15 de junho de 2022
Post por: Gilson Rodrigues de Siqueira

Médico integrativo: conheça a carreira e aprenda a se destacar!

medico integrativo

Curitiba, 15 de junho de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. Você sabe o que um médico integrativo faz? Esse profissional é responsável por lidar com todas as demandas que um paciente apresenta. Além disso, pode indicar tratamentos alternativos, principalmente para pessoas com doenças mais graves.

Nesse sentido, é sempre importante buscar especializações e estar sempre atualizado com novos tratamentos, medicamentos e doenças. E isso é possível, por exemplo, investindo em cursos de cannabis medicinal.

Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas relacionadas à profissão de médico integrativo, como o que é a medicina integrativa, o mercado de trabalho e as tendências!

WhatsApp

A Medicina integrativa e o foco no bem-estar do paciente

O principal objetivo da Medicina Integrativa é garantir a qualidade de vida do paciente, oferecendo formas de tratamento complementares, além da realização de exames e procedimentos.

Essa área possibilita enxergar o paciente como um todo e não apenas sua doença. Devido a isso, o foco é o seu bem-estar e a melhora de sua saúde física e mental.

Sendo assim, o paciente ao receber o diagnóstico, será tratado de maneira humanizada, a partir de uma avaliação que envolve inúmeros fatores.

Naturalmente, para que isso seja possível, é preciso a presença de diversos profissionais da saúde para elaborar uma estratégia eficiente. Desse modo, os cuidados oferecidos aos pacientes são baseados em abordagens e evidências terapêuticas.

Em geral, além da medicina tradicional, várias práticas e tratamentos alternativos podem ser aplicados. Isso porque, é papel do médico dar ao paciente opções de tratamentos eficazes e com menos efeitos colaterais.

Entenda o papel do médico integrativo

O médico integrativo é o profissional responsável por construir uma relação de empatia e escuta com o paciente. Dessa forma, ele também participa de todo o processo de cura, criando uma ligação prolongada entre quem cuida e quem está sendo cuidado.

Nessa abordagem, é necessário obter todo o tipo de informação com o paciente, como a sua rotina, situação financeira e seus hábitos sociais.

Apesar de ser uma prática recente, é importante dizer que a Medicina está em constante evolução. Atualmente, o paciente é visto como um ser humano complexo e com múltiplas demandas.

Sendo assim, esse profissional exerce uma função importante: a de acompanhar pacientes com doenças graves e, em muitos casos, em estágios terminais. Daí a importância de estar atualizado e indicar tratamentos alternativos e que reduzem a dor e o sofrimento.

Que tipo de doença o médico integrativo pode tratar

A abordagem do médico integrativo pode auxiliar no tratamento de diversos tipos de doenças. Entre elas, podemos citar:

  • Asma;
  • Infertilidade;
  • Câncer;
  • Diabete;
  • Dores crônicas;
  • Dor nas articulações;
  • TDAH;
  • Depressão;
  • Insônia;
  • Esclerose múltipla;
  • Dor ciática;
  • Fibromialgia;
  • Cefaléia crônica;
  • Transtorno do estresse pós-traumático;
  • Transtorno de ansiedade;
  • Síndrome do intestino irritável;
  • Vícios.

Para isso, ele pode recorrer a diversos tipos de tratamentos complementares. Ou seja, além das abordagens e medicamentos tradicionais, existem várias alternativas que garantem qualidade de vida aos seus pacientes, como:

  • remédios à base de substâncias naturais — probióticos, vitaminas e remédios à base de cannabis;
  • técnicas para mente-corpo — yoga, meditação e exercícios físicos;
  • práticas para tratar o físico —  acupuntura e massagem terapêutica.

Médico integrativo: conheça a carreira e aprenda a se destacar!

Como ter uma carreira de sucesso na Medicina Integrativa

Para ter uma carreira de sucesso na Medicina Integrativa é preciso se destacar. Vale dizer que, por ser uma área de atuação em expansão, o mercado ainda oferece boas oportunidades.

Veja o que você pode fazer a seguir para ser um profissional de sucesso nessa área.

Invista no atendimento humanizado

Além de muito estudo e dedicação, é essencial que esse profissional invista em um atendimento humanizado. Ou seja, colocar o paciente como o centro das atenções.

Isso quer dizer que é indispensável ouvir suas queixas e entender seus sintomas físicos e mentais. A escuta atenta é a grande protagonista dessa área e pode ajudar a planejar uma estratégia mais eficaz para cada pessoa.

Além disso, é válido explicar com atenção e clareza os passos do tratamento e se mostrar disposto a ajudar. Essa prática gera engajamento e ajuda a construir uma relação de respeito e confiança.

Esteja sempre atento às tendências de tratamentos e medicamentos

Para se destacar nessa área, o profissional deve estar atento às tendências e medicamentos que auxiliem em todo o processo de tratamento. Já citamos algumas abordagens por aqui, mas não custa reforçar.

Como esse tipo de medicina diz respeito a oferecer um atendimento integrado, converse com outros profissionais e esteja aberto à capacitações e atualizações.

Faça cursos e amplie seus conhecimentos

Como as práticas da Medicina Integrativa envolvem diferentes abordagens, o ideal é que o médico esteja sempre se especializando e buscando mais conhecimento.

Podemos citar a importância de participar de cursos de cannabis medicinal, já que estudos recentes comprovam sua eficácia no tratamento de doenças graves, como câncer, fibromialgia e depressão.

medico integrativo

Conclusão

Como vimos, o médico integrativo tem um papel de extrema importância na vida de seus pacientes. Isso porque a Medicina Integrativa está focada em oferecer, além do tratamento convencional, outras práticas que beneficiam corpo e mente.

Vale destacar que, tamanha responsabilidade, exige comprometimento e atenção a estudos, tratamentos e medicamentos que possam melhorar a vida dessas pessoas.

Sendo assim, esteja sempre em busca de aprimoramento e ofereça o que há de melhor para o seu paciente, proporcionando a ele mais qualidade de vida.

Saiba mais:

Gostou do artigo sobre médico integrativo

Gilson Rodrigues de Siqueira

Formado em enfermagem, pós graduado, palestrante em dependência química, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.