Como cuidar do coração?

Curitiba, 17 de fevereiro de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. Como cuidar do coração é o epicentro de sua saúde. Ele funciona 24 horas por dia para alimentar seu sistema circulatório e fornecer nutrientes às células ao redor do corpo. Como tal, seu coração merece os devidos cuidados para fazer seu trabalho para que você possa aproveitar a vida ao máximo.

Faça um favor para seu coração e para você mesmo, siga as dicas abaixo e encontre a melhor forma para cuidar do seu coração.

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Atividade aeróbia 

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A atividade cardio ou aeróbica é vital para um coração saudável, pois aumenta a frequência cardíaca e melhora a aptidão cardiorrespiratória. A American Heart Association recomenda 75 minutos de atividade aeróbica vigorosa e 150 minutos de exercício de intensidade moderada todas as semanas. Você pode se envolver em atividades aeróbicas vigorosas, como correr, pular corda e andar de bicicleta, e atividades de intensidade moderada, como dançar, andar de bicicleta e caminhar rapidamente.

Viva sem fumo

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Parar de fumar é uma excelente maneira de manter seu coração em boas condições. Fumar danifica o coração e os vasos sanguíneos. Além disso, aumenta a probabilidade de contrair doenças cardiovasculares. Além disso, evite o fumo passivo, pois causa ataques cardíacos e derrames .

Durma adequadamente

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Uma boa noite de sono é boa para o coração, pois reduz a pressão arterial e permite que o corpo se repare. Portanto, certifique-se de dormir pelo menos sete horas todas as noites.

Um estudo de pesquisa revelou que o sono ruim resulta em pressão alta, o que aumenta o risco de doença cardíaca.

Consulte um médico para exames regulares

A melhor prática é sempre consultar um médico para um exame de saúde do coração . O médico determinará seus fatores de risco para doenças cardíacas, incluindo dieta, pressão arterial, atividade física, colesterol e histórico médico e familiar, e o aconselhará adequadamente. Eles também podem ajudá-lo a gerenciar seus fatores de risco para uma melhor saúde do coração.

Ria mais

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Esteja você assistindo a um filme ou contando piadas com amigos, ria o mais alto que puder – é bom para o seu coração. Rir diminui a inflamação das artérias, reduz os hormônios do estresse e aumenta o colesterol bom.

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Diana Vilarinho
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18. Julho, 2022.
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Maria L Diniz
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Izabel Martins Campos
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Valmir Mendes
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Maria Mendes
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5. Maio, 2022.
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Rosimeire Ribeiro
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5. Maio, 2022.
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Pratique uma boa higiene dental

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A má saúde bucal contribui para bactérias na corrente sanguínea que afetam as válvulas cardíacas. Como tal, é imperativo ter uma boa higiene dental. Seu coração vai agradecer por isso. De acordo com estudos recentes, escovar os dentes duas vezes ao dia pode diminuir o risco de doenças cardiovasculares.

Coma Saudável

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Um coração saudável precisa de uma dieta saudável cheia de frutas, grãos integrais, vegetais e legumes. Uma dieta saudável melhora a pressão arterial e o colesterol, enquanto diminui o risco de doenças cardíacas. Evite alimentos salgados e gorduras saturadas porque aumentam a pressão arterial e aumentam o colesterol ruim.

Mantenha um peso saudável

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O excesso de peso aumenta sua vulnerabilidade a doenças cardíacas e pressão alta. Portanto, você deve se esforçar para manter um peso saudável. Atenha-se a uma dieta saudável, exercite-se regularmente e diminua a ingestão de calorias para um peso saudável.

Beba mais água

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Algo tão simples como beber mais água pode manter seu coração saudável. Seu coração funciona 24 horas por dia e bombeia cerca de 2.000 galões de sangue diariamente. Beber mais água ajuda seu coração a fazer seu trabalho corretamente .

Fique Ativo

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Evite ficar sentado por longos períodos, pois aumenta o risco de doenças cardiovasculares . Participe de atividades que aumentem sua frequência cardíaca – suba as escadas em vez do elevador, passeie com seu animal de estimação, brinque com seus filhos no parque e faça tarefas domésticas.

Nunca é tarde para adotar mudanças de estilo de vida que mantenham seu coração saudável. As mudanças podem ser tão simples quanto dormir mais, escovar os dentes, beber mais água, fazer exercícios, comer de forma saudável e fazer exames regulares.

Se presenciar um ataque cardíaco, não exite em ligar para uma ambulância particular, você que é de Curitiba e região, conheça a Brasil Emergências Médicas

Reduzindo o risco de doenças cardíacas (Soropositivo)

As pessoas que vivem com HIV devem descobrir seus fatores de risco para doenças cardíacas e tomar medidas para reduzi-los.

Pergunte ao seu médico sobre os medicamentos para o HIV que você toma para ver se algum pode estar aumentando seus níveis de lipídios (colesterol e triglicerídeos). Algumas classes mais recentes de medicamentos podem não afetar seus lipídios tanto quanto os medicamentos mais antigos. Trocar de drogas pode não ser uma opção para todos. É importante que você não troque seus medicamentos contra o HIV sem primeiro falar com seu médico.

Embora você não consiga alterar alguns fatores de risco, você pode fazer muitas coisas para reduzir o risco de problemas cardíacos:

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Pare de fumar – fumar é o maior fator de risco para doenças cardíacas. Se parar de fumar não for uma opção para você agora, tente reduzir o quanto você fuma.

Observe sua pressão arterial – a pressão alta aumenta a carga de trabalho do coração. Se você tem pressão alta, converse com seu médico sobre as opções de tratamento. Se você tem pressão alta, tome os medicamentos prescritos diariamente.

Certifique-se de que seu médico verifique seus níveis de lipídios – se os medicamentos para o HIV fizerem com que seus níveis de colesterol ou triglicerídeos aumentem, talvez seja necessário trocar de medicamento ou usar medicamentos hipolipemiantes, como estatinas. Dieta e nutrição adequadas também podem ajudá-lo a manter níveis lipídicos saudáveis.

Faça exercícios regulares – ser fisicamente ativo pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas. Também pode ajudar a reduzir o colesterol e a pressão arterial.

Observe seu peso – se você estiver acima do peso, é mais provável que você desenvolva doenças cardíacas

Certifique-se de que seu médico verifique seu nível de açúcar no sangue – se você tiver diabetes ou alto nível de açúcar no sangue, seu risco de desenvolver doenças cardíacas é maior. Manter os níveis de açúcar sob controle pode reduzir seu risco. Se você estiver tomando certos medicamentos para o HIV, pode estar em maior risco de diabetes; portanto, é importante que você verifique regularmente seus níveis de açúcar no sangue.

Obtenha ácidos graxos ômega-3 – estes são encontrados naturalmente em peixes, nozes, sementes e óleos vegetais, mas também podem ser tomados como suplementos. Pesquisas recentes entre pessoas vivendo com

HIV mostraram que tomar suplementos de ácidos graxos ômega-3 foi associado a níveis mais baixos de triglicerídeos e de um marcador de inflamação.

Gerencie o estresse. Procure maneiras de lidar positivamente com o estresse da vida – seja conversando com um terapeuta ou integrando meditação ou ioga em sua vida.As estatinas são usadas para reduzir o colesterol e prevenir doenças cardíacas. Os primeiros estudos entre pessoas que vivem com HIV também descobriram que as estatinas podem reduzir a inflamação.

Alguns cientistas acreditam que a inflamação é a chave para o processo de ‘ envelhecimento acelerado ‘ que afeta algumas pessoas que vivem com HIV. Um grande ensaio clínico chamado REPRIEVE está em andamento para examinar a capacidade de uma droga estatina chamada pitavastatina de reduzir a inflamação e doenças cardíacas entre pessoas que vivem com HIV.

No entanto, é importante se cuidar, tanto para uma vida mais saudável e prevenir doenças cardíacas, se estiver com algum desconforto no peito, não exite em falar com o seu médico.

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