Médicos Curitiba: quais são as especialidades que existem?

Médicos Curitiba: Você sempre sonhou em trabalhar na área da saúde, mas nunca se definiu onde? A verdade é que trabalhar nessa área traz uma enorme recompensa. Afinal de contas, você se sente muito útil, uma vez que está contribuindo para a saúde do próximo.

E, através de você, diversas pessoas podem obter o diagnóstico de uma determinada doença e, então, iniciar um tratamento mais adequado. Muitos sonham com a independência financeira e realização profissional.

Mas, sem sombra de dúvidas, atuar na saúde  proporciona esse sentimento. Mas, se você nunca se viu atuando como clínico geral ou como pediatra, por exemplo, como é possível se manter nessa área? Essa é uma dúvida comum, mas calma! Tem solução.

Você sabia que há mais de 50 tipos de especialidade médica? Então, isso quer dizer que você tem mais de 50 opções para trabalhar nessa área que você sente tanta afinidade! Mas, se você não pretende seguir carreira na área médica, esse é um assunto que mesmo assim você deve conhecer.

Afinal de contas, se você está procurando por médicos Curitiba, por exemplo, deve procurar por aquele que entenda do seu caso. Você não vai a um médico cardiologista para tratar um problema nos rins, por exemplo.

Da mesma forma, se você tem um problema hormonal, que sentido faz ir ao ortopedista? Isso quer dizer que você deve saber quais são as especialidades de médicos Curitiba, até mesmo para você se direcionar aquele que irá lhe dar um apoio específico.

Sendo assim, se você quer saber mais sobre esse assunto, bem como quais são as especialidades de médicos Curitiba, é só continuar nesse artigo.

Precisando de uma ambulância básica ou ambulância UTI?

Entre em contato conosco pelo WhatsApp (41) 99909-2580 ou e-mail disponível no site.

Clique aqui e fale com um especialista ambulância 24 horas

Quais são as especialidades de médicos Curitiba?

Se você está procurando por médicos Curitiba que saibam dar uma solução para o seu problema, é essencial que você se direcione à especialidade correta, uma vez que é a pessoa que mais entende sobre as suas dores.

Afinal de contas, ele dedicou anos da sua vida em estudar áreas específicas e, portanto, é capaz de lhe dar todo o apoio do qual você precisa. Então, isso quer dizer que, mesmo que você não tenha pretensão de seguir carreira médica, deve-se saber quais são as áreas da medicina.

Muitas pessoas passam dias com dor por não saberem qual é o médico mais indicado para fazer uma avaliação. E a verdade é que nem sempre o sistema público é capaz de nos dar essa informação e, por isso, nos sentimos à mercê.

Então, se você quer saber quais são as opções de médicos Curitiba, bem como as suas especialidades, basta continuar a sua leitura nos próximos parágrafos.

médicos Curitiba

Médicos Curitiba – Cardiologista

Esse é o médico especialista no coração. Então, qualquer tipo de problema que tenha relação com o coração ou com o seu sistema circulatório, esse é o médico mais indicado para lhe atender e fazer o diagnóstico.

O cardiologista é capaz de atuar tanto em consultórios quanto em hospitais. No entanto, caso queira, a sua formação permite atuar em casas de saúde e em clínicas públicas ou privadas. Ademais, as suas funções são muitas.

E isso acontece porque ele deve passar por todas as etapas de atendimento. Isto é, entrevista ao paciente, realização de exames ou testes físicos, elaborar diagnóstico e, a depender, até mesmo em intervenções cirúrgicas.

Médicos Curitiba – Dermatologista

A dermatologia é a área da medicina que se foca na prevenção e tratamento de doenças da pele. No entanto, o médico dessa especialidade também é capaz de prestar serviços em relação a outras áreas do corpo, como unhas, boca, cabelos etc.

Os médicos Curitiba em dermatologia podem trabalhar tanto em clínicas públicas quanto privadas. No entanto, caso queiram, há o campo da indústria cosmética. No entanto, essa é uma área ideal para quem quer contribuir com estudos e pesquisas constantes, a fim de descobrir novas formas de tratamento.

Médicos Curitiba – Ortopedista

Esse é o profissional médico em diagnosticar e tratar os diferentes tipos de lesões do sistema locomotor, como o músculo, ossos, nervos, tendões, articulações, ligamentos etc. Ademais, o ortopedista pode tratar de pacientes das mais variadas faixa-etária.

No entanto, o médico dessa área pode se focar em fazer uma subespecialização. Ou seja, quando procura entender e atuar em áreas mais específicas. Pode-se fazer para áreas como o quadril, coluna, ortopedia pediátrica ou trauma esportivo.

Médicos Curitiba – Anestesiologista

Se você já fez alguma cirurgia, do qual passou todo o período desacordado, saiba que foi por conta do profissional dessa área. Em suma, ele é o responsável por conduzir os procedimentos anestésicos. No entanto, esse profissional acompanha o paciente em todas as ocasiões.

Isto é, antes, durante e depois da cirurgia. Antes porque se deve optar pela anestesia mais adequada, a qual varia de acordo com cada paciente. Durante porque pode ser necessário fazer uma reaplicação da mesma sedação ou de outras drogas.

E depois para avaliar como e o que o paciente está sentindo. Trata-se de uma área da medicina que está crescendo bastante.

Médicos Curitiba – Oftalmologista

Ao falar desse tipo, é normal que você logo associe ao cuidado dos olhos. De fato, isso acontece. No entanto, o profissional também trata dos seus anexos. Por isso, ele faz consultas, exames, prescreve tratamentos, uso de lentes corretivas etc.

Em algumas situações, o profissional também é capaz de fazer a correção dos distúrbios de visão. Ou seja, miopia, astigmatismo, estrabismo entre outros. Esse profissional ainda pode atuar em subespecialidades, como:

  • Córnea;
  • Retina;
  • Plástica ocular;
  • Doenças das vias lacrimais etc.

Médicos Curitiba – Urologista

Ao falar nesse tipo de especialidade, é normal que logo as pessoas afirmem ser o “médico dos homens”. De fato, esse médico é capaz de tratar questões relacionadas ao trato genital dos homens, mas saiba que não é só isso?

Na verdade, o urologista é capaz de tratar, de forma clínica e cirúrgica, todos os problemas relativos ao trato urinário tanto de homens quanto de mulheres! Ademais, esse tipo de médico deve acompanhar os pacientes em todas as etapas.

Médicos Curitiba – Oncologia

Esse é o tipo de médico que tem especialização em tratar tumores em pessoas adultas. Por conta disso, esse médico deve conviver com outros profissionais, de outras áreas da saúde, uma vez que o tumor pode acometer o paciente em diferentes lugares.

No entanto, a fim de poder atuar nesse campo, além de se formar em medicina, deve-se ter 2 anos de clínica médica. Agora, em relação à especialização, ela dura uma média de 3 anos.

Médicos Curitiba – Endocrinologista

Em suma, nada mais é que o médico que cuida das glândulas endócrinas e dos hormônios. Mas o que quer dizer isso? Quer dizer que esse é o médico que garante o bom funcionamento do metabolismo do paciente, por exemplo.

Por conta disso, ele é capaz de atuar no tratamento de diversas doenças, como tireoide, diabete, menopausa, distúrbios de crescimento etc. No entanto, essa é uma área da medicina um tanto quanto recente no Brasil.

E isso acontece porque começou a ganhar destaque em 1950. Ademais, trata-se de uma especialidade que tem 200 anos, cujo os primeiros estudos envolveram o funcionamento das glândulas. Para poder atuar nessa área, deve-se ter 2 anos de clínica médica para, então, fazer os 2 anos seguintes da especialização.

médicos Curitiba

Leia também:

Últimas Notícias
Categorias
tuberculose

O que é tuberculose?

A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode afetar partes do corpo como a coluna, o cérebro ou

Leia mais »