Serviço de ambulância SAMU: quais são os objetivos?

serviço de ambulancia

Curitiba, 7 de março de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. O serviço de ambulância é algo essencial para a sociedade. Afinal de contas, é através dele que a vítima de algum acidente tem a certeza de que terá o máximo de apoio possível mediante uma situação de urgência ou emergência.

No entanto, ainda que o serviço de ambulância seja importante, a verdade é que nem todas as pessoas entendem, de fato, todos os detalhes sobre o assunto. Muitos nem sequer sabem qual é a diferença entre uma ambulância particular e pública, por exemplo.

É normal que haja uma comparação entre ambas. Afinal de contas, por se tratar de um serviço relacionado, algum tipo de semelhança irá ocorrer. E, na verdade, não se trata de algo ruim, mas muito pelo contrário.

É através dessa comparação que o paciente pode medir o quão eficaz é o serviço de ambulância em comparação com uma outra. No Brasil, as ambulâncias que têm maior destaque são os da SAMU, uma vez que se trata de um serviço público.

Por conta disso, o SAMU deve atender todo território brasileiro. Não é à toa que as ambulâncias estão presentes em todas as cidades de território nacional. No entanto, será que você sabe o que é, do que se trata ou mesmo quais são os seus objetivos?

É fato que essa é uma das empresas cuja função é lidar, de forma direta, com a saúde do paciente. Isto é, procura a todo custo estabilizar um quadro clínico instável, por exemplo, oferecendo todo tipo de suporte e auxílio para a sua saúde.

Entretanto, a verdade é que há algumas questões que a grande parte das pessoas não entendem sobre o SAMU. Sendo assim, se você quer aprender mais sobre esse assunto, é só conferir esse artigo. Sem mais delongas, vamos ao que importa!

WhatsApp

O que é o serviço de ambulância do SAMU?

Antes de qualquer coisa, você deve entender qual é o conceito do SAMU. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), nada mais é que um serviço público, cujo principal objetivo é oferecer atendimento de qualidade e rápido à população.

Trata-se de um serviço que existe em todo território brasileiro, uma vez que a constituição exige que o governo ofereça a oportunidade de todos terem um serviço de saúde de qualidade à sua disposição. Por isso, o SAMU serve para suprir essa necessidade.

Como é nacional, a fim de solicitar seus serviços, o cidadão deve ligar no número 192. Muito se pergunta a respeito do número da ambulância e, por isso, destacamos que esse número é padrão para todas as localizações do Brasil.

Mas, por ser um número único para todo o país, como as ambulâncias são encaminhadas para o local correto? Essa é uma dúvida bem comum, mas que a resposta é bem simples. Primeiro de tudo, você deve entender que, ao ligar, existe uma espécie de geolocalização.

Isso quer dizer que, se você estiver em São Paulo, e ligar para o SAMU, de forma automática, você será destinado para a central da região. E a mesma coisa acontece para as demais regiões, seja Santa Catarina, Curitiba, Rio Grande do Sul etc.

Fora isso, ao falar com o atendente, você deve informar a sua localização, de forma mais precisa, a fim de que a ambulância vá até o seu local e preste todos os devidos serviços de atendimento pré-hospitalar. Por isso, não precisa se preocupar.

Após as primeiras informações, a chamada é transferida para o médico regulador, o qual irá orientar o munícipe sobre o que deve ser feito. E, caso necessário, encaminha a ambulância até o local de destino. Contudo, esse é o trabalho do despachador.

Urgência x Emergência: existe diferença?

Uma dúvida bem pertinente a esse assunto diz respeito à diferença entre urgência e emergência médica. Será que ambos os conceitos são iguais, referindo-se a mesma coisa? Ainda que algumas pessoas o utilizem como sinônimo, trata-se de duas coisas diferentes.

A fim de prestar os melhores serviços para a sociedade, o SAMU diferencia os chamados em dois: urgência e emergência. Para cada um desses casos, existe uma forma de operar mais eficaz, a fim de garantir a segurança do bem-estar.

Então, ainda que algumas das vezes pessoas leigas confundam um com o outro, é essencial que você saiba que se trata de dois conceitos diferentes. Abaixo, iremos explicar com mais detalhe sobre cada um deles. Confira.

Urgência médica

Em suma, esse é o conceito que se refere a situações em que a vítima não corre risco iminente de vida. No entanto, isso não quer dizer que ela não necessita de atendimento rápido, em menor tempo possível, mas muito pelo contrário.

As situações de emergência exigem sim uma assistência rápida. E isso acontece porque, ainda que a vítima possa não correr risco de vida, o atendimento adequado é essencial para evitar complicações e sofrimentos.

Alguns exemplos de casos que se enquadram nessa categoria são: dores abdominais agudas, luxações, torções, fratura etc. Ou seja, são casos em que a vítima não corre risco de vida, mas que ainda assim é essencial evitar complicações e dores.

Emergência médica

Em contrapartida, a emergência médica configura casos em que a vítima corre sérios riscos iminentes à vida. Então, nessas situações, torna-se essencial que o atendimento seja ainda mais rápido, a fim de evitar sofrimento intenso.

Ou, às vezes, a preocupação pode ser para evitar risco de lesão permanente, também. Nesse caso, além de fazer todo um esforço para chegar ao local com mais rapidez, a ambulância em questão deve ser mais bem preparada.

Afinal de contas, como o indivíduo corre risco de vida, deve-se ter os equipamentos e ferramentas que sejam capazes de garantir o seu direito à vida ou à sobrevivência. Nessa situação, utiliza-se uma ambulância tipo D, também chamada de ambulância UTI.

As situações de emergências são um tanto quanto comuns no dia a dia. Como exemplo dessa situação, podemos citar: acidentes graves, cortes profundos, agressões físicas, hemorragias, parada cardiorrespiratória, AVC entre outros.

Quais desses serviço de ambulância o SAMU presta?

“SAMU” é a sigla para “Serviço de Atendimento Móvel de Urgência“. Por conta disso, algumas pessoas podem achar que apenas em situações de urgência é que se pode entrar em contato com a empresa. No entanto, isso não é verdade.

Apesar do nome, a verdade é que o SAMU é capaz de atender em ambos os casos. Ou seja, tanto ocasiões de urgência quanto de emergência. Para tal, como dito antes, basta que a vítima entre em contato através do  número da ambulância, o 192.

O SAMU tem infraestrutura o suficiente para atender em ambos os casos. Por isso, sempre que precisar, você pode contar com esse tipo de atendimento. Contudo, ao contatar a empresa, vale ressaltar que existe uma ordem de atendimento.

Afinal de contas, trata-se de um serviço muito utilizado. Sendo assim, todos os dias e a qualquer hora, há demandas para atender. Por conta disso, o SAMU tende a priorizar aqueles casos de maior emergência, ou seja, aqueles em que o paciente corre mais risco de vida.

Trata-se de uma ordem preconizada pelo próprio Ministério da Saúde, os quais todas as unidades devem seguir a risca. Por isso, classifica-se por cores, as quais se referem a maior ou menor prioridade.

WhatsApp

Saiba mais:

Gostou desse artigo?