Doenças cardiovasculares: o que é e quais são as mais comuns?

doenças cardiovasculares

Curitiba, 7 de março de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. O corpo humano é bastante complexo, com diversos órgãos, tecidos, células, membros etc. E, a fim de manter uma vida saudável, é essencial que se tenha uma rotina de cuidados, as quais procuram preservar o nosso bem-estar.

Afinal de contas, quando o indivíduo não se cuida, ele se torna propenso a desenvolver uma série de problemas, os quais podem prejudicar a sua qualidade de vida. No entanto, de todos os problemas que existem, com certeza os que as pessoas mais temem são as doenças cardiovasculares.

E isso acontece, em especial, porque o coração é o órgão vital para todo ser humano. Sem ele, a vida não existe. Por conta disso, o grande receio das pessoas é que, devido a um problema dessa origem, possa ocasionar à morte.

É verdade que há algumas doenças do coração que podem ser fatais, mas nem todas são. Na verdade, há aquelas em que, através de remédios e uma reeducação de hábitos, o paciente pode manter uma vida normal, como qualquer outro.

Mas, como ainda há várias dúvidas que permeiam esse assunto, a grande parte das pessoas não têm o devido entendimento. Sabe-se que as doenças cardiovasculares hereditárias são uma realidade. No entanto, é um erro achar que apenas essas pessoas podem ter esse problema.

A verdade é que qualquer pessoa que não tenha hábitos saudáveis é capaz de desenvolver problemas desse tipo. Por isso, é essencial saber o que são doenças cardiovasculares e mesmo quais são as possíveis causas.

Então, se você quer saber quais são as doenças cardiovasculares mais comuns, bem como seus respectivos tratamentos, é só continuar nesse artigo. Então, sem mais delongas, vamos ao que importa!

Doenças cardiovasculares o que é?

Antes de qualquer coisa, você deve saber o que significa doenças cardiovasculares. De forma bem direta, nada mais é do que aquelas doenças que atingem o coração e os vasos sanguíneos. Ou seja, todo aquele problema que envolve o órgão.

A grande maioria das pessoas tendem a achar que esse é um problema que surge com a idade. No entanto, essa é apenas uma das possíveis causas. Mas, na grande maioria das vezes, esse é um problema que tem ligação com os hábitos de vida.

Tanto é que existe uma lista bem extensa de doenças cardiovasculares relacionadas ao sedentarismo, por exemplo. No entanto, até mesmo o que comemos pode contribuir ou não para o aparecimento desse tipo de problema.

Fora isso, pode-se diagnosticar esse problema logo ao nascer. E isso acontece porque algumas doenças cardiovasculares são hereditárias. Um exemplo disso é o caso das cardiopatias congênitas, mas há várias outras.

Doenças cardiovasculares o que causa?

Uma dúvida bem comum sobre esse assunto diz respeito a doenças cardiovasculares causas. No entanto, esse é um assunto bem extenso. E isso acontece, em especial, porque a lista de problemas relacionados ao coração é bem grande.

E, cada doença, pode ter uma causa específica. Como dito nos parágrafos anteriores, a má alimentação e diversos outros hábitos que degradam a saúde podem suscitar esses problemas. O tabagismo e o consumo em excesso de álcool são dois exemplos.

No entanto, vale destacar que existem algumas doenças cardiovasculares que podem ter como causa a infecção de vírus, fungos ou bactérias, por exemplo. Alguns deles podem causar inflamação, como é o caso da miocardite e endocardite.

Inclusive, o tratamento para doenças cardiovasculares vai depender de qual é a causa, também. Por isso, a bateria de exames que o médico é capaz de solicitar, em alguns casos, serve justamente para identificar o agente causador.

Como prevenir doenças cardiovasculares?

As doenças cardiovasculares no Brasil têm se tornado cada vez mais comuns. Por isso, há uma grande preocupação sobre como prevenir esse tipo de problemas. Mas, como falamos no tópico anterior, há mais de um agente causador.

Então, no caso de doenças relacionadas a vírus ou bactérias, pode ser um pouco mais difícil de evitar. No entanto, sem sombra de dúvidas a melhor maneira de prevenir esses problemas diz respeito ao fato de manter uma rotina de cuidados.

Por isso, exercitar-se com uma certa frequência, manter uma alimentação balanceada, hidratar-se, evitar o sedentarismo e hábitos que degradam a saúde, como o tabagismo, já é uma ótima forma de evitar esse tipo de problema.

No entanto, um outro cuidado que você deve ter diz respeito à necessidade de ir ao médico de forma regular, a fim de fazer todos os exames. É verdade que isso não vai prevenir que a doença apareça, mas favorece o diagnóstico precoce.

Dessa forma, promove, também, o tratamento precoce. Sendo assim, aumenta as chances para tratar o problema e manter a qualidade de vida.

5 doenças cardiovasculares mais comuns

Há uma dúvida em relação a quais as doenças cardiovasculares mais comuns. Por isso, nos próximos tópicos, iremos falar sobre algumas delas. Para conferir, basta se manter atento aos parágrafos. Confira!

Hipertensão

A hipertensão com certeza é a doença mais comum, uma vez que grande parte dos brasileiros tem esse problema. Em suma, nada mais é que o aumento da pressão arterial, a qual se caracteriza por ser acima de 130 x 80 mmHg.

E isso tende a afetar a forma como o coração funciona. Ainda que seja mais comum em pessoas mais velhas, essa é uma das doenças cardiovasculares em jovens que também pode ocorrer, em especial quando existe o consumo excessivo do sal.

As doenças cardiovasculares e alimentação tem uma direta ligação, e esse é um dos grandes exemplos, além de existir vários outros.

Infarto

O infarto agudo do miocárdio, ou apenas ataque cardíaco, nada mais é que a interrupção da passagem de sangue para o coração. E isso acontece, na maioria das vezes, devido ao acúmulo de gordura nas artérias do coração.

O sintoma mais comum do infarto com certeza é a dor intensa no peito que pode irradiar para o braço. No entanto, a vítima pode sentir tontura, suor, frio e mal estar. Nesse caso, uma ambulância particular é essencial para garantir o atendimento ágil e evitar problemas maiores.

Insuficiência cardíaca

É muito mais comum em pessoas que sofrem de pressão alta, uma vez que leva ao enfraquecimento do músculo cardíaco. Por consequência, há maior dificuldade em bombear o sangue para o corpo. No entanto, há outras causas.

Ademais, os principais sintomas da insuficiência cardíaca é o cansaço progressivo, inchaço nas pernas e nos pés, tosse seca à noite, falta de ar, inchaço nas pernas e nos pés.

Endocardite

Trata-se de uma inflamação do tecido que reveste o interior do coração. Por conta disso, é muito mais comum que o agente causador seja algum fungo ou bactéria. No entanto, essas não são as únicas causas da endocardite.

Na verdade, há uma série de outras doenças que podem proporcionar esse problema, como câncer, febre reumática ou doenças autoimunes, por exemplo.

Angina

Essa não é uma doença muito conhecida, no entanto, a angina nada mais é que a sensação de peso, dor ou aperto no peito. Isso tende a acontecer, em especial, quando ocorre a diminuição do fluxo de sangue para o coração.

Por conta disso, é mais comum em pessoas acima dos 50 anos que possuem pressão alta, diabetes descompensadas ou mesmo que têm hábitos de vida pouco saudáveis e, por isso, resulta na interrupção do fluxo de sangue por conta do acúmulo de gordura nos vasos.

Saiba mais:

Gostou desse artigo? 

Gilson Rodrigues de Siqueira

Formado em enfermagem, pós graduado, palestrante em dependência química, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.