Laboratório de exames em Curitiba: quais exames são essenciais?

laboratório de exames em Curitiba

Curitiba, 8 de março de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. Laboratório de exames em Curitiba: Todo mundo precisa cuidar da sua própria saúde. Por conta disso, é essencial não só apenas ter uma rotina de cuidados, como se alimentar bem ou fazer exercícios. Na verdade, ter uma boa saúde vai muito além disso.

Ainda que você se cuide, o fato é que existem algumas doenças hereditárias, as quais podem acometer o paciente por mais que ele se cuide. Por uma, um dos cuidados que se deve ter, é o de fazer exames, a fim de saber se está tudo bem com o seu corpo.

Ou seja, é o famoso “check-up”. Por conta disso, é interessante que você conheça algumas opções de Laboratório de exames em Curitiba, até mesmo para saber a qual recorrer. E isso se faz ainda mais essencial porque nem todos oferecem os mesmos exames.

Afinal de contas, para poder oferecer algum exame de imagem, por exemplo, deve-se possuir uma determinada estrutura, algo que nem todos os laboratórios possuem. Sendo assim, ter opções de Laboratório de exames em Curitiba é essencial.

No entanto, a fim de saber se está tudo bem com o seu corpo, quais são os exames que você não pode deixar de fazer? Essa é uma dúvida muito comum, e a verdade é que todas as pessoas deveriam obter essa informação.

Então, ainda que haja bastante opções de laboratório de  exames em Curitiba, de nada irá adiantar se você não souber quais exames deve solicitar, não é verdade? E, ainda que isto aparente ser uma questão complicada, a verdade é que é muito mais simples do que talvez esteja pensando.

Sendo assim, se você quer saber mais sobre esse assunto, bem como entender quais são os exames laboratoriais que não podem faltar na sua lista, é só conferir esse artigo, onde iremos explicar com todos os detalhes. Sem mais delongas, vamos ao que importa!

Quais são os exames laboratoriais mais essenciais?

Cuidar da saúde é algo imprescindível. Sendo assim, é de grande importância não apenas manter uma rotina alimentar saudável ou fazer exercícios físicos de forma constante. A fim de saber se está tudo bem com o seu corpo, os exames de rotina devem fazer parte dos seus cuidados.

Mas quais são esses exames laboratoriais que não podem faltar? A verdade é que existem aqueles que são essenciais. No entanto, você deve conhecer também opções de laboratório de exames Curitiba, até mesmo para saber em qual ir.

E falamos isso porque nem todos os laboratórios são capazes de oferecer todos os tipos de exame. A fim de realizar um determinado tipo de análise ou o próprio procedimento do exame, deve-se possuir algumas estruturas, e nem todas possuem.

Por isso, avalie as melhores opções, a fim de optar pelo laboratório exames Curitiba que seja capaz de lhe entregar os exames que você precisa. Mas quais devem ser eles? Confira abaixo os exames laboratoriais mais essenciais.

Hemograma

De todos, esse é o exame laboratorial que mais há solicitação. E isso não é por acaso. Afinal de contas, trata-se de um exame capaz de oferecer informações de grande importância para o médico, e por isso ele é tão comum.

Inclusive, quando unido com outros tipos de exames, eles podem indicar problemas de saúde, recuperação de doenças e alguns outros. E isso se dá porque, através desse exame, é possível obter as seguintes informações:

  • Hemácias: caso estejam abaixo do ideal, pode indicar algum quadro de anemia. Entretanto, deve ser seguido de outros exames, uma vez que se deve considerar o número de hemoglobina e hematócritos, por exemplo;
  • Leucócitos: nada mais é que as células cuja responsabilidade tem direta ligação com a defesa do nosso corpo. No entanto, isso não quer dizer que quanto maior a quantidade, mais bem protegido a pessoa está. Caso os leucócitos estejam elevados, podem indicar algum processo infeccioso;
  • Plaquetas: responsáveis pela coagulação sanguínea. Então, aqueles que têm nível baixo de plaquetas podem ter sangramento com altas chances de formação de trombos. Ademais, o número de plaquetas pode indicar quadros de dengue.

Colesterol

Em suma, o laboratório exames Curitiba é composto por:

  • HDL: esse é o colesterol bom, o qual pode proteger os vasos de acúmulo de placas de gordura, por exemplo. Por isso, o ideal é ter o nível de HDL elevado;
  • LDL e VLDL: em contrapartida, trata-se do colesterol ruim. Nesse caso, ele é capaz de surtir o acúmulo de gordura nos vasos, o que aumenta as chances de infarto e AVC. Por isso, o ideal é ter um nível mais baixo;
  • Triglicerídeos: em suma, tende a equivaler cerca de 5 vezes mais o valor do VLDL.

Ureia e creatina

Esses são importantes exames que visam avaliar a função renal. Por isso, deve-se procurar por um laboratório de exames em Curitiba que faça esse tipo. Afinal de contas, quando os níveis de ureia e creatinina estão altos, podem indicar que os rins estão filtrando menos que o ideal.

Então, nessa situação, pode indicar algum problema renal, por exemplo. Além disso, alguns laboratório de exames em Curitiba podem fazer o cálculo de forma automática para o médico. No entanto, nem sempre se deve levar em consideração.

E isso acontece porque o médico precisa avaliar e interpretar cada caso de forma única. Afinal, deve-se levar em consideração outros fatores também, antes mesmo de informar que o paciente está com a função renal comprometida.

Papanicolau

Recomenda-se fazer o Papanicolau ao menos uma vez por ano, em especial quando se tem uma vida sexual ativa. Em suma, o intuito desse exame é prevenir o câncer de colo de útero e doenças como HPV, infecções vaginais e demais doenças sexualmente transmissíveis.

Glicemia

Trata-se de outro exame de sangue muito importante para detectar possíveis causas de diabetes ou mesmo para tratar a doença. Contudo, antes de procurar por um laboratório de exames em Curitiba para fazer o exame, saiba que é necessário ficar 8 horas de jejum.

Os resultados podem variar de acordo com algumas características físicas do paciente, em especial no que diz respeito a sua idade. Mas, no geral, os resultados indicam o seguinte:

  • Glicemia normal: quando ela está abaixo de 100 mg/dl;
  • Pré-diabetes: também pode variar, mas geralmente é quando a taxa está entre 100 e 125 mg/dl;
  • Diabetes: pode indicar diabetes quando o nível está acima dos 126 mg/dl.

Contudo, não podemos deixar de salientar que, além de os resultados variarem de acordo com o idade do paciente, deve-se obter outros exames a fim de diagnosticar o paciente com essa doença. Afinal, o resultado pode alterar de acordo com o que o paciente comeu no dia anterior.

TSH e T4 livre

Esses são os dois principais exames laboratoriais para analisar como a sua tireoide está funcionando. Sendo assim, caso o TSH esteja muito elevado, pode indicar o início de hipotireoidismo. Isto é, quando a tireoide não funciona como deveria.

Entretanto, caso o TSH e o T4 livre estejam alto, pode indicar hipófise, que também é um tipo de hipotireoidismo, mas que é bem mais raro. Em contrapartida, caso os níveis estejam abaixo do indicado, pode ser sinal de hipertireoidismo.

O que mais preciso saber sobre o laboratório exames Curitiba?

Outra coisa que você deve saber é que você pode contar com o auxílio de uma ambulância particular Curitiba para lhe ajudar no transporte até o local do exame, o que é ideal para pessoas mais velhas ou com problema de locomoção.

Ou, se ainda preferir, saiba que você pode contar com a alternativa dos exames domiciliar, o que garante ainda mais conforto e segurança para o paciente!

Saiba mais:

Gostou desse artigo? 

Gilson Rodrigues de Siqueira

Formado em enfermagem, pós graduado, palestrante em dependência química, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.