Como socorrer uma pessoa engasgada?

Curitiba, 14 de fevereiro de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. A asfixia ocorre quando um objeto estranho se aloja na garganta ou na traqueia e a pessoa fica engasgada, bloqueando o fluxo de ar. Em adultos, um pedaço de comida geralmente é o culpado. As crianças pequenas costumam engolir pequenos objetos.

Como a asfixia corta o oxigênio para o cérebro, preste os primeiros socorros o mais rápido possível.

Boa leitura.

Precisando de uma ambulância?

WhatsApp

Engasgada o que fazer ?

O sinal universal para a asfixia são as mãos apertadas na garganta. Se a pessoa não der o sinal, procure estas indicações:

  • Incapacidade de falar
  • Dificuldade em respirar ou respiração ruidosa
  • Sons estridentes ao tentar respirar
  • Tosse, que pode ser fraca ou forte
  • Pele, lábios e unhas ficando azuis ou escuros
  • Pele que fica corada e depois fica pálida ou azulada
  • Perda de consciência

Se a pessoa for capaz de tossir com força, ela deve continuar tossindo. Se a pessoa estiver engasgada e não puder falar, chorar ou rir com força, a Cruz Vermelha Brasileira recomenda uma abordagem “cinco-e-cinco” para prestar primeiros socorros:

Estamos online para te ajudar! Fale com nosso especialista:

Veja nossas avaliações

Diana Vilarinho
Diana Vilarinho
18. Julho, 2022.
Verificada
Excelente, prestativos, atenciosos , tratamento muito bom. Nota 10. Utilizei o serviço de remoção para consulta. Muito bom.
Maria L Diniz
Maria L Diniz
16. Julho, 2022.
Verificada
Um excelente atendimento! 🙏💜
Daiane Rosolen
Daiane Rosolen
8. Julho, 2022.
Verificada
Atendimento top! Sr. Gilson muito prestativo e super atencioso no atendimento telefônico. Eu agradeço pela gentileza. Coisa rara hoje em dia.
Carolina Luhm Crivellaro
Carolina Luhm Crivellaro
4. Julho, 2022.
Verificada
Excelente atendimento pela equipe.
Ozana Storck
Ozana Storck
21. Junho, 2022.
Verificada
Serviço de excelência
Rosa Pelizari
Rosa Pelizari
1. Junho, 2022.
Verificada
Realizei alguns exames com a Brasil e fui muito bem atendida. Os profissionais são pontuais, educados e qualificados. Obrigado pelo ótimo atendimento.
Izabel Martins Campos
Izabel Martins Campos
23. Maio, 2022.
Verificada
Valmir Mendes
Valmir Mendes
5. Maio, 2022.
Verificada
Maria Mendes
Maria Mendes
5. Maio, 2022.
Verificada
Rosimeire Ribeiro
Rosimeire Ribeiro
5. Maio, 2022.
Verificada

WhatsApp

Manobra de Heimlich

Dê 5 golpes nas costas. Fique ao lado e logo atrás de um adulto engasgado. Para uma criança, ajoelhe-se atrás. Coloque um braço sobre o peito da pessoa para apoio. Dobre a pessoa na cintura para que a parte superior do corpo fique paralela ao chão. Dê cinco golpes nas costas separados entre as omoplatas da pessoa com a palma da sua mão.

Dê 5 compressões abdominais. Realize cinco compressões abdominais (também conhecidas como manobra de Heimlich).

Alterne entre 5 golpes e 5 golpes até que o bloqueio seja desalojado.

Alguns médicos não ensinam a técnica do golpe nas costas, apenas os procedimentos de compressão abdominal. Não há problema em não usar golpes nas costas se você não aprendeu a técnica. Ambas as abordagens são aceitáveis.

Aprenda a realizar compressões abdominais

Fique atrás da pessoa. Coloque um pé ligeiramente na frente do outro para equilibrar. Enrole os braços ao redor da cintura. Incline a pessoa ligeiramente para a frente. Se uma criança estiver engasgando, ajoelhe-se atrás dela.

Faça um punho com uma mão. Posicione-o ligeiramente acima do umbigo da pessoa.

Segure o punho com a outra mão. Pressione com força o abdômen com um impulso rápido e para cima – como se estivesse tentando levantar a pessoa.

Realize entre seis e 10 compressões abdominais até que o bloqueio seja desalojado.

Se você for o único socorrista, faça golpes nas costas e compressões abdominais antes de ligar para o 192 ou para o número de emergência local para obter ajuda. Se outra pessoa estiver disponível, peça a essa pessoa que peça ajuda enquanto você realiza os primeiros socorros.

Se a pessoa ficar inconsciente, realize ressuscitação cardiopulmonar (RCP) padrão com compressões torácicas e respirações de resgate.

Para realizar compressões abdominais (manobra de Heimlich) em si mesmo:

Primeiro, se você estiver sozinho e engasgado, ligue para o 192 ou para o número de emergência local imediatamente. Então, embora você não seja capaz de efetivamente desferir golpes nas costas, você ainda pode realizar estocadas abdominais para desalojar o item.

Coloque um punho ligeiramente acima do umbigo.

Segure seu punho com a outra mão e incline-se sobre uma superfície dura – uma bancada ou cadeira servirá.

Empurre seu punho para dentro e para cima.

Para desobstruir as vias aéreas de uma mulher grávida ou pessoa obesa:

Posicione as mãos um pouco mais alto do que com uma manobra de Heimlich normal, na base do esterno, logo acima da junção das costelas inferiores.

Proceda como na manobra de Heimlich, pressionando com força o peito, com uma estocada rápida.

Repita até que o alimento ou outro bloqueio seja desalojado. Se a pessoa ficar inconsciente, siga os próximos passos.

Para limpar as vias aéreas de uma pessoa inconsciente:

Abaixe a pessoa de costas no chão, braços para o lado.

Limpe a via aérea. Se um bloqueio for visível na parte de trás da garganta ou no alto da garganta, coloque um dedo na boca e varra a causa do bloqueio. Não tente varrer o dedo se não conseguir ver o objeto. Tenha cuidado para não empurrar o alimento ou objeto mais fundo nas vias aéreas, o que pode acontecer facilmente em crianças pequenas.

Inicie a RCP se o objeto permanecer alojado e a pessoa não responder depois de tomar as medidas acima. As compressões torácicas usadas na RCP podem desalojar o objeto. Lembre-se de verificar a boca periodicamente.

Para desobstruir as vias aéreas de um bebê engasgado com menos de 1 ano de idade:

Assuma uma posição sentada e segure o bebê de bruços em seu antebraço, que está apoiado em sua coxa. Apoie a cabeça e o pescoço do bebê com a mão e coloque a cabeça mais baixa que o tronco.

Bata no bebê suavemente, mas com firmeza , cinco vezes no meio das costas usando a palma da mão. A combinação da gravidade e dos golpes nas costas deve liberar o objeto bloqueador. Mantenha os dedos apontados para cima para evitar bater na parte de trás da cabeça do bebê.

Vire o bebê de bruços em seu antebraço, descansando em sua coxa com a cabeça mais baixa do que o tronco, se o bebê ainda não estiver respirando. Usando dois dedos colocados no centro do esterno do bebê, dê cinco compressões torácicas rápidas. Pressione para baixo cerca de 1 1/2 polegada e deixe o peito subir novamente entre cada compressão.

Repita os golpes nas costas e as compressões no peito se a respiração não for retomada. Ligue para a ajuda médica de emergência.

Inicie a RCP infantil se uma dessas técnicas abrir as vias aéreas, mas a criança não retomar a respiração.

Se a criança tiver mais de 1 ano de idade e estiver consciente, aplique apenas compressões abdominais. Tenha cuidado para não usar muita força para evitar danificar costelas ou órgãos internos.

Para se preparar para essas situações, aprenda a manobra de Heimlich e a RCP em um curso certificado de treinamento em primeiros socorros.

Perguntas comuns sobre primeiros socorros para alguém que está engasgando

O que devo fazer se os golpes nas costas não impedirem a pessoa de engasgar?

Se os golpes nas costas não desalojarem o bloqueio, fique atrás deles, junte as mãos em volta da barriga e forme um punho. Puxe as mãos bruscamente para dentro e para cima. Repita até cinco vezes.

Isso às vezes é chamado de manobra de Heimlich ou impulso abdominal. Não faça isso em uma criança com menos de um ano de idade.

O que devo fazer se a pessoa não responder?

Apoie-os, abaixando-os suavemente no chão e trate-os como alguém que não responde e não respira.

O que o pessoal de emergência faz para tratar a asfixia?

O tratamento começa quando os serviços médicos de emergência (EMS) chegam ao local. Eles têm várias maneiras de tratar uma pessoa engasgada. Além de serem habilidosos no tratamento de engasgos e RCP, eles também podem ter várias ferramentas para auxiliá-los na desobstrução das vias aéreas.

Intubação: um tubo de respiração é passado para a traqueia de uma pessoa. Isso pode empurrar o objeto que está obstruindo as vias aéreas para fora do caminho o suficiente para fornecer ar aos pulmões.

Para realizar a intubação, um escopo de metal é inserido na parte posterior da garganta para auxiliar na visualização das cordas vocais, que marcam a abertura da traqueia.

Se, ao usar este escopo, o objeto causador da obstrução puder ser visto, ele poderá ser removido com um instrumento longo chamado pinça Magill.

Se as tentativas de entubar uma pessoa com obstrução completa das vias aéreas não forem bem-sucedidas, o pessoal do EMS pode ter que realizar um procedimento cirúrgico chamado cricotirotomia. Isso envolve cortar o pescoço e fazer um buraco na traquéia logo abaixo do pombo de Adão , através do qual um tubo de respiração é inserido. Este tubo deve entrar na traqueia abaixo do local que está bloqueado pelo corpo estranho.

Uma vez no hospital, o médico pode usar um broncoscópio para remover o objeto. A broncoscopia envolve a inserção de um escopo de fibra óptica flexível na via aérea (traqueia). Se algo for encontrado, esse escopo também possui anexos que o médico pode usar para remover o objeto.

Para realizar este procedimento, a pessoa é fortemente sedada e o nariz anestesiado com um gel tópico. O escopo flexível é colocado através do nariz na parte de trás da garganta e depois guiado para a traqueia.

A maioria das pessoas não se lembra deste procedimento sendo feito. Pode ser realizado rapidamente se uma pessoa estiver em perigo, e a sedação é sempre usada.

Se todas essas manobras falharem, a pessoa engasgada será levada para a sala de cirurgia para que o corpo estranho seja removido e uma via aérea desobstruída seja estabelecida cirurgicamente.

Se observar alguém com indícios de asfixia, não exite em ligar para uma ambulância, tenha sempre um número de prontidão em seu telefone.

As ambulâncias mais preparadas e rápidas, são as particulares. Se você é de Curitiba ou de outro estado e precisa de uma ambulância particular, entre em contato: brasilemergenciasmedicas.com.br

engasgada

WhatsApp

Saiba mais:

Gostou desse artigo? 

Últimas Notícias
Categorias
ambulância qual valor

Ambulância qual valor?

Curitiba, 05 de agosto de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. Com certeza você concorda com a afirmação de que os serviços de ambulância são vitais

Leia mais »