O que é um AVC e quais são os tipos?

Curitiba, 25 de fevereiro de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. O Acidente Vascular Cerebral, mais conhecido por AVC, é um problema bastante comum no Brasil. No entanto, ainda que seja um problema relativamente usual, a verdade é que nem todas as pessoas entendem todas as questões a respeito desse assunto.

Por conta disso, muitos nem sequer sabem quais são os riscos desse problema ou mesmo o que ocasiona. E, ainda que sejam questões simples, é essencial que todos saibam os detalhes sobre essa doença.

Afinal de contas, o AVC é a segunda causa de mortes no mundo. Sendo assim, deve-se saber identificar o início de um AVC, por exemplo. Pois, nessas situações, iria se tornar possível procurar ajuda médica antes que o indivíduo tivesse complicações.

Inclusive, em situações como essa, o atendimento célere se torna ainda mais importante. E isso acontece, em especial, porque o AVC é capaz de ocasionar algumas sequelas, as quais irão permanecer pelo resto da vida no paciente, em alguns casos.

Então, a fim de preservar o direito à vida e a vida com qualidade, é de grande importância que você saiba os detalhes sobre esse assunto. Portanto, se você quer saber o que que é AVC, bem como os seus tipos, é só continuar nesse artigo. Sem mais delongas, vamos ao que importa.

Precisando de uma ambulância?

WhatsApp

O que é um AVC?

Antes de tudo, você precisa entender o que é AVC. Em suma, trata-se de um problema muito comum no Brasil, que nada mais é que a morte de algumas células do cérebro. E isso ocorre devido a interrupção do fluxo sanguíneo no órgão.

A sigla “AVC” se refere a “Acidente Vascular Cerebral“. E é literalmente isso que ocorre, uma vez que há morte de células do cérebro. No entanto, esse é um termo médico para o conhecido “derrame”. Nada mais é que uma condição que afeta o sangue.

Ou seja, tanto o sangue quanto o oxigênio passam a ficar deprimidos, o que afeta diretamente o pleno funcionamento do cérebro. E, quando alguém tem AVC, é capaz de afetar uma ou mais áreas do cérebro, inclusive os neurônios.

Por conta disso, caso não haja atendimento médico em tempo hábil, o AVC é capaz de ocasionar em algumas sequelas. Mas, agora que você já sabe AVC o que é, é bem provável que se questione como ele acontece. Iremos falar sobre isso a seguir.

Estamos online para te ajudar! Fale com nosso especialista:

Veja nossas avaliações

Diana Vilarinho
Diana Vilarinho
18. Julho, 2022.
Verificada
Excelente, prestativos, atenciosos , tratamento muito bom. Nota 10. Utilizei o serviço de remoção para consulta. Muito bom.
Maria L Diniz
Maria L Diniz
16. Julho, 2022.
Verificada
Um excelente atendimento! 🙏💜
Daiane Rosolen
Daiane Rosolen
8. Julho, 2022.
Verificada
Atendimento top! Sr. Gilson muito prestativo e super atencioso no atendimento telefônico. Eu agradeço pela gentileza. Coisa rara hoje em dia.
Carolina Luhm Crivellaro
Carolina Luhm Crivellaro
4. Julho, 2022.
Verificada
Excelente atendimento pela equipe.
Ozana Storck
Ozana Storck
21. Junho, 2022.
Verificada
Serviço de excelência
Rosa Pelizari
Rosa Pelizari
1. Junho, 2022.
Verificada
Realizei alguns exames com a Brasil e fui muito bem atendida. Os profissionais são pontuais, educados e qualificados. Obrigado pelo ótimo atendimento.
Izabel Martins Campos
Izabel Martins Campos
23. Maio, 2022.
Verificada
Valmir Mendes
Valmir Mendes
5. Maio, 2022.
Verificada
Maria Mendes
Maria Mendes
5. Maio, 2022.
Verificada
Rosimeire Ribeiro
Rosimeire Ribeiro
5. Maio, 2022.
Verificada

WhatsApp

Quais são os tipos de AVC?

Outra questão que se interliga a esse assunto diz respeito a quais os tipos de AVC. Inclusive, esse é um assunto essencial para se entender. Afinal de contas, a causa dessa doença irá depender de alguns fatores, sendo um deles qual tipo acomete o paciente.

Inclusive, existem alguns fatores de risco para esse problema, o qual também varia de acordo com AVC tipos. Sendo assim, essa é uma informação da qual você precisa obter. Então, em relação aos tipos AVC, podemos citar:

Acidente vascular isquêmico

Muitos procuram saber o que é AVCI, no entanto, nada mais é que uma sigla para “Acidente Vascular Cerebral Isquêmico“. Inclusive, esse é o mais comum entre todos, uma vez que corresponde a cerca de 80% dos casos de AVC.

Mas o que causa o AVC isquêmico? Nesse caso, o entupimento dos vasos cerebrais ocorre por conta de uma trombose. Ou seja, uma formação de placas na artéria principal do cérebro. No entanto, esse problema também pode ocorrer devido a embolia.

Embolia nada mais é quando um trombo ou placa de gordura que se origina de outra parte do corpo se solta. No entanto, o problema é que ela vai para a rede sanguínea, a qual é capaz de chegar nos vasos cerebrais.

Ou seja, muitas pessoas se perguntam o que causa um AVC isquêmico, e uma das causas é o acúmulo de placas de gordura em suas paredes. Contudo, também pode acontecer de um coágulo migrar para um vaso sanguíneo que limita o fluxo de sangue.

Nesses casos, acaba matando as células que não recebem nutrição. Em relação ao AVC isquêmico, ele é muito mais fácil de ter respostas preventivas, ou seja, como se sabe as causa AVC isquêmico é mais fácil evitá-lo. Por conta disso, é essencial se cuidar.

Muitos ainda procuram saber quais são os tipos de AVC isquêmico. Este, ainda pode se ramificar para o AVC transitório, que tende a desaparecer depois de minutos ou horas, por exemplo.

Acidente vascular hemorrágico

Nesse caso, o rompimento dos vasos ocorre, na maioria das vezes, no interior do cérebro. Ou seja, a hemorragia intracerebral, que é quando um vaso sanguíneo ou artéria se rompe. E, por conta disso, causa vazamento do sangue na região que houve a interrupção.

Como consequência imediata desse tipo, há o aumento da pressão intracraniana. Em decorrência desse fato, pode resultar na maior dificuldade para a chegada de sangue em outras áreas que não foram afetadas. Ou seja, tende a agravar a lesão.

Em relação aos demais, esse é o que possui maior índice de mortalidade, uma vez que é mais grave que os demais.

avc

Como acontece um AVC?

Outra dúvida bem comum a respeito desse assunto é sobre como ocorre um AVC. Essa é uma dúvida bem frequente, a qual é de grande importância que você obtenha esclarecimentos. Afinal de contas, é através dessa informação que é possível identificar sintomas em outras pessoas.

Em suma, o AVC acontece por conta de um rompimento e/ou entupimento de alguns vasos que levam o sangue para o cérebro. Então, como fica sem qualquer tipo de circulação no local, a área cerebral pode ficar inteira paralisada.

avc

O que causa o AVC?

Muitos ainda procuram saber o que causa o AVC, no entanto, como há mais de um tipo, deve-se levar em consideração alguns fatores. Ou seja, cada tipo de AVC ocorre por algumas questões mais específicas. Contudo, há pontos em comum.

Em todos os casos, o sangue, como contém nutrientes e oxigênios, não consegue chegar a determinadas áreas do cérebro. Por conta disso, ocorre a perda das funções dos neurônios, o que causa inúmeros sinais e sintomas, que irão depender de acordo com a região envolvida.

Qual a diferença entre AVC isquêmico e AVC hemorrágico?

Para os leigos, é normal achar que se trata de sinônimos para a mesma doença, mas isso não é verdade. O fato é que há diferença entre AVC isquêmico e AVC hemorrágico, os quais com certeza você já deve ter notado nos parágrafos acima.

A principal diferença entre os dois é o fato de que um é mais letal do que o outro. Por conta disso, a forma de tratar um, não necessariamente irá se aplicar para o outro, por exemplo Fora isso, as causas são distintas entre si.

No caso do AVC hemorrágico, esse problema acontece devido ao rompimento de um vaso, que causa o vazamento do sangue. Esse, por sua vez, é o mais agressivo. Agora, em relação ao AVC isquêmico, ele se dá por conta do acúmulo de placas de gordura nas paredes.

Em vista disso, como o isquêmico é mais fácil de “prever”, o paciente consegue mudar alguns hábitos da vida que são capazes de evitar esse problema. Ou, caso ele ainda assim ocorra, com certeza os sintomas e as sequelas serão menores.

avc

WhatsApp

Saiba mais:

Gostou desse artigo? 

Últimas Notícias
Categorias
ambulância qual valor

Ambulância qual valor?

Curitiba, 05 de agosto de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. Com certeza você concorda com a afirmação de que os serviços de ambulância são vitais

Leia mais »