6 de janeiro de 2023
Post por: Gilson Rodrigues de Siqueira

Como evitar erros comuns de equipes médicas

equipes

Manter os protocolos é uma medida importante, assim como se comunicar bem com a equipe multidisciplinar. Quem trabalha na área da saúde sabe que a responsabilidade é gigante. Afinal, esses profissionais lidam, todos os dias, com a vida das pessoas, e qualquer erro pode se tornar um grande problema — especialmente se ele não for identificado a tempo.

Acontece que quem trabalha nessa área também é humano e erros acontecem. Assim, o que se pode fazer é o possível para evitá-los. Essa deve ser uma preocupação de todo mundo que trabalha nessa área, pois, além de danos ao paciente, erros graves podem ser péssimos para a carreira e a saúde mental dos profissionais.

Além de investir em uma formação médica que dê boas bases para atuar, utilizar alguma ferramenta de marketing médico, que organiza os atendimentos e os prontuários das clínicas, é uma boa ideia. Também é importante conhecer os principais erros médicos e trocar experiências com outros profissionais, que podem ter dicas importantes sobre estratégias para evitar que os problemas aconteçam. Reunimos nesta lista algumas ações essenciais.

Organização é coisa séria

A organização é a palavra-chave para evitar erros em qualquer área. Todo profissional de saúde deve criar algum sistema para garantir isso. Alguns softwares especializados na área podem ajudar bastante. Eles são pensados não só para organizar os prontuários dos pacientes, mas também a agenda dos profissionais.

Protocolos foram feitos para serem seguidos

Justamente com a intenção de evitar erros médicos existem os protocolos. Apesar de parecerem chatos e, muitas vezes, desnecessários, eles foram planejados levando em conta todas as variáveis envolvidas por gente que estudou sobre cada caso ou procedimento. Melhor pecar pelo excesso de cuidado que pela falta.

Os protocolos de higiene estão entre os mais importantes, pois são essenciais para evitar contaminações. Os aparelhos devem ser limpos com álcool, os profissionais devem lavar as mãos com mais frequência, bem como trocar luvas, lençóis, agulhas e outros materiais de uso individual entre um atendimento e outro etc.

Na dúvida, cheque

Ler atentamente os prontuários é fundamental, mas não basta. É importante ter certeza. Cheque os dados do paciente antes da consulta, cheque os protocolos de atendimento de casos que não atende com tanta frequência, cheque as possibilidades de interpretação de um exame. A dúvida pode ser o erro.

Formação continuada é obrigação

Não basta fazer uma boa graduação, a medicina é uma área que está sempre se atualizando e quem trabalha nela também precisa fazer isso. Conhecimento, certamente, é uma das melhores formas de evitar erros.

Isso sem falar que os momentos de formação são também oportunidades de trocar experiência com outros profissionais da área.

Conversar com a equipe é fundamental

As equipes de atendimento em saúde são multidisciplinares, e os profissionais precisam trabalhar sempre alinhados. Além das informações do prontuário, é importante que eles conversem, principalmente se tiverem qualquer dúvida sobre algum ponto do que está lá.

Na troca de plantões também é recomendado que as equipes troquem informações sobre detalhes de cada paciente e procedimentos que foram ou devem ser realizados. Deixar bilhetes ou anotações nas ferramentas digitais são soluções caso o encontro presencial não aconteça nesse momento.

Descanso não deve ser dispensado

Por conta dos plantões e da alta demanda por profissionais de saúde, não é incomum que muitos trabalhem longos turnos, negligenciando a própria saúde. Mas essa pode ser, justamente, a causa de muitos erros. Afinal, ficamos mais desatentos quando estamos cansados.

O ideal é que as escalas de trabalho sejam sempre pensadas priorizando o descanso dos profissionais. Cuidados com a saúde mental, como terapia, exercícios físicos, meditação, entre outros, também são especialmente recomendados para profissionais que trabalham sob tanta pressão.

Saiba mais:

Gostou desse artigo?