Quais são as causas da tontura? O que fazer para tratar?

tontura

Curitiba, 3 de março de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. O corpo humano, vez ou outra, possui algumas respostas automáticas, do qual não conseguimos controlar. É o que acontece com o enjoo, por exemplo, em especial durante viagens. Mas, em relação à tontura, o que é isso e por que acontece? O que leva à tontura?

Todo mundo, uma hora ou outra, vai se sentir tonto, e isso pode ser ocasionado por diversas situações. Mas você sabe quais são os motivos de tontura? À primeira vista, muitos enxergam esse problema como algo normal e, por isso, nem sequer dão muita atenção.

No entanto, quando esse fato é seguido de enjoo suor frio tontura, por exemplo, pode causar uma certa preocupação. A verdade é que sim, trata-se de um sintoma comum, mas não quer dizer, necessariamente, que é algo normal.

O nosso corpo dá sinais a respeito da sua própria saúde. Então, ainda que uma tontura isolada não queira dizer nada, o assunto pode ser diferente quando há moleza no corpo e tontura de forma constante, por exemplo. Nesses casos, uma ida ao médico pode se tornar necessária.

A verdade é que nenhum sintoma em excesso significa algo positivo, e em relação a tontura não é diferente. Por conta disso, caso você esteja tendo esse problema de uma forma recorrente, pode ser um sinal de que algo mais sério está ocorrendo.

Diante disso, deve-se saber: tontura constantemente o que pode ser? No entanto, há vários problemas que podem resultar em sintomas como esse. Por conta disso, ir ao médico é um cuidado fundamental, uma vez que ele fará os exames necessários.

Então, se você quer saber quais são as possíveis  causas de tontura, é só continuar nesse artigo, onde iremos falar com todos os detalhes. Sem mais delongas, vamos ao que importa!

O que é tontura?

O termo “tontura” (CID 10 – R42) tende a se referir a duas diferentes situações. Pode ser quando o indivíduo tem a sensação de estar prestes a desmaiar ou perder a consciência, por exemplo, ou ter a sensação de que está tudo girando, que é o mais comum.

Inclusive, em algumas ocasiões, suor e tontura são dois sintomas que andam juntos. No entanto, na grande maioria das vezes, a pessoa tem perda de equilíbrio, náuseas e pode chegar até a vomitar, também.

Por conta desse problema, o paciente sente uma grande dificuldade em andar ou mesmo de manter a postura ereta. Ademais, tontura suor frio enjoo e sonolência são outros sintomas que a vítima também pode sentir.

Ainda há casos em que o paciente relata uma sensação de flutuar ou nadar, por exemplo. No entanto, na grande maioria das vezes, tais sintomas tendem a diminuir ou desaparecer ao deitar. Mas, caso haja tontura do nada ou tonturas frequentes, o ideal é buscar ajuda médica.

E isso ocorre, em especial, porque as tonturas recorrentes podem ser um sinal de que há um problema maior por trás. A tontura é uma condição em que aponta que alguma coisa de errado está acontecendo com o corpo humano.

Então, isso quer dizer que, se a pessoa sente esse sintoma de forma constante, todos os dias, com certeza é um sinal de que alguma coisa precisa ser tratada. Sendo assim, procurar ajuda médica profissional se torna algo indispensável.

Causas tontura

Diante desse assunto, a principal dúvida que as pessoas têm é qual é a causa da tontura. Mas, assim que essa pergunta surge, é normal que a resposta seja “labirintite”. No entanto, a verdade é que ter tontura direto quase nunca é sinal de labirintite.

Na verdade, o fato é que ter tontura de forma recorrente pode indicar cerca de 40 doenças. Por conta disso, a fim de descobrir quais são as causas de tontura ao levantar, por exemplo, o ideal é que você vá ao médico para que ele lhe passe os exames.

Fora isso, vale lembrar que as causas podem se dividir de acordo com os sintomas relacionados. Há quem sinta tontura e moleza no corpo, mas há quem tenha tontura e formigamento, por exemplo. Então, nesses casos, podem indicar problemas diferentes.

Contudo, as causas da tontura relacionada à sensação de desmaio ou perda de equilíbrio podem ser os seguintes:

  • Condições neurológicas;
  • Distúrbios sensoriais;
  • Síndrome vasovagal;
  • Anormalidade no ouvido interno;
  • Efeito colateral de algum remédio;
  • Queda da pressão arterial;
  • Problemas musculares ou na articulação;
  • Condições que afetam o fluxo de sangue do coração etc.

Nesses casos, a pessoa pode sentir arritmia e tontura ou até miocardiopatia. Então, por se tratar de um problema mais sério, é essencial procurar ajuda médica, a fim de resolver a raiz do problema, e não apenas um sintoma.

Mas, caso as sensações sejam de tontura e de flutuar, o que pode ocasionar tontura? Nesses casos, podem ser causadas por:

  • Ansiedade;
  • Hipoglicemia;
  • Infecção no ouvido;
  • Efeito colateral de remédio;
  • Anemia ferropriva;
  • Desidratação;
  • Superaquecimento do corpo etc.

Fora isso, refluxo causa tontura, também. Ou seja, os sintomas são bem amplos. Sendo assim, a fim de obter um resultado mais preciso, não deixe de ir a um médico.

Quais são os tipos de tontura mais comuns?

Há pessoas que sentem tonturas sempre nas mesmas ocasiões. Quando isso acontece, é sinal de que a causa tem ligação direta com a ação tomada. Então, essa é uma ótima forma de descobrir qual a principal causa de tontura.

Por isso, nos tópicos abaixo, iremos falar um pouco mais sobre os tipos que são mais comuns. Sem maiores enrolações, confira abaixo:

Tontura ao deitar

Se você quer saber o que provoca tontura ao deitar, saiba que há inúmeras possíveis causas. Por isso, um especialista deve fazer algumas avaliações. Mas, no geral, a causa mais comum é a labirintite, que se trata de uma infecção no ouvido.

Caso você tenha a sensação de que o mundo está girando à sua volta, e o sintoma piora ao deitar, é bem provável que seja devido a inflamação. Mas, às vezes, algumas questões psicológicas podem provocar esse problema, também.

Tontura ao levantar

Esse é o tipo mais comum, mas o que causa tontura ao levantar? Na maioria das vezes, indica alteração na circulação. O grande aliado desse problema é a hipotensão postural, que nada mais é que a queda de pressão súbita.

Inclusive, nesse caso, a tontura e suor frio pode ser gravidez. No entanto, apenas o médico é capaz de dar um diagnóstico mais preciso.

Tontura após comer

Esse não é um tipo tão comum, mas que pode acontecer por determinados motivos. Um deles, que é o principal, diz respeito à hipotensão pós-prandial. Ou seja, nada mais é que a queda da pressão arterial depois de se alimentar.

Inclusive, a intolerância à lactose causa tontura, também. Ademais, a hipoglicemia reativa também pode proporcionar esse fato. Trata-se de quando a glicemia diminui depois que a pessoa come. É um caso ainda mais comum em pacientes que passaram por alguma cirurgia no estômago.

Fora isso, nesse tipo, a pessoa pode sentir suor frio e tontura ou outros sintomas. Também é um caso comum em pessoas que têm algum tipo de alergia a alimentos. Mas, nesse caso, trata-se apenas de uma reação devido a um outro problema.

Por fim, esses são os principais tipos de tontura. Como cada um tem ligação com alguma atitude anterior, deve-se tratar a causa, e não o sintoma. Mas apenas o médico é capaz de diagnosticar isso.

Saiba mais:

Gostou desse artigo? 

Gilson Rodrigues de Siqueira

Formado em enfermagem, pós graduado, palestrante em dependência química, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.