chamar uma ambulancia

Curitiba, 17 de setembro de 2021, escrito por Gilson Rodrigues. Quando uma situação de urgência acontece, chamar uma ambulância pode ser um dos passos mais importantes para salvar a vida da vítima, principalmente se você não tem nenhuma noção de primeiros socorros. Você sabe o número da ambulância para qual ligar e quais os próximos passos?

Urgências e emergências: qual o número da ambulância para ligar? A Brasil Emergências Médicas vai esclarecer tudo para você neste artigo!

WhatsApp

Qual é o número da ambulância?

A Brasil Emergência Médicas é uma empresa de ambulância particular com experiência e consolidada. Atendemos a todos os tipos de urgências e emergências de forma rápida, eficiente e segura. Para solicitar novos serviços, entre em contato através do WhatsApp (41) 99909-2580.

Você também pode chamar o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), cujo número nacional é 192.

Como chamar uma ambulância?

Chamar ambulância pode ser necessário em diversas situações e manter a calma é fundamental. Muitas vezes, nesses momentos de estresse, nós acabamos sem saber o que fazer exatamente e podemos acabar prejudicando a pessoa que necessita de um atendimento ágil e eficiente. Por isso, separamos o passo a passo de como chamar ambulância urgente:

1 – Ligue para o serviço de urgência

Saber de imediato o número da ambulância no momento de necessidade é fundamental. Se você precisa de uma ambulância para transporte do paciente ou atendimento pré-hospitalar, ligue para o número do SAMU, 192. Para evitar possíveis demoras no atendimento e encaminhamento da ambulância, você também pode ligar para Brasil Emergências Médicas, empresa especializada em aluguel de ambulância particulares e atendimento de urgência e emergência.

2 – Informe os principais dados em relação ao estado da vítima

Ao ser atendida, informe em detalhes as principais informações e responda as perguntas feitas pela pessoa que o atendeu de forma assertiva e sucinta. Deixe claro qual o verdadeiro estado de saúde do paciente, quais os sintomas, aspecto da pele, se está consciente e etc. A intenção neste momento é entender a urgência do atendimento.

3 – Informe o endereço

O atendente irá lhe perguntar o endereço do local para que seja feito o encaminhamento da ambulância de forma rápida. Informe seu endereço completo e exato, de preferência dê também referências perto do local para facilitar e acelerar a chegada.

4 – Dê seu número de telefone ao atendente

Deixar o seu número com o atendente pode ajudar em caso de necessidade de retorno. Se alguma informação for pedida ou seja necessário mais informações sobre o paciente ou o local, além de ser um protocolo para evitar trotes.

5 – Descreva a natureza da emergência

A chamada é transferida a um profissional da saúde. Esteja, na medida do possível, calmo e informe a natureza da emergência, ou seja, o motivo da sua ligação. Diga ao atendente como ocorreu o acidente ou a emergência médica. Indique também, caso saiba, do histórico de doença ou algum medicamento em uso pelo paciente. Informe também a idade aproximada e o sexo do paciente.

6 – Siga as orientações do atendente

Já ao telefone, o atendente irá indicar orientações a serem feitas até a chegada da ambulância para ajudar e realizar o suporte a vítima. Siga exatamente o que o atendente falar e não o que você acha que seja certo e mantenha o paciente seguro.

7 – Aguarde com calma a chegada da ambulância

Por mais difícil que possa parecer, não se desesperar em momentos como esse pode fazer toda a diferença. Tente manter a calma e confortar a vítima até a chegada da ambulância. Realize as orientações fornecidas e a ambulância já a caminho chegará o mais rápido possível.

8 – Não deixe a vítima sozinha

Fique sempre atento ao paciente e jamais o deixe sozinho no local em momento algum.

Após o atendimento pelo telefone, será encaminhado imediatamente ao local uma ambulância com todo o suporte e equipamentos necessários para estabilizar o paciente e, caso necessário, encaminhá-lo ao hospital mais próximo.

Quais as situações de urgências?

A urgência é entendida como uma situação clínica ou cirúrgica que não apresenta risco de morte iminente, mas precisa de atendimento e tratamento correto para não evoluir para condições mais graves. Por isso, nos casos de urgências é necessário o encaminhamento do paciente ao hospital.

Confira algumas situações que podem se enquadrar como urgências médicas:

  1. Fraturas
  2. Luxações
  3. Torções
  4. Asma brônquica em crise
  5. Feridas lácero-contusas (causadas pela compressão ou tração dos tecidos) sem grandes hemorragias
  6. Transtornos psiquiátricos
  7. Dor abdominal de moderada intensidade
  8. Retenção urinária em pacientes idosos
  9. Febre maior que 38 graus há pelo menos 48h que melhora com antitérmicos mas retorna antes de completarem-se 4h da tomada do antitérmico
  10. Mais de um episódio de vômito em até 12h

Qual a diferença entre urgência e emergência?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, existem algumas diferenças entre urgência e emergência. Como dito anteriormente, a urgência precisa de um atendimento no curto prazo, mas, já a emergência precisa de um atendimento imediato. Isso porque o paciente em situação de emergência apresenta risco de vida iminente, sendo primordial um suporte adequado e rápido para estabilizar sua saúde e realizar os procedimentos necessários.

Veja situações que precisam de atendimentos de emergência:

  1. Corte profundo
  2. Acidente de origem elétrica/choque elétrico
  3. Picada ou mordida de animais peçonhentos
  4. Queimaduras
  5. Afogamentos
  6. Hemorragia (forte sangramento)
  7. Infarto do miocárdio (dor forte no peito)
  8. Dificuldade respiratória
  9. Acidentes de carro, moto, atropelamento e quedas
  10. Derrames, perda de função e/ou dormência nos braços e pernas
  11. Inconsciência/desmaio
  12. Intoxicação por alimento ou medicamento
  13. Sangue no vômito, urina, fezes ou tosse
  14. Grave reação alérgica
  15. Febre alta permanente
  16. Convulsões, dores intensas no peito, abdômen, cabeça e outros
  17. Traumatismo craniano

Conheça a Brasil Emergências Médicas

A Brasil Emergências Médicas é uma empresa especializada no serviço de ambulância particular. Localizada na cidade de Curitiba, mais precisamente na região metropolitana de Curitiba – São José dos Pinhais. Porém atendemos todo o Brasil.

Nós buscamos através de nosso atendimento proporcionar todo conforto, segurança e tranquilidade aos pacientes e responsáveis. Com um atendimento humanizado, oferecemos todo o suporte para remoções médicas e ao longo do trajeto.

  • Profissionais Brasil Emergências Médicas

Contamos com profissionais rigorosamente capacitados e treinados para realizar o atendimento de excelência e a abordagem indicada para cada situação. Com experiência no mercado, nossa equipe de saúde está preparada para atender qualquer situação de urgência e emergência, garantindo o bem-estar e estabilização da saúde do paciente até o local indicado para prosseguir com o atendimento. Sempre com comprometimento, dedicação e zelo.

A Brasil Emergências Médicas conta com uma frota de ambulâncias modernas, equipadas com tecnologia de ponta e de acordo com legislação estabelecida para transporte em  ambulância em Curitiba. Todas possuem ar-condicionado e alto padrão de segurança, tudo para garantir o bem-estar de todos os pacientes.

Garantimos um atendimento ágil, rápido e seguro.

Faça um orçamento agora mesmo. A contratação é feita de forma rápida e descomplicada.

WhatsApp

Saiba mais:

Gostou desse artigo?