Como fazer marketing digital para a saúde

Muito tem se falado sobre o marketing digital e o quanto ele pode ser benéfico para alavancar uma empresa ou negócio. No entanto, você sabe como fazer marketing digital saúde? Ainda que possa parecer um pouco estranho no início, a verdade é que saber aplicar essa técnica pode lhe gerar grandes resultados. Quer saber mais sobre esse assunto? Então é só continuar nesse artigo.

Como fazer marketing digital saúde? Essa é uma das perguntas que tem se tornado muito comum nos últimos tempos, visto que ele é capaz de trazer inúmeros benefícios para uma instituição, desde que feito da forma correta. Por isso, nos parágrafos seguintes, iremos falar com mais detalhe sobre esse assunto. Confira!

Precisando de uma ambulância básica ou ambulância UTI?

Entre em contato conosco pelo WhatsApp (41) 99909-2580 ou e-mail disponível no site.

Clique aqui e fale com um especialista ambulância 24 horas

O que é marketing digital?

Antes de qualquer coisa, você precisa entender o conceito de marketing. Afinal de contas, é apenas ao entender do que se trata que você pode começar a bolar estratégias que possam dar certo no seu nicho. É verdade que o marketing é uma área bem vasta, mas não é tão difícil de compreendê-lo.

Em suma, trata-se de um conjunto de estratégias que visam fazer com que a sua empresa esteja presente e possa vender dentro de ambientes digitais. É verdade que se trata de uma vertente um pouco nova, mas ela já tem se mostrado muito promissora.

Pare um pouco para pensar: hoje, quantas pessoas estão presentes nas redes sociais? E você acha que, ao menos uma delas, não está interessada nos serviços ou produtos que você tem a oferecer? Então, por que não estar presente nesse meio, e divulgar os seus serviços?

O que falamos acima é bem simplista, mas, na prática, é mais ou menos assim que acontece. É óbvio que para uma boa estratégia de marketing é preciso ter as técnicas corretas e fazer uma série de estudos e avaliações.

Mas, com o que falamos, queremos dizer que, através do marketing digital saúde, além de agregar valor ao seu produto e/ou serviço, torna-se possível impactar mais pessoas e, quem sabe, convertê-las em seus clientes.

marketing digital

Por que o marketing digital para a área da saúde dá certo?

Essa é uma pergunta cuja resposta é bem simples, mas que você deve levar em consideração algumas informações. Nos dias de hoje, o quanto a internet é importante? Atualmente, qual o número de pessoas que se relaciona online, através das redes sociais, por exemplo?

Estima-se que praticamente todas as pessoas possuam ao menos uma rede social, seja ela o Instagram, Facebook ou Twitter. E, ainda que seja um aplicativo cujo objetivo é de entreter, é fato que muitas pessoas usam para negócios.

Marcas muito conhecidas estão presente nas redes e, através dela, geram muito engajamento e aumentam o seu número de vendas. Então, por que em relação a área da saúde seria diferente? Cada vez mais o número de pessoas interessadas em emagrecer tem aumentado, por exemplo.

Sendo assim, se você é nutricionista, realmente acha que as mídias sociais não são formas de aumentar a sua clientela? Ademais, mesmo que o seu público-alvo não esteja presente nas redes sociais, há outras maneiras de incluir o marketing digital nessa área.

Mesmo as pessoas que não possuem um perfil nas redes, se utilizam de um navegador de internet como o Google e/ou YouTube. Hoje, todas as pessoas estão inseridas no meio digital. E esse é o motivo pelo qual as pessoas têm se perguntado como fazer marketing digital saúde, porque ele traz resultados.

Então, se uma empresa oferece serviço de ambulâncias para eventos, por exemplo, e quer divulgar, não é mais fácil divulgar para as pessoas ou instituições corretas? Através do marketing digital, isso se torna possível.

Como fazer marketing digital para a saúde?

A verdade é que há várias formas de como fazer marketing digital saúde. No entanto, isso vai depender do seu tipo de segmento. Afinal de contas, o marketing digital é muito flexível e volátil. Com isso, queremos dizer que uma técnica pode não funcionar para a sua área.

Ou, às vezes, pode acontecer de a técnica até funcionar, mas é preciso mudar algumas abordagens. Lembre-se que cada caso é um caso único e individual. Então, ainda que você se espelhe em outras empresas, tenha em mente que pode ser necessário mudar alguns pontos

Contudo, para podermos explicar melhor essas questões, nos tópicos seguintes, iremos mostrar algumas formas de como fazer marketing digital saúde. Sem mais delonga, vamos ao que realmente importa!

marketing digital

Social Media

Como já dito em parágrafos anteriores, praticamente todas as pessoas estão nas redes sociais. Portanto, o uso das redes sociais deve ser uma estratégia para quem trabalha na área da saúde. Contudo, ainda que pareça fácil, na prática leva alguns cuidados.

É preciso ter todo um planejamento, visto que nem todos os conteúdos engajam ou geram resultados. Então, uma das primeiras coisas que você deve definir, antes de iniciar as suas publicações, é definir o seu público-alvo, ou seja, as pessoas que irão consumir o seu conteúdo.

Apenas depois que você tiver isso bem definido é que você irá começar a produção, focado na sua persona. Essa é a maneira correta de produzir os conteúdos, focado em saber o que o seu público quer saber e está interessado.

Além disso, a estratégia de social media pode ser planejada tanto para cobrir temas atemporais, quanto para alguns mais flexíveis, que estão em “alta”. Essa estratégia pode ser aplicada em qualquer rede social, mas as que mais se destacam são o Facebook e Instagram.

Contudo, você também pode migrar algumas de suas pautas para o YouTube, uma vez que conteúdos em vídeos estão sendo mais procurados nos últimos anos.

CRM

Para que você possa aumentar o número de clientes, ou até mesmo fidelizar os antigos, você precisa investir em relacionamento, para que eles confiem em você. Sendo assim, utilizar o CRM é uma boa pedida, uma vez que essa ferramenta é voltada para o marketing de relacionamento.

CRM quer dizer “Relationship Management”. Ou seja, uma ferramenta para gestão de relacionamento com os clientes. Então, um CRM para clínicas e consultórios é ideal para concentrar informações e contatos dos seus pacientes. 

Além disso, é possível adicionar outras informações como agendamentos de retornos, estratégias de e-mail e coisas do gênero. Então, além de ajudar no relacionamento com seus clientes, também deixará as coisas mais organizadas.

Conteúdo de SEO

Essa é uma ótima estratégia a longo prazo. Através de conteúdo para blog otimizado com SEO, é possível posicionar as suas páginas do seu site entre os principais resultados das pesquisas no Google. Isso vai lhe gerar tráfego orgânico (gratuito) e com a possibilidade de lhe gerar lucros.

No entanto, todos os artigos também devem ser bem planejados, além do fato de serem conteúdos originais e com acompanhamento frequente dos resultados por intermédio das métricas do seu site.

marketing digital

Mídia paga

Se você quer resultados mais rápidos, vai ter de optar pelas mídias pagas, investindo em anúncios digitais. Através dessa ação, você é capaz de alcançar ainda mais perfis interessados no seu conteúdo. Por isso ele é mais rápido.

Através dessas mídias pagas, você pode anunciar no Google (os famosos links patrocinados), ou até mesmo em anúncios em vídeos que aparecem no YouTube, por exemplo.

E-mail

Ainda que algumas pessoas não enxerguem, o e-mail ainda é uma ótima forma de atrair clientes, através das ações de newsletter ou por intermédio do e-mail marketing, por exemplo. Cada uma é indicada para uma coisa e, por isso, é preciso se atentar a cada uma delas.

O e-mail marketing é voltado para ofertas e prestação de serviço, o que nem sempre se encaixa com algumas áreas da saúde. Já a newsletter, serve para compartilhar conteúdos de forma periódica, com uma certa identidade visual.

marketing digital

Leia também:

 

Últimas Notícias
Categorias
tuberculose

O que é tuberculose?

A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode afetar partes do corpo como a coluna, o cérebro ou

Leia mais »