28 de janeiro de 2022
Post por: Gilson Rodrigues de Siqueira

O que fazer em acidentes domésticos com crianças?

acidentes domésticos

Curitiba, 28 de janeiro de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. Acidentes domésticos: Com a atual situação que vivemos hoje em dia é bem comum as crianças ficar em casa.

Contudo, isso pode se tornar um problema caso os pais não fiquem de olho em seus pequenos.

Como as crianças estão mais tempo em casa, podem haver mais acidentes domésticos como incêndios, cortes com objetos pontiagudos, queimaduras etc.

Mas não se preocupe, neste artigo você vai ver algumas dicas de como prevenir acidentes domésticos com crianças, além disso, faça os primeiros socorros.

Precisando de uma ambulância?

WhatsApp

Primeiros socorros para acidentes domésticos com crianças

Os primeiros socorros diante de uma situação grave é muito importante, pois pequenos gestos podem salvar uma vida.

Muitas das vezes é mais rápido tentar socorrer a vítima no local do que esperar o resgate chegar para poder fazer os primeiros socorros.

Pois o resgate pode demorar até 30 minutos para chegar no local, e no decorrer desse tempo a vítima pode morrer.

Não estou falando para deixar de chamar o resgate. Estou falando para você fazer os primeiros socorros até o resgate chegar.

Veja abaixo como fazer os primeiros socorros para acidentes com crianças.

Estamos online para te ajudar! Fale com nosso especialista:

WhatsApp

Sangramento no nariz

Esse acidente é bem comum de acontecer. ocorre quando a criança cutuca o nariz com algum objeto, sofrer pancadas ou fica muito tempo no sol.

Para estancar o sangramento é recomendado apertar as duas narinas por pelo menos 10 minutos, inclinar a cabeça para trás.

Outra coisa a se fazer é após o sangramento parar, e limpar o nariz com um pano molhado morno. Você só deve assoar o nariz após 5 horas do sangramento.

Este acidente não é grave, mas se houver outros sintomas como dor de cabeça, tontura, desmaios etc. Ligue para a samu, Visto que, isso pode ser outro problema mais grave.

Ingestão de substâncias tóxicas

Acredite, a ingestão de substâncias tóxicas por crianças acontece muito. Isso por que os adultos podem esquecer essas substâncias em locais baixos.

Desse modo, a criança vai olhar aquela substância e vai querer colocar na boca, beber, onde vai ocorrer a ingestão dessas substâncias.

Nesses casos você deve fazer:

  • Dar água, líquido para a criança;
  • provocar o vômito;
  • Descobrir qual substância a criança ingeriu;
  • Ligue para o resgate;
  • Deixe a vítima calma;

Para evitar que a criança faça a ingestão dessas substâncias, não deixe produtos de limpeza em locais baixos. Desse modo, evita-se que haja possíveis acidentes domésticos.

Cortes

Os cortes e um dos acidentes que mais ocorrem com crianças. Elas são muito curiosas, quando veem algum objeto já pegam e começam a brincar.

Os objetos cortantes que as crianças mais gostam de mexer são facas, tesouras etc.

Se houver cortes os primeiros socorros a se fazer são:

1- Limpar o local com álcool e soro fisiológico;

2- Tapar o corte com um pano limpo;

3- Passar uma pomada para cicatrização;

Choque elétrico

Segundo o ministério da saúde, cerca de 3.100 crianças morrem todos os anos devido a acidentes com choque elétrico. Em consequência da falta de segurança das tomadas existentes em casa.

Para impedir que esse tipo de acidente aconteça, coloque protetores de tomada. Isso impede que a criança coloque a mão na tomada.

Se por acaso houver um acidente com choque elétrico, as primeiras coisas a fazer e:

  • Desligar a fonte de energia;
  • Deslocar a criança de perto da fonte de energia;
  • Deite a criança, evitando que haja quedas após o choque;
  • Chame o resgate;

Asfixiamento

Os Asfixiantes geralmente acontecem com as crianças pequenas, em razão de que elas têm a mania de colocar tudo o que acham na boca.

E aí que ocorre o sufocamento, isso por que o objeto tampa a via respiratória da criança ocasionando a asfixia. Os pais devem estar atentos a criança pequena, qualquer coisa que ela pôr na boca é recomendado retirar.

Nessa situação, os pais devem bater nas costas da vítima 5 vezes, a mão deve estar aberta para que o objeto saia mais facilmente devido a pressão do tapa.

Mesmo com esse tapa a criança não conseguir cuspir o objeto, ligue para o samu ou vá para o hospital o mais rápido possível.

Queimaduras

A Queimadura acontece quando a criança coloca a mão numa panela quente, mexer com água fervendo etc.

Nesse tipo de situação, é necessário lavar o local da queimadura com água corrente fria e sabão por 10 minutos.

Ou colocar o creme da babosa em cima, para cicatrizar mais rápido você pode passar em cima da ferida uma pomada própria para queimaduras, assim a cicatrização vai ser mais rápida.

Uma grande mentira que sempre acreditamos, quando você se queimar deve-se passar pasta de dente em cima do local queimado.

Isso é uma grande mentira, se você fizer isto há uma grande chance de a ferida arder e ficar mais irritado. Sendo mais difícil cicatrizar.

Se a ferida estiver maior que a palma da sua mão, ligue para o resgate ou vá para o hospital. Pois nesses casos a queimadura pode ser de 2 ou 3 graus.

Como evitar que esses acidentes aconteçam?

Nunca deixe uma criança sozinha, pois ela pode acabar sofrendo um acidente grave.

Ainda mais elas sendo curiosas qualquer coisa pode se tornar um perigo. Uma coisa que vejo muito nos jornais e crianças tomando descarga elétrica após enfiar um objeto metálico dentro da tomada.

E acontece mais com crianças pequenas, por isso evite deixar objetos pontiagudos, metálicos em local baixo. Assim você pode evitar um acidente.

Tampar as tomadas de casa é bastante importante, visto que com a tomada tampada é quase impossível a criança enfiar o dedo e acabar levando um choque.

Outro tipo de acidente que ocorre muito é a ingestão de produtos químicos. Isso acontece, pois, a criança por exemplo vê o produto de limpeza colorido, logo ela vai achar que é suco, o que pode fazer com que ela beba essa substância fazendo ela passar mal, e em alguns caso morrer.

Sendo assim, evite deixar produtos de limpeza em locais baixos.

Sabe aquelas peças de lego do seu filho pequeno?

Não o deixe brincar com esse brinquedo.

As peças saem com muita facilidade, logo a criança pode colocar este fragmento do brinquedo na boca causando o engasgamento.

Conclusão

Neste artigo você viu os primeiros socorros para acidentes domésticos com crianças, essas dicas funcionam e devem ser aplicadas antes do SAMU chegar.

Isso porque, dependendo do acidente ocorrido com a criança é preciso fazer os primeiros socorros antes do SAMU chegar.

Pois, a demora pode fazer com que a vítima morra.

Mas o ideal é chamar o resgate. Espero que esse artigo tenha te ajudado.

Compartilhe esse artigo com um amigo que tem filho, tchau até o conteúdo.

WhatsApp

Saiba mais:

Gostou desse artigo?