Rinite: o que é, quais são os tipos, tratamento e cura
Curitiba, 3 de março de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. A rinite é um problema que a grande parte dos brasileiros tem. No entanto, mesmo que seja comum, isso não quer dizer que se sabe tudo sobre o assunto. Na verdade, ainda há bastante desinformação sobre esse tipo de problema.
Muitos ainda se questionam se a rinite pode matar, por exemplo, já que não entendem a gravidade desse problema. Inclusive, é por conta da falta de informação que muitas pessoas nem sequer sabem qual é a melhor forma de tratar.
No entanto, existem aqueles que nem sequer sabem que têm rinite. E isso ocorre, em especial, porque os sintomas desse problema podem facilmente confundir com outras condições. Por conta disso, é fundamental abordar alguns pontos sobre esse assunto.
Afinal, ainda que seja um problema um tanto quanto comum, os sintomas são bem incômodos, o que é capaz de deixar o paciente incapaz de fazer algumas atividades básicas do dia a dia. Tanto que não é raro ver pessoas se perguntando como posso aliviar a crise de rinite alérgica.
Mas, para que você possa obter uma resposta mais precisa, deve-se avaliar alguns pontos, até mesmo para entender a raiz do problema. Isso porque, a depender do tipo de rinite, alguns procedimentos são mais eficazes do que outros.
Sendo assim, se você quer saber mais sobre esse assunto, bem como quais são as melhores formas de tratar esse problema, não deixe de conferir esse artigo. Nos próximos tópicos, iremos falar sobre todos os detalhes que permeiam essa questão. Confira!
Sumário
O que é rinite?
Antes de qualquer coisa, é interessante que você saiba o que é rinite. O nosso nariz é composto por algumas mucosas, as quais possuem funções essenciais, como umedecer, aquecer ou mesmo filtrar os componentes que respiramos.
Dessa forma, impedem que entrem grandes partículas de pó, pelos ou pólen, por exemplo. Ou seja, impede que tais substâncias passem pelas vias respiratórias e cheguem aos pulmões. Contudo, a rinite afeta as mucosas.
Ou seja, nada mais é que a inflamação das mucosas nasais, o que dificulta o seu trabalho. É um problema um tanto quanto simples, mas, como a rinite afeta os olhos e demais regiões do corpo, trata-se de uma doença bastante incômoda.
Quais são os tipos de rinite?
Um ponto do qual você precisa saber, até mesmo para procurar o tratamento mais adequado, diz respeito aos tipos de rinite. No entanto, a classificação depende de alguns critérios, como a frequência, intensidade, presença de complicações etc.
Inclusive, vale salientar que nem todas apresentam os mesmos sintomas. A falta de ar rinite, por exemplo, é característica de um tipo específico. Inclusive, esse é um dos motivos pelo qual algumas pessoas acham que não tem esse problema.
Acha-se, erroneamente, que a rinite é uma coisa só e que, portanto, todos devem possuir os mesmos sintomas, mas isso não procede. De acordo com a Academia Europeia de Alergia e Imunologia, a rinite é constituída por 4 subgrupos. Sendo eles:
Rinite infecciosa
De todos os tipos, com certeza a rinite infecciosa é a mais comum. E isso se dá porque a sua causa está ligada ao vírus ou bactérias autolimitadas. Por conta disso, essa doença tem um período limitado e determinado para ocorrer.
Esse tipo é bem conhecido como resfriado comum ou infecção do trato respiratório superior. Então, essa é uma das formas de como pegar rinite. Os resfriados ocorrem quando o vírus se instala nas membranas mucosas do nariz ou nas cavidades e causa infecção.
Ademais, como a causa é por uma bactéria ou vírus, vale salientar que esse tipo de rinite transmite. Por isso, deve-se manter certo cuidado.
Rinite alérgica
Muitos se questionam o que a rinite alérgica pode causar no organismo humano, mas, antes de falar sobre isso, deve-se saber do que se trata. Em suma, nada mais é que uma reação imunológica do corpo a algumas partículas.
Ou seja, o corpo identifica algumas partículas como estranhas e, por isso, procura formas de se proteger. Nesse caso, a rinite falta de ar são coisas que podem acontecer. Esse tipo de rinite ataca quando o paciente entra em contato com a poeira, por exemplo, ou outros cheiros fortes.
Ademais, existe uma certa ligação entre rinite ar condicionado. Afinal de contas, o acúmulo de alérgenos no ar-condicionado contribuem para a piora do caso. Então, nesse caso, uma das formas de como se livrar da rinite é evitar tais agentes que atacam a alergia.
Além de poeira, ácaro, pelos de animais domésticos, cheiro de tinta e coisas semelhantes podem agravar o caso. Fora isso, esse tipo de rinite dá falta de ar.
Rinite não alérgica
Trata-se do tipo em que a vítima possui alguns sintomas, mas que não tem origem alérgica. É uma condição que causa espirros crônicos, corrimento nasal ou congestão. Ou seja, é bem semelhante a anterior, mas não é a mesma coisa.
Nesse tipo, não envolve o sistema imunológico. Esse tipo de rinite ataca os olhos, também. Por isso, é normal o paciente ficar com a vista lacrimejando ou mesmo em cor avermelhada, por exemplo. Requer repouso e alguns remédios para tratar os sintomas.
Rinite mista
Ou seja, nada mais é que o tipo de rinite que pode ser causado por mais de um agente: bactérias e vírus, ao mesmo tempo. Não é o tipo mais comum, mas também não é tão raro. Ademais, rinite olhos lacrimejando, nesse caso, não é incomum.
Como é o tratamento para a rinite?
A rinite alérgica causa falta de ar, o que é um sintoma bem incômodo. Por conta disso, é normal que você queira saber qual é o tratamento dessa doença, até mesmo para voltar às suas atividades normais do dia a dia.
No entanto, a primeira coisa a se fazer, a fim de obter um tratamento, é diagnosticar o tipo de rinite que o paciente tem. Após isso, deve-se direcionar o indivíduo para o tratamento específico para o seu tipo.
Entretanto, a maior parte dos casos de rinite aguda se resolve de maneira espontânea logo na primeira semana, por exemplo. Para tal, deve-se tomar atitudes bem simples, como lavar o nariz e aplicar gotas com solução salina.
No entanto, caso queira fazer um tratamento a longo prazo, saiba que isso se baseia, apenas, no uso adequado da menor dose de medicamento que mantenha o paciente assintomático. Ou seja, não é tão complexo.
Portanto, lavagem nasal, corticosteroide tópico nasal, soro fisiológico ou anti-histamínicos estão dentro do tratamento que o otorrino pode indicar, mas isso pode variar de acordo com o seu caso. Fora isso, deve-se evitar fatores irritantes, ou seja, aqueles gatilhos para a rinite.
O que causa a rinite?
Muitos acham que o leite pode causar rinite, no entanto, é válido salientar que isso vai depender de acordo com o tipo de rinite que se tem. Então, uma das causas é a exposição a microrganismos como vírus e bactérias.
Ou, às vezes, por conta de agentes alérgenos, como ácaro, poeira, fungos, pelos ou mesmo urina de gatos ou cachorros, por exemplo. No entanto, algumas mudanças bruscas no clima ou inalar gás de cozinha e fumaça de cigarro também podem ser um gatilho.
Rinite e lactose até tem uma certa ligação, visto que o leite pode aumentar a produção de muco. Contudo, puberdade, menopausa e gravidez, devido às alterações hormonais, também podem ocasionar esse fato.
Saiba mais:
Gostou desse artigo?
- Conheça mais o nosso trabalho –> Aqui na Brasil Emergências Médicas
- Quer saber mais sobre saúde? Então olhe nosso feed do Instagram da Brasil Emergências Médicas!