Sinusite: sintomas, causas, o que é e tratamentos

sinusite

Curitiba, 3 de março de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. Um dos sintomas típicos da sinusite é uma forte dor de cabeça, o que é capaz de deixar o paciente bastante indisposto. Por conta disso, é normal que se queira saber qual é a melhor forma de tratar esse problema. No entanto, a sinusite arde os olhos, também.

Ademais, há diversos outros sintomas que se relacionam com esse problema, os quais são capazes de deixar o paciente bastante baqueado. E a verdade é que essa é uma condição que muitos brasileiros têm, mas poucos são os que entendem de fato esse problema.

Inclusive, não é raro ver pessoas se perguntando se sinusite é perigoso, por exemplo, ou mesmo se sinusite pode matar. É fato que essa é uma condição que apresenta alguns riscos, no entanto, deve-se saber quais são eles.

Ter essas informações é essencial para garantir a tranquilidade do paciente, já que há aqueles que acham se tratar de um problema grave. Mas, a depender do caso, o paciente pode ter sintomas muito intensos, o que faz ele querer saber como se livrar da sinusite.

Mas, antes de saber como se livrar de sinusite, há outros pontos dos quais você precisa entender. Afinal de contas, estamos falando de um problema um tanto complexo. Ou seja, há mais de um tipo de sinusite, sendo que cada uma detém um tratamento mais eficaz.

Assim, a sinusite arde o nariz em alguns casos, já em outros, não. Portanto, se você quer saber mais detalhes sobre esse assunto, bem como prevenir sinusite e demais assuntos relacionados, é só continuar nesse artigo. Então, sem mais delongas, vamos ao que de fato importa!

O que é sinusite?

É verdade que essa é uma doença bem comum entre os brasileiros, mas você já se perguntou o que é sinusite? Em suma, nada mais é que uma condição em que ocorre a inflamação das mucosas dos seios da face.

Os seios da fase nada mais é que uma região do crânio, o qual é formado por algumas cavidades ósseas, ao redor do nariz, maçãs do rosto e dos olhos. E é por conta disso que a sinusite pode afetar os olhos, por exemplo.

Ademais, são os seios da face que dão ressonância à voz, aquecem o ar e diminuem o peso do crânio. Ou seja, facilita a sustentação. Fora isso, são revestidos por uma mucosa, bem parecida com a do nariz. Ela é rica em glândulas que produzem muco.

Então, quando essa região fica inflamada, a sinusite dá falta de ar e bastante dor de cabeça, em especial entre o cenho, a testa e maçãs do rosto. E isso ocorre porque é justamente nesses locais que ficam os seios nasais.

Além do mais, a sinusite causa falta de ar e diversos outros sintomas, principalmente em áreas onde estão localizados os seios nasais. Contudo, trata-se de uma doença que tem cura, mas o ideal é que o médico acompanhe cada caso.

Quais são os tipos de sinusite?

Se você quer saber o que provoca a sinusite, um dos assuntos dos quais você deve ter entendimento diz respeito aos tipos dessa doença. A grande maioria das pessoas acham que essa é uma condição universal, mas não é bem assim.

Contudo, o fato é que há mais de um tipo de sinusite. Elas são divididas em dois tipos: aguda e crônica. Iremos falar sobre elas a seguir.

Sinusite aguda

Nesse tipo, a sinusite causa mal estar no corpo, em especial dor de cabeça e na área do seio da face. Isto é, seio frontal, maxilar, etmoidal e esfenoidal. Ademais, a sinusite aguda tende a causar uma dor bem forte, em pontada, pulsátil ou sensação de pressão ou peso na cabeça.

Fora isso, a depender da intensidade, a sinusite causa inchaço no olho e obstrução nasal, com presença de secreção amarelada ou esverdeada. Em alguns casos, pode apresentar sangue e dificultar a respiração, também.

Muitos se perguntam se a sinusite aguda pode matar, mas a resposta é não. A pessoa tende a sentir apenas os seguintes sintomas:

  • Cansaço;
  • Coriza;
  • Tosse;
  • Febre;
  • Dor muscular;
  • Perda de apetite.

Sinusite crônica

Esse tipo de sinusite olhos lacrimejando é bem comum, também. Em suma, os sintomas tendem a ser os mesmos, mas varia a intensidade. No entanto, a dor nos seios da face e febre podem não acontecer nesse caso.

Fora isso, a tosse costuma ser o sintoma mais presente, que na maioria das vezes tem bastante catarro. Contudo, os sintomas tendem a acontecer mais à noite, quando a pessoa deita. E isso ocorre porque a secreção escorre pela parte posterior das fossas nasais.

Ou seja, irrita ainda mais as vias aéreas, o que dispara a tosse. Ademais, o sintoma pode ser comum pela manhã, mas tende a diminuir de intensidade com o decorrer do dia, podendo até desaparecer, em alguns casos.

Mas, se você quer saber se a sinusite crônica pode matar, a resposta ainda é não. Os sintomas podem apenas serem um pouco mais elevados.

Quais são as causas da sinusite?

Isso vai depender, uma vez que há mais de um tipo de sinusite. No caso de sinusite fúngica, por exemplo, ocorre porque os fungos conseguem se desenvolver na cavidade nasal, o que ocasiona em uma inflamação que causa lesões nas mucosas.

Mas isso não é regra. Se for uma sinusite viral, quer dizer que foi um vírus que provocou a situação. Mas, na sinusite bacteriana, sinal de que foi uma bactéria, e assim por diante. Inclusive, essa é uma das coisas que se deve saber, a fim de obter tratamento eficaz.

Ademais, alguns se perguntam como pega sinusite. No caso de ser uma sinusite alérgica, pode bastar apenas ter contato com algum agente que desperte essa reação. Mas, na maioria das vezes, esse é o caso mais difícil de tratar.

E isso acontece, em especial, porque é mais difícil de averiguar o que faz a sinusite atacar. Inclusive, nesse caso, é comum que a pessoa fique com uma sinusite crônica, que é aquela em que os sintomas podem durar por mais de 3 meses.

Como tratar a sinusite?

A melhor forma de obter tratamento da sinusite é indo ao médico. Ao chegar lá, a primeira coisa que ele irá fazer é avaliar, a fim de investigar se de fato se  trata de sinusite. Em caso positivo, ele pode fazer alguns exames, a fim de saber qual é o tipo.

Para tal, o médico pode fazer uma endoscopia nasal, onde ele avalia o interior dos seios nasais, para averiguar qual a causa. Mas, às vezes, um teste de alergia pode ser ideal, em especial quando o médico não consegue encontrar vírus ou bactérias no exame de colheita de secreção.

No entanto, ainda existe a possibilidade computadorizada. Ou seja, é quando o médico avalia se há presença de inflamação profunda, que pode não ser identificada com a endoscopia. É apenas quando se faz esses exames que o médico consegue indicar o tratamento mais adequado.

Mas, no geral, há alguns remédios caseiros para sinusite, como lavagem nasal com água e sal ou com soro fisiológico, por exemplo. Ademais, inalar vapor, a fim de reduzir os sintomas, também pode vir a calhar.

Fora isso, o médico ainda pode indicar remédios tradicionais, como algum spray nasal, remédio antigripal ou mesmo antibióticos.

Saiba mais:

Gostou desse artigo? 

Gilson Rodrigues de Siqueira

Formado em enfermagem, pós graduado, palestrante em dependência química, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.