21 de fevereiro de 2022
Post por: Gilson Rodrigues de Siqueira

Você sabe como a prática de esportes impacta sua saúde física e mental?

saude física

Curitiba, 21 de fevereiro de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. Os benefícios vão muito além da perda de peso, e os exercícios estão liberados para todas as idades.

Para algumas pessoas, a ideia de praticar exercícios parece terrível. Isso porque associam se exercitar com uma tarefa pesada, como a musculação, porém, existem outros esportes radicais (ou não tanto) que podem ajudar a melhorar a saúde física.

Inclusive, já é comprovado cientificamente que a atividade física não traz benefícios apenas para o corpo, mas também à mente, diminuindo o estresse e a ansiedade. Quer saber mais detalhes sobre o tema? Segue a leitura!

Precisando de uma ambulância?

WhatsApp

O impacto dos exercícios na saúde física

Na saúde física, os exercícios ajudam não somente no emagrecimento, que é um dos primeiros motivos que levam alguém a deixar o sedentarismo. Veja outros benefícios que seu corpo sente quando você se exercita:

Redução da pressão arterial

Fazer atividades físicas regularmente, mesmo que algo simples, como uma caminhada, ajuda a reduzir a pressão arterial e melhora a circulação do sangue. Também contribui para diminuir os níveis do colesterol ruim e manter elevados os do colesterol bom.

Controle da glicemia

Os exercícios melhoram sua sensibilidade à insulina, o que resulta na redução dos níveis de açúcar no sangue. O corpo utiliza melhor o açúcar que recebe pela alimentação e incentiva a quebra de gordura. Assim, se exercitar é uma forma de prevenir a diabetes.

Fortalecimento dos ossos e articulações

Caminhar, correr ou fazer qualquer outra atividade que mexa com os músculos e com os ossos ajuda a fortalecê-los. A resistência e a densidade dos ossos aumentam, enquanto as articulações ficam mais fortes. O benefício é ainda mais importante na terceira idade.

Fortalecimento dos músculos

Os músculos se beneficiam com o aumento da massa muscular e da resistência. Isso não contribui apenas para conseguir carregar mais peso, mas para atividades rotineiras, como caminhar. A consequência é ter menos lesões ao cair e até conseguir evitar as quedas, mais comuns na população idosa.

Estamos online para te ajudar! Fale com nosso especialista:

WhatsApp

O impacto dos exercícios na saúde mental

A saúde mental também é impactada quando você se exercita. Entre os principais benefícios estão:

Melhora de quadros depressivos e ansiosos

Os hormônios do estresse, como a adrenalina e o cortisol, estão presentes em quadros de ansiedade e depressão. Quando o exercício físico é recomendado como parte do tratamento, há aumento da endorfina e dopamina, além da redução do cortisol.

Redução dos sintomas de TDAH

A atividade física consegue melhorar a concentração, a memória e o humor, assim, nos casos de TDAH, é possível notar melhora e redução dos sintomas. Isso acontece por causa da liberação de serotonina e dopamina.

Melhora da qualidade do sono

Dormir melhor contribui para a saúde mental. Inclusive, noites de sono de má qualidade estão associadas a estresse e ansiedade. Quando você se exercita, libera serotonina, dopamina e outros hormônios conhecidos como “do bem-estar”. Assim, à noite, consegue deitar no travesseiro e imediatamente pegar no sono.

Aumento da sensação de bem-estar

A sensação de bem-estar é resultado do conjunto de hormônios da satisfação liberados após o exercício. Ao manter a prática regular, você recebe boas doses naturais de dopamina, serotonina e endorfina. O resultado é se sentir mais leve e disposto para cumprir as tarefas rotineiras.

Exercícios além da academia

Para te incentivar a praticar exercícios e aproveitar todos os seus benefícios para o corpo e mente, veja sugestões que podem ser feitas em casa ou ao ar livre:

  • patinação;
  • skate e longboard;
  • caminhada;
  • futebol;
  • vôlei;
  • natação;
  • bicicleta;
  • yoga;
  • pilates;

Se você está começando agora, lembre-se de escolher algo com o que se identifica e consultar seu médico. Além disso, não abuse dos seus limites. Comece com calma e aprenda o básico primeiro. A ideia é que a atividade seja prazerosa e não cause dor ou irritação.

WhatsApp

Saiba mais:

Gostou desse artigo?