas que, depois dessa enfermidade, ficam com problemas na fala ou mesmo para se locomover. E, nessas situações, caso não haja como ir até o hospital, o serviço de remoção ambulância proporciona exatamente o que você precisa.

No entanto, há um benefício ainda maior, que é o fato de fazer todo o transporte com o suporte e apoio médico. Dessa forma, caso haja qualquer tipo de ocorrência, os médicos e enfermeiros serão capazes de fazer de tudo para estabilizar o caso.

Mas, uma coisa que você deve entender a respeito do serviço de remoção ambulância é que há mais de um tipo. É bem provável que o que você esteja mais habituado diz respeito à remoção médica. No entanto, vale salientar que essa não é a única finalidade da ambulância.

Por isso, nos tópicos seguintes, iremos falar sobre os tipos de serviço de remoção ambulância. Confira logo abaixo.

Quais são os tipos de serviço de remoção ambulância?

Como dito, existem mais de um tipo de serviço de remoção ambulância, os quais servem para atender aos diferentes tipos de demandas da sociedade. Afinal de contas, não é apenas as pessoas que precisam ir ao hospital que necessitam desse tipo de serviço.

Ademais, vale salientar que o serviço de remoção ambulância varia de empresa para empresa. Isso quer dizer que cada uma tem o direito de oferecer apenas aquilo que sabe que é capaz de prestar. Então, antes de contratar o serviço, confira se a empresa em questão de fato possui a estrutura.

Mas, no geral, os principais tipos de serviço de remoção ambulância, são:

Remoção dependente químico

Esse é o tipo de remoção que se refere a pessoas que precisam de alguma ajuda médica referente ao vício nas drogas. No entanto, por se tratar de uma situação bastante delicada, é essencial que haja intervenção de um profissional.

Afinal de contas, os dependentes, devido a forma como as substâncias agem no organismo, podem agir de formas agressivas, às vezes. Inclusive, em algumas situações, eles podem entrar em surto de abstinência, por exemplo.

Então, em casos como esse, o dependente pode colocar em risco a sua própria vida e as dos demais que estão à sua volta. Ou seja, a importância de ter uma equipe médica, pronta para mediar nessas situações, é essencial.

Fora isso, esse é um serviço de remoção ambulância que se divide em dois: voluntária e involuntária. A primeira, refere-se aquela em que o paciente está de acordo em receber ajuda médica. Inclusive, nesse caso, ele mesmo pode solicitar o serviço.

Em contrapartida, existe aquele em que o paciente não está de acordo em receber ajuda, ou seja, a remoção involuntária. Mas, para que a empresa de ambulância possa fazer esse serviço, é essencial que o familiar tenha um laudo médico, que conste que o paciente precisa desse tipo de intervenção.

Esse é o tipo de serviço mais delicado, uma vez que envolve não apenas o dependente, mas sim uma situação em que todas as pessoas envolvidas sentem o impacto. Por isso, deve-se ter o máximo de cuidado e empatia.

Remoção psiquiátrica

Esse é o tipo de remoção que se refere às pessoas que possuem algum tipo de necessidade psiquiátrica especial, como esquizofrenia, bipolaridade, borderline ou coisas do gênero. Nesse caso, a intervenção médica também se faz necessária.

Afinal de contas, pode acontecer de o paciente ter algum surto psicótico, por exemplo, o que também demanda a necessidade de um tratamento durante o transporte. No entanto, vale ressaltar que não é apenas pessoas com esquizofrenia que podem solicitar esse serviço.

Na verdade, casos em que a vítima tem pensamentos suicidas ou comportamento de automutilação, por exemplo, podem fazer a solicitação dos serviços. Afinal de contas, está colocando à prova a sua própria vida, o que necessita de intervenção.

Ademais, vale ressaltar que esse tipo de serviço de remoção ambulância também se divide em dois: voluntário e involuntário. Então, enquanto a primeira opção se refere a aceitação do paciente em receber tratamento, a segunda alternativa se refere à negação.

Nesse último caso, a fim de dar seguimento com a internação, o familiar ou responsável também deve possuir um laudo, o qual ateste que a vítima em questão possui algum problema mental e que, portanto, precisa de algum tipo de tratamento.

Mas, em ambos os casos, a presença da ambulância é fundamental. Afinal, se a pessoa entrar em surto, por exemplo, ela pode contar com o apoio médico de todos os profissionais, a fim de prezar pela sua saúde e pelo seu próprio bem-estar.

Então, caso precise, em situações como essa, você pode contar com a Brasil Emergências Médicas para lhe dar todo o apoio diante dessa situação!

Saiba mais:

Gostou do artigo sobre serviço de remoção ambulância? 

Gilson Rodrigues de Siqueira

Formado em enfermagem, pós graduado, palestrante em dependência química, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.