8 de março de 2022
Post por: Gilson Rodrigues de Siqueira

Equipamentos em prol da saúde: saiba mais

saúde

Curitiba, 8 de março de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. Antes de mais nada, gostaria de saber, você já conhece alguns dos equipamentos em prol da saúde?

Atualmente, os aparelhos eletrônicos e as aplicações digitais tornaram-se uma pequena parte da grande gama de tecnologias associadas à saúde.

A vida profissional e pessoal das pessoas, está sendo atingida pelas transformações digitais.

Então, é óbvio, que não seria diferente na área da saúde, onde as evoluções tecnológicas na medicina possuem um impacto positivo tanto para os pacientes quanto para os médicos.

Na “Saúde 4.0”, evoluções como Grandes Dados, Internet das Coisas e Inteligência Artificial compõem a medicina na vida rotineira dos pacientes.

Logo, a indústria inovadora da saúde no Brasil fez com que acontecesse a formação da ABIIS, a Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde.

Afinal, se você atua na indústria da saúde, é necessário que você se mantenha atualizado sobre os avanços da tecnologia médica, dado que eles possuem uma grande influência direta no bem-estar dos pacientes e de seus colegas.

Agora, confira abaixo alguns equipamentos tecnológicos em prol da saúde.

1. Impressora 3D

Existe uma pobreza de suprimentos médicos no sistema público em razão do alto número de pacientes da covid-19.

Dessa forma, respiradores e máscaras médicas, entre outros elementos, passaram a ser o assunto de controvérsia mundial como efeito da atual crise sanitária.

Novas ocorrências de contaminação, em especial, entre os profissionais de saúde, estão sendo causadas pela falta ou atraso no recebimento desses itens.

Existe ainda o fato de que eles atrapalham o tratamento de pacientes realmente doentes que estão correndo risco de morte.

Os ventiladores mecânicos e escudos faciais são exemplos dos tipos de itens que fazem rapidamente a impressão 3D.

2. Prontuário eletrônico

A princípio, na indústria da saúde, esse tipo de tecnologia está sendo usada.

O prontuário eletrônico guarda e agrega digitalmente em apenas um local todas as informações importantes do paciente. Como medicamentos, procedimentos e histórico clínico são alguns pontos incluídos.

Além disso, como consequência, os profissionais terão acesso ao histórico médico do paciente.

Para que o paciente tenha responsabilidade com a saúde, certos dados são disponibilizados para o mesmo.

Tem softwares de registro eletrônico que disponibiliza dados como o número de consultas realizadas, custos de tratamento ambulatorial e agendas de pacientes, entre outros, para auxiliar na organização e integrar esses dados com a administração do  hospital.

Aproximadamente 83% dos médicos nos Estados Unidos já usavam prontuários eletrônicos até 2014, segundo as estatísticas do Coordenador Nacional de Tecnologia da Saúde.

O “Brasil Emergências Médicas” também utiliza o sistema para prescrever, dessa forma, identifica alergias e sensibilidades dos pacientes, assim analisando os resultados de laboratórios.

3. Videogames

Hoje em dia, a terapia com jogos é um jeito de tratamento conhecido.

Como consequência de suas lesões, os pacientes utilizam os videogames para recuperar seus músculos e recuperar suas forças.

Com isso, a tendência é que os pacientes participem de sessões de reabilitação física, utilizando menos analgésicos e liberando endorfinas depois das operações quando os jogos eletrônicos são utilizados.

Dessa maneira, é relevante entender que tipos de jogos são adequados para esse intuito, como eles são feitos e quais pacientes se beneficiam dessa alternativa de tratamento.

Você nunca imaginou que esse fosse um dos equipamentos em prol da saúde, não é verdade?

4. Esteira com suporte parcial de peso

Utilizando esse aparelho, o corpo do paciente é relativamente sustentado por uma esteira e uma haste de base.

Esse equipamento ainda não é vendido, mas estudos em pacientes com sequelas de acidentes vasculares cerebrais e paraplégicos mostram resultados consideráveis.

Então, utilizando esse gadget, os pacientes conseguem treinar os músculos que perderam a estimulação nervosa em razão da condição médica.

O paciente usa um colete que a prende a uma haste vertical como efeito dessa fragilidade natural.

Dessa forma, os pacientes conseguem deslocar seus membros inferiores com encorajamento e diminuir sua dependência dos outros para as funções diárias.

5. Regulagem para Barra de Ling

No tratamento físico, esse equipamento é muito útil, pois contribui para fortalecer os membros inferiores e superiores, assim como a aprimorar o equilíbrio corporal.

Para evitar que os grupos musculares trabalhem demais, é melhor que os pacientes escolham exercícios do Regulamento da Barra de Anel, conforme as situações clínicas e recomendações fisioterapêuticas.

Saiba mais:

Gostou desse artigo? 

Gilson Rodrigues de Siqueira

Formado em enfermagem, pós graduado, palestrante em dependência química, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.