Ambulância 192: o que preciso saber antes de solicitar os serviços?

ambulancia 192

Curitiba, 25 de julho de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. Com certeza você já deve ter ouvido falar da ambulância 192, afinal de contas, trata-se de um serviço essencial para toda a sociedade. Mesmo porque, através dos serviços de ambulância, uma pessoa tem a garantia de que se fará o possível para mantê-la viva.

Quanto a isso, não há como negar o quão essencial uma ambulância é para vida de todas as pessoas. Inclusive, o SAMU é tão vital que está presente em todos os estados do Brasil, o que o faz ser muito conhecido.

No entanto, por mais que seja amplamente conhecido, isso não quer dizer que todas as pessoas entendam, de fato, a forma correta de se solicitar esses serviços. A verdade é que ainda existe muita desinformação a esse respeito.

Há muitas pessoas que nem sequer sabem quais são as situações que competem a uma ambulância. Mas, a fim de manter a segurança de todos, essa é uma informação que todas as pessoas deveriam. Até porque, numa situação em que um paciente corre sério risco de vida, ele precisa de atendimento rápido.

Nesse caso, além de contatar a ambulância 192, também é ideal ter algumas ações para acelerar o atendimento. Dessa forma, fará com que o veículo chegue o quanto antes ao local, estabilize o quadro clínico de cada paciente e, então, direcione para o hospital.

Por isso, é essencial obter alguns entendimentos antes de solicitar uma ambulância em Curitiba ou em qualquer outro local. Nesse artigo, iremos abordar tudo o que você precisa saber sobre ambulância 192. Então, sem mais delongas, vamos ao que importa.

Precisando de uma ambulância?

WhatsApp

O que é a ambulância 192?

A ambulância 192 nada mais é do que um serviço que se refere ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, mais conhecido como SAMU. Em suma, ele é o responsável por prestar atendimento para vítimas de algum acidente ou doença que as colocaram em uma situação de risco.

Ou seja, trata-se de uma ambulância emergência, disposta a prestar os atendimentos de primeiros socorros para, então, transportar a vítima até o hospital mais próximo. No entanto, ao contrário do que muitos pensam, essa não é uma ideia brasileira.

Essa é uma ideia que surgiu na França, no ano de 1986, com a seguinte nomenclatura “Service d’Aide Médicale Urgente” a qual também se utiliza da mesma sigla (SAMU).

Em suma, deve-se acionar a ambulância 192 no caso de acontecer algum acidente, por exemplo, ou quando o paciente tem algum mal súbito.

Ademais, é válido salientar que se trata de um serviço de ambulância 24 horas, uma vez que não há como prever quando esse tipo de situação irá acontecer. Por isso, deve-se ter sempre um veículo à disposição para quando for preciso.

Estamos online para te ajudar! Fale com nosso especialista:

WhatsApp

Uma ambulância particular é o mesmo que uma ambulância 192 do SAMU?

Hoje em dia, além do SAMU, existe opção de ambulância particular. No entanto, isso faz com que algumas pessoas se perguntem se elas são capazes de fazer as mesmas coisas que um veículo do SAMU. No entanto, há algumas diferenças cruciais.

Primeiro que o SAMU apenas atende em casos de emergência, onde o paciente requer atendimento imediato no local do acidente. Caso queira uma ambulância para remoção particular, isso também é possível. Porém, é possível fazer muito mais.

Uma ambulância particular também é capaz de operar em situações de menor complexidade, como para exame domiciliar, alta hospitalar, transferência entres hospitais e coisas semelhantes.

Isso quer dizer que uma ambulância particular pode sim fazer as mesmas coisas que o SAMU, mas é capaz de oferecer outras coisas adicionais. Em relação aos serviços que a Brasil Emergências Médicas pode atender, citamos os seguintes:

Mas, em relação à ambulância particular preço, saiba que ele varia de acordo com o serviço que você necessitar, além de algumas características específicas da sua demanda.

Por exemplo, se você solicitar uma ambulância para remoção de dependente químico, deve-se avaliar a distância que o veículo precisa rodar.

Afinal de contas, além de ter que se deslocar até a sua residência, também há o custo de transportá-lo até a clínica que irá tratar o adicto. Sendo assim, caso queira ter um orçamento para esse serviço, é só entrar em contato através do telefone ambulância da Brasil Emergências Médicas, que é:

  • (41) 99909-2580;
  • (41) 3533-0358.

É bom destacar que, ainda que sejamos uma empresa de ambulância Curitiba, somos capazes de atender em várias outras localidades.

Quando ligar para a ambulância 192?

Você já sabe que o ambulância telefone 192 se refere ao SAMU, mas quais são as situações em que é pertinente contatar os serviços dessa empresa?

Em suma, apenas nos casos de urgência e emergência que requerem um atendimento rápido, a fim de minimizar todos os possíveis riscos.

Nesse caso, a equipe estará à par para os mais variados tipos de ocorrência, desde casos clínicos complexos até traumas.

O atendimento de qualidade e rápido é vital para garantir a vida do paciente, uma vez que a equipe do SAMU possui enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos e motorista socorrista.

Também é válido salientar que o atendimento inicia logo no contato telefônico, uma vez que é preciso repassar as orientações de acordo com o que a necessidade exigir.

Por exemplo, no caso de solicitar uma ambulância para empresa porque um funcionário teve uma queda, o atendente pode dar algumas orientações sobre o que fazer para evitar algum agravo, por exemplo.

Agora, nos casos que são mais graves, o atendente deve averiguar o tipo de emergência ou urgência, bem como o local. Feito isso, a equipe médica, junto com o veículo apropriado, devem se dirigir até o local.

É válido salientar também que a ambulância por dentro não é sempre igual. Na verdade, varia de acordo com a necessidade. Dentre os tipos existentes, podemos citar as seguintes:

O que preciso saber antes de chamar a ambulância 192?

Há alguns cuidados que você deve tomar antes de chamar a ambulância 192, até mesmo para garantir com que o resgate chegue o quanto antes, dentro de um tempo hábil.

Então, dentre os principais cuidados, podemos destacar:

  1. Verifique a urgência da situação;
  2. Ligue para o serviço de urgência ambulância 192;
  3. Informe os principais dados em relação ao estado da vítima;
  4. Informe seu endereço com referência;
  5. Dê seu número de telefone ao atendente;
  6. Descreva a natureza da emergência;
  7. Informe o sexo e a idade do paciente;
  8. Siga as orientações do atendente.

Esses são alguns dos cuidados que se deve ter a fim de evitar qualquer agravo e fazer com que o atendimento chegue o quanto antes. No caso de precisar de uma ambulância para evento, sempre siga as instruções do atendente.

WhatsApp

Saiba mais:

Gostou desse artigo?