Queda de pressão: veja em 5 passos simples como agir!

queda de pressão

Curitiba, 8 de fevereiro de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. Queda de pressão: A pressão baixa ou hipotensão arterial se trata de uma deficiência cardíaca que pode ser temporária ou não, ela causa uma grande baixa nos sinais vitais, por isso deve ser tratada com atenção e o auxílio de profissionais capacitados. Se você sofre com pressão baixa, tenha sempre o número de uma ambulância em mãos, dessa forma você pode se precaver de qualquer mal que a hipotensão possa causar.

WhatsApp

Queda de pressão ou hipotensão arterial

Tenha em mente que esse pode ser um mal recorrente, por isso existe a necessidade da prevenção e de se precaver para um momento em que isso venha acontecer, já que mais da metade da população brasileira sofre de doenças cardiovasculares, conhecidas também como cardiopatias. Esses são alguns passos simples de como agir em situações de hipotensão:

Levante suas pernas acima do nível do  coração, dessa forma você irá fazer com que sua respiração fique mais fácil, gerando mais oxigênio nos seus pulmões e fazendo com que seu corpo fique em estado de tranquilidade e oxigenação. Tenha cuidado para não fazer isso da forma errada, prejudicando mais ainda sua respiração, faça de forma suave e tranquila, o mais importante neste momento é respirar da forma correta para não sofrer com um desmaio.

Deite-se de forma que seu corpo entre em estado de relaxamento, faça isso sempre que tiver algum indício de que sua pressão está começando a cair, dessa forma você retarda essa queda e começa a respirar de uma maneira uniforme, antes mesmo que a sua pressão arterial atinja um nível indesejado, afinal quanto mais você se movimentar mais pode agravar sua situação que ainda está no início, por isso é essencial agir com toda calma possível.

Tente ingerir algum líquido de forma devagar, eles ajudam a estabilizar a pressão e também fazem com que o sistema respiratório funcione de maneira mais fluida, mas evite líquidos como café e energéticos, eles apresentam diversos efeitos que fazem com que a sua pressão se torne mais instável. É importante que essa ingestão de líquido citada acima seja de forma devagar e pausada, para não causar o efeito contrário, e ao invés de estabilizar a pressão, deixá-la mais oscilante. Esteja atento para realizar cada um dos precisamente e com atenção.

Pressão baixa como chamar uma ambulância?

Chame uma ambulância, a grande maioria das pessoas negligenciam a ajuda médica em uma situação que parece ser simples, como a hipotensão, ela pode causar desmaios e por isso é relevante ter o telefone de uma ambulância, para chamá-la, sempre que for preciso, uma ambulância particular pode ser sua maior aliada nesta situação difícil. A mesma estará sempre pronta para te atender no menor tempo possível, sempre prezando por sua vida e integridade física.

Afrouxe as roupas, retire qualquer tipo de pressão que possa estar sob o seu corpo, dessa forma você estabiliza a sua respiração, fazendo com que fique mais fácil a oxigenação dos pulmões. Lugares apertados e pouco arejados também podem ser agravantes para a hipotensão, por isso sempre que sentir que está começando a ter uma crise, procure um lugar aberto e ventilado, isso ajudará seu corpo a entrar em estado de relaxamento e fazer com que sua pressão se estabilize.

Contudo, não acredite que algumas dicas simples vão fazer com que se livre deste problema, você saber qual é o número da ambulância, para quando passar por uma crise, ligar e ser encaminhado(a) para uma ajuda especializada que vai fazer com que você trate do seu problema de forma definitiva e profissional. É um problema sério que não pode ser negligenciado, pois pode trazer consequências definitivas para a saúde.

WhatsApp

Saiba mais:

Gostou desse artigo? 

Gilson Rodrigues de Siqueira

Formado em enfermagem, pós graduado, palestrante em dependência química, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.