Azia frequente: quais são as possíveis causas e o que fazer?

azia

Curitiba, 7 de março de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. O nosso corpo é muito inteligente, afinal de contas, ele dá diversos sinais sobre o que está precisando. Por isso, é normal que sintamos sede, fome ou sono. Trata-se de respostas naturais que o nosso corpo dá, e é essencial saber ler esses sinais.

Mas, assim como ele pode oferecer alguns sintomas que dá a entender que está saudável, ele também é capaz de nos informar que alguma coisa vai mal. Não é à toa que muitas pessoas afirmam que o nosso corpo fala. Porque, de fato, isso acontece.

Tanto é que, quando sentimos febre, pode ser sinal de que adquirimos alguma bactéria, por exemplo. O mesmo acontece com a ânsia ou a azia. Apesar de serem sintomas um tanto quanto comuns, a verdade é que eles podem indicar um problema ainda mais sério.

Afinal de contas, se você sente azia todo dia, pode ser um indício de que a sua saúde não esteja tão bem. No entanto, o fato é que esse é um sintoma um tanto silencioso. E isso acontece porque a grande parte das pessoas acredita se tratar de um problema que não indica nada mais grave.

Às vezes, isso até pode ser verdade, mas não se pode levar como se fosse uma verdade absoluta. A depender do caso, em especial quando se tem azia diariamente, pode ser indício de um problema ainda mais grave.

Se você é do tipo que afirma “tenho azia todos os dias“, é bem provável que esse seja apenas um sintoma de uma doença mais séria. Inclusive, em situações como essa, pode acontecer de você tomar remédios para se sentir melhor, mas não notar qualquer diferença.

Por isso, se você quer saber mais desse assunto, bem como saber como se livrar da azia, não deixe de conferir esse artigo!

WhatsApp

O que é azia?

Antes de qualquer coisa, é essencial que você saiba o que é azia. Em suma, nada mais é que uma sensação de queimação, o qual pode ter diversas causas. No entanto, com certeza a mais comum é o consumo de bebidas alcoólicas.

Mas, em algumas situações, alimentos com alto teor de gordura também podem proporcionar esse sintoma. A pirose, como também pode ser chamada, tem uma localização imprecisa, mas na grande maioria das vezes se manifesta entre a boca do estômago e garganta.

Fora isso, há algumas pessoas que tendem a sentir uma queimação no peito, também. Ademais, trata-se de um sintoma específico, o qual também tem origem específica. Ou seja, a parte mais baixa do esôfago, o qual é bastante incômodo.

Entretanto, quando se fala de azia, é normal que as pessoas associam à gravidez, uma vez que é um dos sintomas comuns. Mas, ainda que possa indicar gestação, é capaz de ser uma série de outros problemas, e isso deve ser avaliado.

A azia prolongada, às vezes, também pode indicar o abuso de substâncias tóxicas, como o álcool, por exemplo. No entanto, como as causas desse sintoma são bastante extensas, torna-se ainda mais necessário procurar ajuda médica.

Quais são as causas da azia?

A azia frequente não é algo comum e, de forma alguma, indica que o indivíduo está com a saúde em dia. Na verdade, na grande maioria das vezes, trata-se de um problema ainda maior. Então, nessas situações, deve-se saber qual é a causa.

Esse é um sintoma bem incômodo, o que pode atrapalhar em alguns afazeres do dia a dia. Por conta disso, a fim de procurar o tratamento mais adequado, deve-se saber qual é a causa. Contudo, só é possível descobrir através de alguns exames.

Por isso, se você quer saber o que pode ser ter azia todos os dias, a melhor coisa que você pode fazer é ir ao médico, uma vez que ele irá indicar alguns exames para saber qual é a causa. Mas, nos tópicos abaixo, iremos falar sobre algumas das possibilidades. Confira.

Refluxo

Ter azia todos os dias não é algo normal e, na grande maioria das vezes, pode indicar refluxo gastroesofágico. Ou seja, nada mais é que quando ocorre o retorno involuntário do conteúdo que está no estômago para o esôfago.

Por conta disso, o paciente tende a sentir um grande desconforto, uma vez que é um conteúdo muito ácido. No entanto, nesse caso, além da pessoa sentir azia, acompanha alguns outros sintomas, como uma dor intensa na região do tórax.

Hérnia de hiato

Trata-se de um problema que facilita o refluxo e, sendo assim, um dos sintomas é a azia. No entanto, esse tipo de problema é mais comum em pessoas que têm excesso de peso, que fumam ou que praticam muito exercício físico.

Em relação aos sintomas, eles são um tanto leves, bem parecidos com os de refluxo. No entanto, também inclui a indigestão, em especial quando a pessoa deita após comer. Fora isso, tende a piorar quando a pessoa se inclina.

Consumo de bebida alcoólica

O vinho causa azia, por exemplo, além de diversas outras bebidas alcóolicas. E isso acontece porque a substância relaxa a musculatura do esfíncter esofágico. Então, devido a esse problema, favorece o retorno do alimento e do ácido estomacal.

Ademais, o álcool  é capaz de aumentar a produção de suco gástrico, que ocasiona gastrite. Por isso, além da azia, a pessoa pode sentir queimação, também.

Intolerância alimentar

Nesse caso, pode ocasionar diarreia e azia, além de outros sintomas. Em suma, a intolerância alimentar nada mais é que quando o organismo tem dificuldade para fazer a digestão de alguns alimentos. Os mais comuns tipos de intolerância são à lactose ou ao glúten.

Por conta disso, a digestão é mais lenta, uma vez que o corpo não possui tantas enzimas para degradar certos nutrientes. Portanto, passa a acontecer o acúmulo desses nutrientes no estômago, o que ocasiona no desconforto gástrico.

Esofagite

Se você quer saber o que pode ser azia todos os dias, saiba que um dos problemas é a esofagite. Em suma, nada mais é que uma inflamação, a qual ocorre no esôfago. Isso acontece, em especial, devido ao refluxo.

No entanto, há casos em que isso decorre de alguma reação alérgica a algum alimentos. Fora isso, os sintomas são bem parecidos com os da gastrite. Contudo, o indivíduo ainda pode sentir perda de apetite ou dificuldade para engolir, também.

Bebida com cafeína

Muitos se perguntam o que pode ser azia frequente. No entanto, isso pode decorrer da ingestão excessiva de bebidas que tenham cafeína, como café, chá preto, chá verde, chá mate, chocolate ou refrigerante de cola, por exemplo.

O consumo em excesso de cafeína é capaz de causar o sintoma de azia. Afinal de contas, essa substância aumenta o relaxamento da musculatura do esôfago. Dessa forma, favorece o retorno do suco gástrico para o esôfago.

Como tratar a azia constante?

Já falamos sobre azia demais o que pode ser. Mas, agora, com certeza você deve estar se perguntando sobre o que fazer para tratar esse problema. No entanto, como você pôde notar, há vários motivos capazes de ocasionar a azia.

E, para cada problema, existe uma forma de tratar mais eficaz. Por isso, se você quer resolver, a melhor coisa a se fazer é procurar um médico, a fim de que ele possa avaliar qual é a causa e, então, indicar qual é a melhor forma de tratar o seu caso.

WhatsApp

Saiba mais:

Gostou desse artigo?