Saiba tudo sobre os efeitos da cocaína

Curitiba, 12 de março de 2021, escrito por Gilson Rodrigues. A cocaína é uma substância estimulante que pode ser aspirada ou injetada, provocando, em minutos, sensação de grandeza, de euforia, de poder e de excitação, acelerando o pensamento e provocando agitação. Vamos falar neste artigo sobre os efeitos da cocaína e os problemas causados por ela na sociedade.

Precisando de uma internação involuntária?

WhatsApp

O que é dependência de cocaína?

A cocaína é o extrato das folhas da coca, planta originária da região da Cordilheira dos Andes que, em sua condição natural, é utilizada há milênios pelos povos andinos para refrear a fome e os efeitos da altitude. Quando tratada quimicamente, a coca tem seus efeitos cocaína, criando estados alterados de consciência.

Os efeitos da cocaína alteram o humor, fazem a fala se tornar acelerada, com o usuário apresentando coriza e pupilas dilatadas. A sensação perdura por pouco tempo, levando o usuário a consumir grandes quantidades para manter o seu estado de consciência alterado.

O uso da cocaína provoca insônia e, ao longo do tempo, emagrecimento e dificuldade de concentração. Ao terminar os efeitos da cocaína, a pessoa sente uma sensação de vazio, de depressão, de ansiedade e tem pensamentos persecutórios.

A abstinência da cocaína faz com que o viciado volte a usar a droga, evitando os efeitos desagradáveis que o organismo sente pela sua ausência, desenvolvendo a dependência. Os efeitos da cocaína, ao longo do tempo, são devastadores para o organismo e a mente.

O uso da cocaína é bastante comum entre jovens, principalmente, que se servem dos efeitos cocaína para buscar maior diversão em baladas, embora existam muitos usuários de maior idade, geralmente pertencentes à classe média ou alta, uma vez que o preço da droga é um tanto proibitivo.

É muito comum também que o dependente faça uso de substâncias depressoras, como o álcool, para tentar controlar os efeitos da cocaína, levando tanto o organismo quanto o cérebro a uma situação de extremo estresse, o que pode fazer com que o usuário se utilize de ansiolíticos e antidepressivos.

As consequências físicas, sociais e psicológicas dos efeitos da cocaína no organismo de um usuário são rapidamente percebidas pela família e pelas pessoas mais próximas. O estado alterado de consciência pode permanecer e levar um usuário a atitudes as mais absurdas. Ao identificar os sinais e sintomas, a família deve procurar ajuda de especialistas, mesmo que o usuário não admita o uso ou não queira ser ajudado.

Estamos online para te ajudar! Fale com nosso especialista:

Veja nossas avaliações

Diana Vilarinho
Diana Vilarinho
18. Julho, 2022.
Verificada
Excelente, prestativos, atenciosos , tratamento muito bom. Nota 10. Utilizei o serviço de remoção para consulta. Muito bom.
Maria L Diniz
Maria L Diniz
16. Julho, 2022.
Verificada
Um excelente atendimento! 🙏💜
Daiane Rosolen
Daiane Rosolen
8. Julho, 2022.
Verificada
Atendimento top! Sr. Gilson muito prestativo e super atencioso no atendimento telefônico. Eu agradeço pela gentileza. Coisa rara hoje em dia.
Carolina Luhm Crivellaro
Carolina Luhm Crivellaro
4. Julho, 2022.
Verificada
Excelente atendimento pela equipe.
Ozana Storck
Ozana Storck
21. Junho, 2022.
Verificada
Serviço de excelência
Rosa Pelizari
Rosa Pelizari
1. Junho, 2022.
Verificada
Realizei alguns exames com a Brasil e fui muito bem atendida. Os profissionais são pontuais, educados e qualificados. Obrigado pelo ótimo atendimento.
Izabel Martins Campos
Izabel Martins Campos
23. Maio, 2022.
Verificada
Valmir Mendes
Valmir Mendes
5. Maio, 2022.
Verificada
Maria Mendes
Maria Mendes
5. Maio, 2022.
Verificada
Rosimeire Ribeiro
Rosimeire Ribeiro
5. Maio, 2022.
Verificada

WhatsApp

Informações importantes sobre os efeitos da cocaína 

1. Existe tratamento para dependentes de cocaína?

O tratamento para dependentes de cocaína existe e deve ser iniciado logo após o diagnóstico clínico, psiquiátrico e psicológico. Após a avaliação e constatação, o usuário pode ser encaminhado para tratamento ambulatorial, Clínica Dia ou internação, dependendo do estado e dos efeitos da cocaína em seu organismo. Em todos os casos, o acompanhamento da família é fundamental para o sucesso do tratamento.

A evolução da dependência ocorre o longo dos nos e do uso constante. Portanto, quanto mais cedo for diagnosticado o efeito da cocaína num dependente, melhores chances terá pessoa de controlar o seu vício que, se não tem cura, pelo menos pode ser controlado, evitando recaídas.

A escolha do tratamento para dependência química da cocaína é uma função essencialmente da família, uma vez que o usuário intoxicado pelos efeitos da cocaína, perde a capacidade de analisar corretamente as alternativas que possam ajuda-lo na recuperação.

Em virtude da perda cognitiva decorrente da cocaína efeitos, o dependente não reconhece os danos e nem percebe a necessidade de ajuda. A família, que convive com sua rotina de uso da droga, é quem sofre e sabe dos prejuízos que a cocaína pode trazer ao longo da vida.

O dependente, sozinho, não consegue reconhecer que precisa de tratamento, uma vez que carrega a expectativa de que consegue controlar o uso da droga. Muitas vezes faz promessas, mas não consegue cumpri-las. A frustração de não conseguir se livrar dos efeitos da cocaína, o faz buscar alternativas na religião, no relacionamento, no estudo ou no trabalho, mas essas alternativas só irão ajuda-lo se estiver abstêmio e desde que acompanhado por especialistas.

O primeiro passo a ser dado pela família é a procura de um especialista, com a presença ou não do dependente, para analisar a situação atual e decidir em equipe o melhor tipo de tratamento que se encaixe na realidade de todos na busca de acabar com o efeito da cocaína na vida familiar.

2. Quando buscar ajuda para o dependente de cocaína?

Ao notar qualquer mudança de comportamento em uma pessoa, a família ou qualquer amigo deve avaliar se as alterações estão sendo provocadas pela presença de álcool ou de drogas na vida do indivíduo. Isso pode ser feito através de conversas com amigos, com perguntas diretas ao dependente ou através de exames clínicos.

Caso sejam encontradas evidências dos efeitos da cocaína ou de qualquer outro tipo de droga, é o momento de buscar ajuda e não dar tempo o tempo. Não se deve esperar o agravamento dos problemas e suas graves consequências para depois tomar qualquer atitude.

3. Como é feito o tratamento da dependência de cocaína?

Na primeira fase do tratamento contra a dependência de cocaína, é feita uma avaliação cuidadosa, verificando em que situação de dependência do efeito da cocaína está o paciente, se ele possui qualquer doença psiquiátrica associada, se carrega problemas clínicos e sociais, problemas familiares, de relacionamento ou problemas psicológicos. Esta é a chamada de fase diagnóstica.

Após o diagnóstico, com o apoio da família, o paciente é encaminhado para um programa de tratamento específico, sendo um sistema individualizado, uma vez que cada pessoa geralmente está em uma fase diferente dos efeitos da cocaína, com consequências particulares, próprias de seu estado psicológico e físico.

Sabendo tudo sobre cocaína e suas graves consequências, se você conhece alguém dependente ou possui alguém em sua família, busque ajuda o mais rápido possível. Não deixe que a droga acabe com a vida das pessoas que você ama e respeita.

4 Conte com a Brasil Emergências Médicas na remoção de pacientes em ambulância!

efeitos da cocaína

Paciente não aceita ir para tratamento? Saiba sobre internamento involuntário. Brasil Emergências Médicas trabalha de forma humanizada. Desse modo, nós buscamos minimizar os traumas de todas as partes. Além disso, tentamos agilizar os processos no trânsito de pacientes. Para isso é importante que seja feita uma escolha de uma clínica com valor, humanidade e que seja pouco invasiva.

Por fim é importante dizer que sempre que necessário conte com a Brasil Emergências Médicas para resgate dependente químico, e qualquer um de nossos outros serviços. A Brasil Emergências Médicas está sempre disposta a ajudar tanto aqueles que precisam de ajuda quanto aqueles que querem ajudar familiares dependentes químicos.

WhatsApp

Saiba mais:

Gostou desse artigo? 

Últimas Notícias
Categorias
ambulância qual valor

Ambulância qual valor?

Curitiba, 05 de agosto de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. Com certeza você concorda com a afirmação de que os serviços de ambulância são vitais

Leia mais »