17 de setembro de 2021
Post por: Gilson Rodrigues de Siqueira

6 passos de como se comportar no trânsito para dar passagem para a ambulância

passagem para a ambulancia

Curitiba, 17 de setembro de 2021, escrito por Gilson Rodrigues. Passagem para a ambulância: Você certamente já sabe que veículos de emergências têm prioridade no trânsito e que você deve sempre dar a passagem a eles. Mais do que uma mera gentileza ou uma simples formalidade, ao permitir a passagem de uma ambulância, você está ajudando a salvar uma vida. Você sabe como percebemos a passagem de uma ambulância e como se comportar?

Saiba tudo sobre como percebemos a passagem de uma ambulância neste artigo e o que fazer. A Brasil Emergências Médicas vai ajudar você!

Passagem para a ambulância?

Você pode perceber a aproximação de uma ambulância através do barulho da sirene ou ao olhar pelo retrovisor e observar o veículo  e liberar imediatamente a passagem, caso tenha as condições seguras para tal. Por isso é tão importante que a ambulância esteja com todos os sinais visuais e sonoros de acordo para sinalizar sua aproximação e necessidade de ultrapassagem.

Qual o Código de Trânsito Brasileiro sobre veículos de socorro?

O artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e a Resolução do Conselho Nacional de Trânsito n. 268/08 estabelecem regras especiais para ambulâncias e veículos destinados ao socorro.

Além de definirem que os condutores devem deixar a passagem pela faixa esquerda livre, existem algumas outras determinações como:

VII – os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade no trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e emergência, de policiamento ostensivo ou de preservação da ordem pública, observadas as seguintes disposições:

  1. a) quando os dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação intermitente estiverem acionados, indicando a proximidade dos veículos, todos os condutores deverão deixar livre a passagem pela faixa da esquerda, indo para a direita da via e parando, se necessário;
  2. b) os pedestres, ao ouvirem o alarme sonoro ou avistarem a luz intermitente, deverão aguardar no passeio e somente atravessar a via quando o veículo já tiver passado pelo local;
  3. c) o uso de dispositivos de alarme sonoro e de iluminação vermelha intermitente só poderá ocorrer quando da efetiva prestação de serviço de urgência;
  4. d) a prioridade de passagem na via e no cruzamento deverá se dar com velocidade reduzida e com os devidos cuidados de segurança, obedecidas as demais normas deste Código;
  5. e) as prerrogativas de livre circulação e de parada serão aplicadas somente quando os veículos estiverem identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação intermitente;
  6. f) A prerrogativa de livre estacionamento será aplicada somente quando os veículos estiverem identificados por dispositivos regulamentares de iluminação intermitente.

Caso tenha interesse, confira o artigo 29 completo para mais informações acerca das normas gerais de circulação e conduta.
Infrações

Também é estabelecido pelo CTB, no artigo 189, que o condutor que não der passagem aos veículos de emergência está cometendo infração de trânsito de natureza gravíssima, que pode sujeitar multa no valor de R$ 191,54 e um total de sete pontos na CNH. Além disso, os condutores que derem passagem, mas tentarem aproveitar o espaço deixado pelo veículo de emergência e ir atrás dele, também estará cometendo infração. De acordo com o artigo 190, a infração é de natureza grave e a multa correspondente no valor de R$ 127,69, além de cinco pontos na CNH.

Como se comportar frente à uma ambulância?

É preciso ter em mente que uma ambulância com todos os sinais auditivos e visuais indicados em uma situação de emergência médica está tentando salvar a vida de uma pessoa e, por isso, é fundamental que você saiba como perceber uma ambulância e como se comportar para dar passagem a ela.

Pensando nisso, separamos 6 passos do que você deve fazer para garantir a passagem e contribuir com todos os envolvidos, além de evitar multas e infrações. Veja a seguir:

  1. Primeiro, é necessário ficar atento aos sinais de uma ambulância de emergência. Seus sinalizadores irão indicar que ela precisa ultrapassar e chegar rápido ao destino final. Se perceber barulho de sirene e visualizar a ambulância particular pelo retrovisor já se prepare para dar a passagem.
  2. Deixe livre a passagem pela faixa esquerda, se deslocando para a direita e, quando necessário, parando.
  3. Faça de forma cautelosa e segura, de maneira a evitar acidentes.
  4. Jogar o carro na calçada ou no canteiro não está correto.
  5. É preciso liberar a passagem na pista da direita para a ambulância sem colocar a vida dos outros condutores ou pedestres em risco.
  6. Respeite as sinalizações de parada exclusiva para veículos de emergências, uma vez que eles podem precisar do local para realizar uma saída de emergência.

Dúvidas frequentes

1. E se o trânsito estiver congestionado e o veículo de emergência pedir passagem?

Sempre siga a lei. Você, ou qualquer outro condutor, deve deixar a passagem pela pista esquerda assim que possível. Sempre com cuidado e segurança.

2. Posso furar o sinal vermelho para dar prioridade ao veículo de emergência?

Avançar no sinal vermelho é uma infração de trânsito e, por isso, não se deve fazer. Até porque, você pode colocar outros condutores em risco e causar acidentes. Entretanto, caso você fure o sinal vermelho para dar a passagem e receba uma multa por isso, você tem a opção de recorrê-la.

3. Se eu estiver como pedestre, o que devo fazer?

As regras de prioridade para veículos de emergência valem para todos. Caso esteja como pedestre e escute a sirene do veículo, aguarde a passagem no passeio e atravesse apenas após que ele tenha feito a passagem no local.

A Brasil Emergências Médicas é uma empresa especializada no serviço de ambulância particular. Localizada na cidade de Curitiba, mais precisamente na região metropolitana de Curitiba – São José dos Pinhais. Porém atendemos todo o Brasil.

Nós buscamos através de nosso atendimento proporcionar todo conforto, segurança e tranquilidade aos pacientes e responsáveis. Com um atendimento humanizado, oferecemos todo o suporte para remoções médicas e ao longo do trajeto.

● Profissionais Brasil Emergências Médicas

Contamos com profissionais rigorosamente capacitados e treinados para realizar o atendimento de excelência e a abordagem indicada para cada situação. Com experiência no mercado, nossa equipe de saúde está preparada para atender qualquer situação de urgência e emergência, garantindo o bem-estar e estabilização da saúde do paciente até o local indicado para prosseguir com o atendimento. Sempre com comprometimento, dedicação e zelo.

A Brasil Emergências Médicas conta com uma frota de ambulâncias modernas, equipadas com tecnologia de ponta e de acordo com legislação estabelecida para transporte em ambulância particular. Todas possuem ar-condicionado e alto padrão de segurança, tudo para garantir o bem-estar de todos os pacientes. Garantimos todos os equipamentos necessários de sinalização em atendimentos de emergências e respeitamos todas as condutas de trânsito do Código de Trânsito Brasileiro.

Garantimos um atendimento ágil, rápido e seguro.

Faça um orçamento agora mesmo. A contratação é feita de forma rápida e descomplicada.

Brasil Emergências Médicas empresa especializada e qualificada paraambulância em Curitiba

Saiba mais:

Gostou desse artigo? 

Gilson Rodrigues de Siqueira

Formado em enfermagem, pós graduado, palestrante em dependência química, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.