19 de outubro de 2022
Post por: Gilson Rodrigues de Siqueira

A importância de praticar exercícios para a saúde física e mental

A importância de praticar exercícios para a saúde física e mental

Curitiba, 19 de outubro de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. Veja porque praticar exercícios impacta tanto na nossa saúde física como mental. Conscientizar mais e mais pessoas sobre a importância de praticar exercícios físicos, atualmente, é fundamental. Já que o sedentarismo pode prejudicar tanto a nossa saúde física como mental.

Estudos comprovam que os hormônios liberados durante a atividade física podem trazer equilíbrio para nosso emocional, proporcionando mais energia capaz de reduzir os níveis de estresse e ansiedade, promovendo até mesmo a sua autoestima e entregando mais qualidade à sua vida.

Quer saber como se tornar mais ativo no seu dia a dia, iniciando um estilo de vida mais saudável? O interessante é aproveitar o desejo por mudanças e buscar por promoções em artigos esportivos para que suas atividades físicas ocorram de maneira confortável. Sempre se lembre: você é seu maior investimento. Pensando nisso, confira algumas dicas abaixo.

Saúde física e mental: a importância de se exercitar

O nosso corpo é idêntico a uma máquina, sendo assim, ele necessita de combustível para que todo o organismo funcione adequadamente. Ao carecer de determinadas substâncias, alguns efeitos negativos começam a impactar na nossa qualidade de vida, prejudicando o desempenho das atividades cotidianas.

Portanto, é extremamente relevante para que o nosso estilo de vida seja mais benéfico, a prática de exercícios,  impedindo, assim, que os problemas físicos e emocionais afetem o nosso dia a dia. Muito mais do que a satisfação estética, eles estão associados também ao nosso equilíbrio mental.

Assim, o nosso cérebro libera o hormônio conhecido como endorfina, responsável por proporcionar a sensação de felicidade, bem como a serotonina, que regula o sono e traz contentamento. Dentre os benefícios gerados pela nossa atividade cerebral, não podemos citar somente a melhora da capacidade cognitiva, mas há também outras como:

  • desenvolvimento da memória;
  • sensação de bom humor;
  • mais disposição;
  • fortalecimento do sistema imunológico;
  • aumento da concentração;
  • maior qualidade de sono;
  • alívio da tensão muscular;
  • contribui para a redução dos transtornos mentais como: ansiedade, depressão e síndrome de pânico, hiperatividade e déficit de atenção (TDAH).

Dessa forma, se o seu perfil não é compatível com a musculação, ou com frequentar uma academia, saiba que existem outras atividades que podem ser realizadas dentro ou fora de casa. Por mais simples que elas pareçam, pequenas atividades como hidroginástica, pilates, yoga e caminhada tem a capacidade de gerar mais vigor, combatendo ainda quadros depressivos e favorecendo para que sua mente e seu corpo tenham mais resistência.

Dicas de exercícios diários para praticar

Seja em ambiente externo ou interno, afaste o sedentarismo, quebre o ciclo de estagnação e recupere sua estabilidade mental com pequenas atividades que tenham o poder de promover uma vida mais ativa, bem como prevenir várias doenças. Além disso, essas atividades favorecem o bem-estar do corpo e da mente.

Caminhadas ou corridas

Caminhar ou correr é uma excelente maneira de apreciar a paisagem, se conectando com a natureza ao redor. Caso, esteja iniciando com os hábitos de exercícios físicos, o ideal é começar com as caminhadas, ao passo que o corpo for ganhando resistência, evolua para corridas.

Desse modo, ambas as atividades possuem a competência em diminuir os níveis de estresse, ansiedade e depressão. Ademais, são eficazes para aprimorar nossa capacidade intelectual, fortalecendo a memória, como também limpando nosso sangue de substâncias tóxicas, melhorando o ritmo cardíaco.

Dançar e pular corda

Dançar e pular cordas são atividades aeróbicas que podem ser feitas dentro de casa, auxiliando na redução das medidas, devido às perdas calóricas. Combate a obesidade, o colesterol, hipertensão e diabetes.

Entre as vantagens de pular corda aparecem, colocar o corpo em movimento, facilitando o enrijecimento da musculatura das coxas, pernas, panturrilhas, fortalece os ossos e melhora o funcionamento do coração.

Pilates

Ótimo para fortalecer os músculos. O pilates é executado em solo com o apoio de equipamentos próprios, auxiliando nos desvios posturais e tratando as dores musculares.

Assim como a yoga, nessa atividade é trabalhada a respiração em cada movimento, o que favorece a diminuição da produção dos hormônios que provocam a ansiedade e estresse. Além do mais, essa prática ajuda no relaxamento do corpo e mente.

Yoga

Uma atividade que trabalha o físico, o emocional e o espiritual. Busca por meio das posições feitas em cada movimento ativar os músculos e os órgãos específicos. A sincronia com a respiração, contribui para uma melhora na concentração, trazendo a mente para o momento presente. Ensina aos praticantes a focar no momento atual, relaxando e desviando a mente de preocupações que geram pensamentos negativos.

Natação

Pertencente ao grupo de atividades aeróbicas, a natação é aquele exercício combo, pois sua execução consegue movimentar toda a musculatura corpórea. Excelente para todas as idades, já que tem grande influência em reduzir o estresse, regular a respiração, revigorando o corpo, melhorando a circulação sanguínea e diminuindo os  riscos de acidentes cardiovasculares.

Saiba mais:

Gostou desse artigo? 

Gilson Rodrigues de Siqueira

Formado em enfermagem, pós graduado, palestrante em dependência química, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.