Primeiros socorros cortes e ferimentos?

cortes e ferimentos

Curitiba, 17 de fevereiro de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. Os cortes e ferimentos, seja ele superficial ou profunda, se tratam de acidentes que acontecem com certa frequência e precisam da atenção e cuidado necessários.

Tarefas simples, como manusear uma faca para cortar uma fruta ou esbarrar a cabeça na quina de um móvel, podem ocasionar em cortes e para que a ferida não infeccione, é preciso tomar todas as medidas de primeiros socorros.

Pensando nisso, a Brasil Emergências Médicas reuniu neste artigo todos os primeiros socorros para corte para evitar complicações. Confira!

Precisando de uma ambulância?

WhatsApp

Quais os primeiros socorros para cortes?

Todo tipo de ferimento ou acidente exige determinados cuidados e etapas a serem seguidas no atendimento para garantir a saúde da vítima. Com os cortes não seria diferente. Dessa forma, os primeiros socorros para cortes superficiais precisam de técnicas e cuidados bem diferentes daquelas utilizadas em ferimentos mais profundos. A seguir, entenda melhor a importância desse atendimento pré-hospitalar e como realizá-lo da melhor forma.

Primeiros socorros para cortes superficiais

Realizar os primeiros socorros dos cortes, mesmo que superficiais, é fundamental para evitar qualquer tipo de infecção do local e a evolução do ferimento para algo mais grave. Por isso, veja a seguir quais são eles:

Em caso de cortes superficiais, o primeiro passo é verificar se a ferida realmente não é grave mesmo.

Em seguida, é importante lavar as mãos com água e sabão, com muito cuidado, para higienizar a região e certificar de que o local está limpo e livre de partículas que podem causar infecção;

É indispensável também a aplicação de um antisséptico e manter o local seco em volta da ferida.

A depender do nível da lesão, posicione uma gaze ou um pano limpo para cobrir a ferida. Entretanto, em hipótese alguma coloque algodão, uma vez que as fibras podem grudar no machucado, causando um novo sangramento ao ser removido e piorando o quadro do ferimento;

Mantenha o corte sempre limpo e seco. Isso irá facilitar a cicatrização, mantendo-o em bom estado.

Estamos online para te ajudar! Fale com nosso especialista:

.WhatsApp

Primeiros socorros para cortes profundos

Já os cortes profundos exigem outros tipos de cuidado, já que se trata de feridas mais graves que podem causar maiores sequelas. Veja a seguir os primeiros socorros:

Os cortes profundos exigem ainda mais atenção e cuidado. O primeiro passo é manter a calma e procurar controlar a hemorragia imediatamente;

Para isso, você deve pressionar o ferimento com uma gaze ou pano limpo. Caso o corte não seja tão profundo, o sangramento deve parar em poucos minutos. Em seguida, lave a ferida com água e sabão;

Caso a água não for suficiente para remover toda a sujeira do corte, utilize uma gaze limpa para remover as partículas que permaneceram coladas no machucado;

Tenha sempre bastante cuidado caso perceba algum pedaço de objeto cravado no corte, isso porque ao removê-lo, pode causar uma hemorragia maior;

Se o sangramento permanecer intenso, uma dica para tentar amenizar a perda é elevar o membro para diminuir o fluxo de sangue;

Após realizar a compressa de gaze para conter o sangramento, é necessário consultar um médico para avaliação do ferimento e realização da sutura;

Por fim, após o médico fazer a sutura, são feitos curativos para proteção do ferimento e para que a cicatrização ocorra sem grandes complicações.

Cortes na cabeça: quais os principais cuidados?

Os cortes na cabeça necessitam de uma atenção especial, uma vez que podem causar ainda mais complicações. Esse tipo de ferimento, em grande parte dos casos, causa sangramento abundante, pelo fato da presença de grande número de vasos sanguíneos concentrados nessa região do corpo.

Como dito anteriormente, caso a ferida seja superficial, água e sabão devem ser o suficiente para resolver o problema. Mas, caso seja mais profunda, pode ser necessário alguns pontos para tratar o corte da melhor forma.

Além disso, é possível que a pancada que provocou o corte tenha ocasionado sangramento em algum vaso situado no interior do cérebro, ou até mesmo em outras partes importantes para seu funcionamento, como as meninges, que são as membranas que o envolve. Nesse tipo de caso, é importante realizar o diagnóstico imediatamente, já que esse sangue extravasado pode acabar comprimindo as estruturas cerebrais vitais e colocar em risco a sobrevivência do paciente.

Além da tomografia, que deve ser feita para avaliar a gravidade da lesão, é importante que o paciente permaneça sob observação por 24 horas e permaneça acordado, principalmente se se tratar de uma criança. Caso ela apresente forte dor de cabeça, desequilíbrio ao andar, visão turva, vômitos, pupilas de tamanhos diferentes, sonolência, confusão mental, desmaio, sangramentos pelo nariz ou ouvidos é preciso que ela seja direcionada para assistência médica imediatamente. Isso porque esses sintomas significam possíveis complicações neurológicas.

Dicas gerais para ferimentos causados por cortes

Por fim, reunimos algumas dicas extras que tratam sobre primeiros socorros para cortes e podem te ajudar a lidar com esse tipo de situação:

Não utilize álcool, pomadas ou outros produtos sobre o ferimento. Faça a higienização apenas com água e sabão;

Jamais assopre o ferimento, pois aumenta as chances de contaminação do local;

Caso apareça algum sinal de infecção, busque imediatamente por ajuda médica especializada.

Não esfregue o local na hora em que for lavá-lo. Tenha sempre cuidado e delicadeza durante a limpeza, assim, você evitará piorar o estado do ferimento.

Caso a ferida continue sangrando muito, não adie para ir ao médico. Quanto mais rápido o atendimento, menores as chances de complicações.

Garanta de que a sua mão está bem higienizada antes de tocar no ferimento.

Jamais utilize tecidos e curativos que possam soltar alguns fiapos ou pedaços e grudar no machucado. Por isso, evite sempre o algodão para esse fim.

Caso seja um ferimento superficial, evite colocar muita pressão em cima, com o curativo. Isso porque é importante que o machucado “respire”. O

Use os curativos indicados e apropriados para a lesão, evitando tecidos diversos que você tem em casa.

Caso tenha dúvidas de como proceder, procure um posto de atendimento mais próximo da sua casa.

Sempre analise o material responsável pelo corte e verifique se ele estava sujo ou contaminado. Essa informação é importante para que o médico prescreva os medicamentos corretos.

E aí, o que achou do nosso artigo sobre primeiros socorros para cortes? Se gostou das dicas e informações, não esqueça de curtir e compartilhar com seus amigos e familiares, para que todos conheçam os primeiros socorros para essas situações, tão comum no dia a dia.

cortes

WhatsApp

Saiba mais:

Gostou desse artigo?