Acordar passando mal: o que fazer?

acordar passando mal

Curitiba, 24 de fevereiro de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. Acordar passando mal: Ter uma boa noite de sono é essencial para o nosso bem-estar. Afinal de contas, é enquanto dormimos que ocorrem as principais funções restauradoras do corpo. Sendo assim, deve-se prezar por ter uma noite de descanso, uma vez que isso irá evitar muitos problemas.

Contudo, pode acontecer de você acordar passando mal. Não é uma coisa muito comum, mas você sabe o que isso quer dizer? Quando o assunto envolve saúde, todo cuidado é pouco. Deve-se ficar atento a tudo, para garantir que nada saia do normal.

Não é normal acordar cansado, por exemplo. Afinal de contas, se você repousou, espera-se que tanto o seu corpo quanto a sua mente estejam descansadas. Mas, se você tem acordado todos os dias passando mal, é sinal de que alguma coisa está acontecendo com o seu corpo e organismo.

Fora isso, você sabe o que pode significar acordar tremendo? Essas são questões que merecem a sua atenção, uma vez que pode indicar uma série de problemas, os quais devem ser tratados.

Sendo assim, se você quer saber mais sobre esse assunto, é só continuar nesse artigo.

Acordar passando mal e o sono?

O sono é um processo de grande importância para todos os seres humanos. Essa simples ação é capaz de regular o organismo, uma vez que exerce as principais funções restauradoras do nosso corpo. É através do sono que ocorre:

  • Reparo dos tecidos;
  • Crescimento muscular;
  • Síntese de proteínas.

Ou seja, é através do sono que ocorre a reposição de energias e regula o metabolismo, o qual é essencial para manter a mente e o corpo saudáveis. Sendo assim, deve-se ter uma preocupação em ter uma boa rotina de sono.

Mas, em contrapartida, quando o indivíduo passa dias sem ter um sono de qualidade, isso acaba gerando consequências na sua vida pessoal, incluindo na sua saúde. Além do sintoma de indisposição, há várias outras coisas que podem vir a acontecer devido a uma noite de sono mal dormida.

Quantas horas de sono é o ideal?

Esse é um assunto um tanto relativo, uma vez que depende de acordo com alguns fatores do indivíduo. A grande parte dos especialistas recomendam, em média, 8 horas de sono por dia, sem interrupções. No entanto, esse não é o entendimento geral.

O número pode variar de acordo com a idade de cada pessoa e algumas necessidades do seu corpo. Devido a isso, o consenso é o seguinte:

  • Idosos: devem descansar por cerca de 9 horas diárias;
  • Adultos: precisam dormir de 7 a 8 horas, em horários regulares, todos os dias;
  • Adolescentes: cerca de 8 a 10 horas, todos os dias;
  • Crianças: necessitam de 9 a 13 horas de sonos, diariamente;
  • Bebês: devem dormir de 12 a 16 horas por dia.

Ou seja, isso quer dizer que, a fim de garantir ainda mais saúde, deve-se levar em consideração a idade e as necessidades do corpo. Cada fase da vida demanda um número X de horas. Seguir esse quadro é essencial para evitar indisposição e uma série de outros problemas.

Quais problemas podem acontecer ao acordar?

Ninguém está imune aos problemas. E, por mais que você tenha um ciclo de sono saudável, isso não quer dizer que você não irá acordar durante a noite com algum problema, por exemplo. Mas, caso ocorra, você deve saber o que fazer.

Afinal de contas, a depender do caso, você pode se sentir ansioso e com receio, o que pode dificultar as coisas. Por isso, nos tópicos seguintes, iremos falar sobre alguns problemas que podem acontecer ao acordar. Confira!

Engasgo

Acordar engasgado é um dos problemas mais comuns que ocorrem. Além de tudo, deixa a pessoa bastante preocupada, já que é um susto bem grande. Muitas das vezes, a pessoa chega a se sentir um pouco sufocada, com falta de ar.

Mas você sabe qual é o significado de acordar engasgado? Na verdade, há várias possíveis causas desse problema, em especial quando ele ocorre de maneira constante. Contudo, deve-se levar em consideração com o que você se engasga.

Engasgar, de maneira frequente, com saliva, como ser um condição conhecida por “disfagia”. Nesse caso, é quando há o relaxamento, enfraquecimento e descoordenação dos músculos que são essenciais para engolir.

Outro problema que tem ligação com esse fato é o refluxo acordar sufocada. O refluxo nada mais é que a disfunção na válvula que separa a faringe ao estômago. Ou seja, há um “vazamento” do suco gástrico. Nesses casos, também pode levar ao engasgo.

Nesses casos, pode acontecer de o indivíduo acordar engasgado e tossindo, além de se sentir um tanto sufocado. No entanto, é um problema um tanto comum, o qual é possível buscar tratamento.

Falta de ar

Muitas pessoas ainda reclamam de acordar engasgado e com falta de ar. É um problema bem semelhante ao anterior, mas que pode indicar outro problema. Caso aconteça frequentemente, pode indicar apneia do sono.

Acordar sufocado com falta de ar é um dos principais é um dos principais sintomas de apneia do sono. Inclusive, esse é o distúrbio do sono mais comum que existe. Então, nesses casos, você deve procurar ajuda médica, a fim de diagnosticar e procurar um tratamento adequado.

Além de acordar com falta de ar garganta fechada, a apneia do sono é capaz de trazer outros sintomas, como:

  • Dor no peito;
  • Boca seca;
  • Dor de garganta;
  • Aumento da vontade de urinar durante a noite etc.

Enxaqueca

Outro problema comum é acordar de madrugada com enxaqueca. É verdade que, se comparado com os anteriores, não é tão grave, apesar de ser bastante incômodo. No entanto, há várias razões que podem causar a dor de cabeça matinal. Dentre eles, podemos citar:

  • Privação de sono;
  • Bruxismo;
  • Apneia do sono;
  • Insônia;
  • alimentação;
  • Uso excessivo de aparelhos eletrônicos;
  • Dormir em posição inadequada etc.

Vômito

Ainda que não tão comum, pode acontecer do indivíduo acordar sufocado com vômito. Na grande maioria das vezes, isso é sinal de refluxo gastroesofágico. Então, o ideal é procurar por um gastroenterologista, a fim de avaliar a situação.

Como acordar alguém desmaiado?

No caso da pessoa desacordar, é normal que haja preocupação. Mas, nesses casos, é essencial que você saiba como agir, a fim de fazer com que a pessoa recobre a consciência o quanto antes. Então, nesses casos, o que você deve fazer é:

  • Deitar a pessoa no chão, de barriga para cima;
  • Colocar as pernas mais altas que o corpo e a cabeça;
  • Afrouxar as roupas;
  • Abrir os botões, para facilitar a respiração;
  • Comunicar-se com a pessoa, mesmo que não haja resposta.

Muitos se perguntam como acordar uma pessoa desmaiada, no entanto, não se deve “forçar” para que isso ocorra. Na verdade, a própria pessoa irá voltar ao seu estado normal, com o passar do tempo. Deve-se apenas tomar esses cuidados citados acima.

É preciso tomar cuidado em relação às possíveis lesões devido a queda. Então, avalie todo o corpo da vítima e procure por possíveis lesões, como sangramentos. Caso haja lesões graves, pode ser necessário chamar uma ambulância.

Quando a pessoa desmaia ela acorda sozinha?

Sim, quando a pessoa desmaia ela acorda sozinha. Deve-se apenas dar os estímulos que já citamos, como elevar as pernas cerca de 30 a 40 centímetros do chão. Fora isso, depois que a pessoa se recuperar do desmaio, pode ser dado 1 sachê de açúcar de 5g, direto na boca, abaixo da língua.

Saiba mais:

Gostou desse artigo? 

Gilson Rodrigues de Siqueira

Formado em enfermagem, pós graduado, palestrante em dependência química, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.