NÚMERO DA AMBULÂNCIA? atendimento 24 horas

Curitiba, 6 de setembro de 2021, escrito por Gilson Rodrigues. O serviço de atendimento móvel de urgência, ou mais conhecido como SAMU, está preparado 24 horas por dia para atender toda a população que se encontre em situações de urgência e emergência e necessitem de atendimento médico especializado. Qual o número da ambulância?

Precisando de uma ambulância particular?

WhatsApp

Qual o número da ambulância?

O número da ambulância nacional para acionar o SAMU em casos de urgência e emergência é o 192.

O que é o SAMU?

samu

O SAMU, ou Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, se constitui em um serviço público gratuito para atendimento pré-hospitalar de urgências e emergências médicas disponível 24 horas por dia a toda população.

O serviço do SAMU tem como objetivo chegar à vítima em situação de urgência e emergência o mais rápido possível para prestar atendimento e estabilização da saúde, evitando sofrimento, sequelas ou até a morte.

O SAMU está disponível 24 horas por dia e presta o atendimento em residências, vias públicas e locais de trabalho, encaminhando ao local o veículo devidamente equipado para complexidade do caso e equipe de saúde.

Quando ligar para o SAMU?

Casos de urgência e emergência necessitam de atendimento rápido e eficiente para minimizar os riscos. As equipes socorristas estão preparadas para os mais variados tipos de atendimento e complexidade da situação, seja para casos clínicos ou traumas. Um atendimento imediato e eficaz é fundamental para garantir a vida do paciente. A equipe do SAMU conta com enfermeiros, técnicos em enfermagem, médicos e motorista socorrista.

O atendimento do SAMU já se inicia a partir do contato telefônico, em que são passadas orientações em relação às primeiras medidas a serem feitas. Portanto, em casos mais simples, como vômito, dores de cabeça, febre, diarreia, pequenos cortes e leves queimaduras, o usuário que contatar o SAMU também será orientado pelos profissionais em relação ao que deve ser feito.

Nos casos mais graves, o atendente irá identificar o tipo de urgência ou emergência, assim como o local. Em seguida, a equipe médica e veículo indicado são encaminhados ao local, caso necessário.

Quais as situações de riscos?

As situações de urgência e emergência apresentam risco de vida ao paciente, portanto, o SAMU busca chegar ao local no menor tempo possível. Veja algumas situações de urgência ou emergência em que o SAMU 192 deve ser acionado:

● Afogamentos e engasgo;
● Falta de ar intensa;
● Intoxicação ou queimaduras graves;
● Trabalhos de parto em que haja risco de morte para a mãe e para o feto;
● Tentativas de suicídio;
● Acidentes / traumas com vítimas;
Choque elétrico;
● Na ocorrência de maus tratos;
● Crises hipertensivas; dores no peito de aparecimento súbito;
● Acidentes com produtos perigosos;
Urgências psiquiátricas;
● Suspeita de Infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns);
● Vítima inconsciente;
● Agressão por arma de fogo ou arma branca;
● Soterramento, Desabamento;
Crises Convulsivas;
● Na transferência inter-hospitalar de doentes graves;
● Em casos de intoxicação exógena ou envenenamento;
● Outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.

Quando  chamar o SAMU?

Nem sempre há a necessidade de solicitar o atendimento do SAMU. Alguns casos devem-se apenas encaminhar o paciente a alguma unidade de saúde mais próxima para atendimento.

Veja alguns a seguir:
● Cólicas renais;
● Febre prolongada;
● Trocas de sonda;
● Corte com pouco sangramento,
● Entorses;
● Dores crônicas;
● Vômito e diarreia;
● Transferência sem regulação médica prévia;
● Transportes inter-hospitalares de pacientes de convênio;
● Transporte de óbito;
● Dor de dente;
● Levar pacientes para consulta médica ou para realizar exames;
● Todas as demais situações onde não se caracterize urgência ou emergência médica.

Estamos online para te ajudar! Fale com nosso especialista:

Veja nossas avaliações

Diana Vilarinho
Diana Vilarinho
18. Julho, 2022.
Verificada
Excelente, prestativos, atenciosos , tratamento muito bom. Nota 10. Utilizei o serviço de remoção para consulta. Muito bom.
Maria L Diniz
Maria L Diniz
16. Julho, 2022.
Verificada
Um excelente atendimento! 🙏💜
Daiane Rosolen
Daiane Rosolen
8. Julho, 2022.
Verificada
Atendimento top! Sr. Gilson muito prestativo e super atencioso no atendimento telefônico. Eu agradeço pela gentileza. Coisa rara hoje em dia.
Carolina Luhm Crivellaro
Carolina Luhm Crivellaro
4. Julho, 2022.
Verificada
Excelente atendimento pela equipe.
Ozana Storck
Ozana Storck
21. Junho, 2022.
Verificada
Serviço de excelência
Rosa Pelizari
Rosa Pelizari
1. Junho, 2022.
Verificada
Realizei alguns exames com a Brasil e fui muito bem atendida. Os profissionais são pontuais, educados e qualificados. Obrigado pelo ótimo atendimento.
Izabel Martins Campos
Izabel Martins Campos
23. Maio, 2022.
Verificada
Valmir Mendes
Valmir Mendes
5. Maio, 2022.
Verificada
Maria Mendes
Maria Mendes
5. Maio, 2022.
Verificada
Rosimeire Ribeiro
Rosimeire Ribeiro
5. Maio, 2022.
Verificada

Dicas para quem quer ligar para o SAMU

Muitas pessoas na hora da situação de risco acabam ficando sem saber como agir. Por isso, saber qual o número da ambulância antes das ocorrências de acidentes ou situações de urgências e emergência é muito importante para agilizar o processo de atendimento.

Veja algumas dicas caso você precise acionar o SAMU:

● Em caso de acidente verifique a quantidade de vítimas, o estado de consciência delas e se alguma delas está presa às ferragens;
● Ligue para o 192 e siga as orientações do Médico Regulador;
● Sinalize as vias com galhos de árvore e triângulo de sinalização;
● Em caso de acidente com motos: não toque nas vítimas, não retire o capacete;
● Não dê água aos acidentados.

Documentação necessária

Após o contato com a Central de Regulação Médica através do número da ambulância 192, o atendente irá recolher com o solicitante os dados mínimos que são necessários para o acionamento de um recurso de intervenção, como o nome, endereço e causa. Logo após o primeiro contato, é feita uma transferência a um médico regulador que irá avaliar a situação e levantar todas as informações necessárias para decidir em relação ao acionamento de um recurso de intervenção ou apenas orientação médica.

WhatsApp

Como agir em casos de acidentes?

Muitos atendimentos realizados pelo SAMU são feitos em acidentes de trânsito. Prestar os primeiros socorros às vítimas da maneira correta é imprescindível para minimizar todos os riscos que envolvem um acidente. Por isso, esteja atenta às seguintes dicas em relação ao que se deve fazer nessas situações:

● Sinalize a via com triângulo de sinalização ou materiais alternativos como galhos de árvore.
● Não toque nas vítimas, a não ser que esteja habilitado para tal.
● Verifique a quantidade de vítimas, o estado de consciência delas e se alguma delas está presa às ferragens.
● Ligue para o 192 e siga as orientações do Médico Regulador.
● Em caso de acidente com motos não retire o capacete da vítima.
● Não dê água aos acidentados.

Qual a legislação para esse tipo de serviço?

Os serviços de atendimento pré-hospitalar de urgência móvel devem estar de acordo com a legislação vigente para garantir a segurança e bem-estar do paciente. Vejamos quais as Portarias importantes para este setor que necessitam ser seguidas:

Política Nacional de Atenção às Urgências e Rede de Atenção às Urgências 

1. Portaria de Consolidação nº 3, de 28 de setembro de 2017; consolida as normas sobre as redes do Sistema Único de Saúde.

2. Portaria de Consolidação nº 6, de 28 de setembro de 2017; consolida as normas sobre financiamento e a transferência dos recursos federais para as ações e os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde.

3. Decreto nº 9.380, de 20 de maio de 2018, que altera o Decreto nº 7.827, de 16 de outubro de 2012, e dispõe sobre a readequação da rede física do Sistema Único de Saúde oriunda de investimentos realizados pelos entes federativos com recursos repassados pelo Fundo Nacional de Saúde.

4. PORTARIA Nº 3.583, DE 5 DE NOVEMBRO DE 2018 Estabelece os procedimentos para execução do disposto no art. 2º do Decreto nº 9.380, de 22 de maio de 2018, que trata da readequação da rede física do Sistema Único de Saúde oriunda de investimentos realizados pelos entes federativos com recursos repassados pelo Fundo Nacional de Saúde

6. Portaria interministerial n°424, de 30 de dezembro de 2016 – Estabelece normas para execução do estabelecido no Decreto nº 6.170, de 25 de julho de 2007, que dispõe sobre as normas relativas às transferências de recursos da União mediante convênios e contratos de repasse, revoga a Portaria Interministerial nº 507/MP/MF/CGU, de 24 de novembro de 2011 e dá outras providências.

7. Resolução nº 10 da CIT, de 8 de dezembro de 2016 – Dispõe complementarmente sobre o planejamento integrado das despesas de capital e custeio para os investimentos em novos serviços de saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde.”

O que é a Rede de Atenção às Urgências?

O Ministério da Saúde define e estabelece a Rede de Atenção à Urgências da seguinte forma:

O objetivo da Rede de Atenção às Urgências e Emergências é garantir a reordenação da saúde em situações de urgência e emergência de maneira coordenada entre os diferentes pontos de atenção que a compõe. Dessa forma, é possível organizar de maneira mais eficiente a assistência, definindo fluxos e referências adequadas.

É constituída pela Promoção, Prevenção e Vigilância em Saúde; Atenção Básica; SAMU 192; Sala de Estabilização; Força Nacional do SUS; UPA 24h; Unidades Hospitalares e Atenção Domiciliar.

Sua complexidade se dá pela necessidade do atendimento 24 horas às diferentes condições de saúde: agudas ou crônicas agudizadas; sendo elas de natureza clínica, cirúrgica, traumatológica entre outras.

Assim, para que a Rede oferte assistência qualificada aos usuários, é necessário que seus componentes atuem de forma integrada, articulada e sinérgica. Sendo indispensável a implementação da qualificação profissional, da informação, do processo de acolhimento e da regulação de acesso a todos os componentes que a constitui.

Segundo dados da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS) após avaliação do perfil epidemiológico e demográfico brasileiro, evidencia –se que os principais problemas de saúde dos usuários na área de urgência e emergência estão relacionados a alta morbimortalidade de doenças do aparelho circulatório, como o Infarto Agudo do Miocárdio – IAM e o Acidente Vascular Cerebral – AVC, além do aumento relativo ás violências e aos acidentes de trânsito.

Desta forma, a Rede de Urgência e Emergência tem como prioridade a reorganização das linhas de cuidados prioritárias de traumatologia, cardiovascular e cerebrovascular no âmbito da atenção hospitalar e sua articulação com os demais pontos de atenção.”

Qual o número da ambulância para atendimento?

A Brasil Emergências Médicas é uma empresa especializada em atendimentos de urgência e emergência e remoções, disponibilizando o aluguel de ambulância particular. Atua no mercado há mais de 15 anos e conta com uma frota completa de veículos novos e equipados com tecnologia de ponta. Além disso, conta com profissionais eficientes, capacitados e experientes, preparados para todo tipo de atendimento.

Contamos com variados tipos de ambulâncias, adequadas para o complexo do caso do paciente, disponibilizando ambulâncias com suporte básico e suporte avançado à vida.

Nossos serviços estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana.

WhatsApp

Saiba mais:

Gostou do artigo sobre número da ambulância?

Últimas Notícias
Categorias
ambulância qual valor

Ambulância qual valor?

Curitiba, 05 de agosto de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. Com certeza você concorda com a afirmação de que os serviços de ambulância são vitais

Leia mais »