O que é tuberculose?

Curitiba, 19 de abril de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode afetar partes do corpo como a coluna, o cérebro ou os rins. Nem todo mundo que está infectado fica doente. Se você ficar doente, você precisa de tratamento.

Precisando de uma ambulância?

WhatsApp

Quão comum é a tuberculose?

Cerca de 33% da população mundial, cerca de 2,5 bilhões de pessoas, está infectada com tuberculose. Embora a tuberculose já tenha sido a principal causa de morte no Brasil, o número de casos caiu rapidamente nas décadas de 1940 e 1950 após a descoberta dos tratamentos.

De acordo com dados do boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, houve 66.819 casos de tuberculose notificados no Brasil em 2020. Para TB, há uma taxa de incidência nacional de 31,6 casos por 100.000 pessoas.

Estamos online para te ajudar! Fale com nosso especialista:

Veja nossas avaliações

Diana Vilarinho
Diana Vilarinho
18. Julho, 2022.
Verificada
Excelente, prestativos, atenciosos , tratamento muito bom. Nota 10. Utilizei o serviço de remoção para consulta. Muito bom.
Maria L Diniz
Maria L Diniz
16. Julho, 2022.
Verificada
Um excelente atendimento! 🙏💜
Daiane Rosolen
Daiane Rosolen
8. Julho, 2022.
Verificada
Atendimento top! Sr. Gilson muito prestativo e super atencioso no atendimento telefônico. Eu agradeço pela gentileza. Coisa rara hoje em dia.
Carolina Luhm Crivellaro
Carolina Luhm Crivellaro
4. Julho, 2022.
Verificada
Excelente atendimento pela equipe.
Ozana Storck
Ozana Storck
21. Junho, 2022.
Verificada
Serviço de excelência
Rosa Pelizari
Rosa Pelizari
1. Junho, 2022.
Verificada
Realizei alguns exames com a Brasil e fui muito bem atendida. Os profissionais são pontuais, educados e qualificados. Obrigado pelo ótimo atendimento.
Izabel Martins Campos
Izabel Martins Campos
23. Maio, 2022.
Verificada
Valmir Mendes
Valmir Mendes
5. Maio, 2022.
Verificada
Maria Mendes
Maria Mendes
5. Maio, 2022.
Verificada
Rosimeire Ribeiro
Rosimeire Ribeiro
5. Maio, 2022.
Verificada

WhatsApp

SINTOMAS E CAUSAS

O que causa a tuberculose?

A tuberculose é causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis . Os germes se espalham pelo ar e geralmente infectam os pulmões, mas também podem infectar outras partes do corpo. Embora a tuberculose seja infecciosa, ela não se espalha facilmente. Você geralmente tem que passar muito tempo em contato com alguém que é contagioso para pegá-la.

Como a tuberculose se espalha?

A tuberculose pode ser transmitida quando uma pessoa com tuberculose ativa libera germes no ar por meio da tosse, espirro, fala, canto ou até risada. Apenas pessoas com infecção pulmonar ativa são contagiosas. A maioria das pessoas que respira a bactéria da tuberculose é capaz de combater a bactéria e impedir que ela cresça. A bactéria torna-se inativa nesses indivíduos, e é referida como uma infecção latente de TB. 

Embora as bactérias estejam inativas, elas ainda permanecem vivas no corpo e podem se tornar ativas mais tarde. Algumas pessoas podem ter uma infecção latente de tuberculose por toda a vida, sem que ela se torne ativa e se desenvolva em doença de tuberculose. No entanto, a tuberculose pode se tornar ativa se o sistema imunológico ficar enfraquecido e não puder impedir o crescimento da bactéria. É quando a infecção latente da tuberculose se torna a doença da tuberculose.

Quais são os sintomas da tuberculose?

Pessoas com TB inativa não apresentam sintomas. No entanto, eles podem ter um teste de reação cutânea positivo.

Aqueles com doença de tuberculose podem apresentar qualquer um dos seguintes sintomas:

  • Tosse (durando mais de 2 semanas)
  • Dor no peito
  • Tosse com sangue ou expectoração (muco)
  • Fadiga ou fraqueza
  • Perda de apetite
  • Perda de peso
  • Arrepios
  • Febre
  • Suor noturno

DIAGNÓSTICO E TESTES

Que tipos de testes são usados para diagnosticar a tuberculose?

Existem dois tipos de testes de triagem para TB: o teste tuberculínico de Mantoux (PPD) e o exame de sangue, chamado de ensaio de liberação de interferon gama (IGRA).

Para o PPD, um profissional de saúde injetará uma pequena quantidade de uma substância chamada derivado de proteína purificada sob a pele do antebraço. Após 2-3 dias, a pessoa deve retornar ao médico, que examinará o local da injeção. Se a pessoa tiver uma infecção por tuberculose, haverá um nódulo avermelhado.

Para o IGRA, um profissional de saúde coletará sangue e enviará a amostra para o laboratório.

Outros testes para determinar se uma infecção está ativa ou se os pulmões estão infectados incluem:

  • Testes de escarro e fluido pulmonar
  • Raios X
  • Tomografias computadorizadas (TC)

Como saber se devo fazer o teste de tuberculose?

Você deve considerar um teste de triagem de TB se:

  • Você é um residente ou funcionário em ambientes de grupo onde o risco é alto (ou seja, prisões, hospícios, instalações de enfermagem especializadas, abrigos e outras instalações de saúde).
  • Você trabalha em um laboratório de micobacteriologia.
  • Você esteve em contato com uma pessoa conhecida ou suspeita de ter tuberculose.
  • A resistência do seu corpo à doença é baixa devido a um sistema imunológico fraco.
  • Você acha que já pode ter tuberculose e está apresentando sintomas.
  • Você é de um país ou viveu em um país onde a tuberculose é prevalente.
  • Você injetou drogas ilícitas.

Outros que estão em risco de TB incluem:

  • Pessoas com sistemas imunológicos imaturos ou comprometidos, como bebês e crianças
  • Pessoas com doença renal , diabetes ou outra doença crônica (de longo prazo)
  • Pessoas que receberam transplantes de órgãos
  • Pessoas que estão sendo tratadas com quimioterapia para câncer ou outros tipos de tratamentos para distúrbios do sistema imunológico

As taxas de incidência para grupos minoritários no Brasil são mais altas do que as taxas de incidência para brancos.

GESTÃO E TRATAMENTO

A tuberculose pode ser curada?

Sim, a tuberculose pode ser curada, mesmo em pessoas com infecção pelo HIV . Os medicamentos usados para tratar a infecção e a doença por] TB incluem isoniazida, rifampicina, etambutol, pirazinamida  e uma combinação de isoniazida e rifapentina.

Você deve tomar toda a medicação que seu médico lhe disser, ou então nem todas as bactérias serão mortas. Você terá que tomar esses medicamentos pelo tempo que lhe for dito – às vezes até 9 meses.

PREVENÇÃO

Qual é o prognóstico para a tuberculose?

Você pode esperar manter seu emprego, ficar com sua família e levar uma vida normal se contrair tuberculose. No entanto, você deve tomar seu medicamento regularmente para ter certeza da cura e para evitar que outras pessoas sejam infectadas.

  • Com o tratamento, sua chance de recuperação total é muito boa. A importância de seguir o regime de medicação prescrito não pode ser subestimada. A não adesão ao regime medicamentoso é a principal causa de falha do tratamento.
  • Sem tratamento, a doença progride e leva à incapacidade e à morte.

A tuberculose pode ser prevenida?

Sim. Normalmente, você precisa estar em contato com alguém com TB ativa por um longo tempo antes de ser infectado. A medida mais importante para prevenir a transmissão da TB no hospital é ter ventilação adequada e/ou equipamento de proteção individual adequado (respirador).

Alguns países usam uma vacina contra a tuberculose chamada bacilo Calmette-Guerin (BCG). A vacina demonstrou funcionar melhor em crianças do que em adultos. Também pode tornar os testes cutâneos para TB menos precisos.

WhatsApp

Saiba mais:

Gostou desse artigo? 

Últimas Notícias
Categorias
ambulância qual valor

Ambulância qual valor?

Curitiba, 05 de agosto de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. Com certeza você concorda com a afirmação de que os serviços de ambulância são vitais

Leia mais »