Fratura craniana: o que é e quais são as sequelas?

Curitiba, 1 de março de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. A nossa cabeça é um membro muito importante, uma vez que é responsável por alojar uma grande quantidade de órgãos que são essenciais para a vida. O maior exemplo disso é o cérebro. E, por conta disso, alguns ficam com receio em relação aos problemas que podem acometer o membro.

No entanto, de todos eles, com certeza o que causa mais receio diz respeito à fratura no crânio. Mas você sabe o que de fato é esse problema? A verdade é que se trata de uma questão séria, haja vista que é capaz de surtir algumas sequelas.

Em virtude disso, deve-se tomar todo tipo de cuidado a fim de evitar a fratura craniana. Mas, em casos disso acontecer, você saberia reconhecer os sintomas? A grande parte das pessoas acham que, quando ocorre esse tipo de fratura, a vítima fica desacordada.

Isso é até verdade, mas em partes. Quanto a esse ponto, deve-se entender que cada pessoa reage de uma determinada forma as coisas. Ou seja, isso quer dizer há aqueles que desmaiam e entram em coma, mas não se deve levar isso como regra.

Tem pessoas que sofrem uma fratura de crânio e continuam conscientes. Inclusive, há casos em que a pessoa só passa a sentir alguma dor horas depois. Portanto, a fim de prezar pelo bem-estar de todos, é essencial que você saiba quais são todos os sintomas e até o que fazer.

Então, para obter todas essas informações, é só ficar de olho nesse artigo, onde iremos abordar em detalhes todo o assunto. Sem mais delongas, vamos ao que importa!

Precisando de uma ambulância?

WhatsApp

Fratura definição

Antes de tudo, é interessante que você saiba fratura significado. Em suma, pode-se definir esses casos como uma ruptura parcial ou total do osso. Inclusive, elas podem ser tanto abertas quanto fechadas, a depender do tipo de lesão.

Uma fratura aberta ou exposta é quando o osso fica aparente. Nesse caso, fica fácil de diagnosticar uma fratura crânio, já que tudo fica exposto. Mas nem sempre é assim, como é no caso da fratura fechada, ou seja, quando não há nada aparente.

Nesse caso, a pele não se rompe e, por isso, não é possível visualizar o que ocorreu. Em situações como essas, pode haver a falsa sensação de que não há nenhum problema, já que às vezes nem sequer há sangue, por exemplo.

Diz-se que as fraturas abertas, por haver mais possibilidade de infecção, são as mais perigosas. Isso até pode ser verdade, mas as que são fechadas criam a sensação de que está tudo bem. E, por conta disso, demora-se a procurar por alguma intervenção médica.

Fora isso, é interessante que você saiba que a fratura, na grande maioria das vezes, acontece devido a algum impacto, queda ou esmagamento. Mas, diferente do que alguns acham, a fratura craniana nem sempre precisa de um grande impacto.

A fratura crânio bebe, por exemplo, pode acontecer devido a um pequeno tombo ou uma lesão sem muito impacto. Idosos também estão propensos a esse tipo de problema. Por isso, é essencial saber quais são os sintomas desse problema.

Estamos online para te ajudar! Fale com nosso especialista:

Veja nossas avaliações

Diana Vilarinho
Diana Vilarinho
18. Julho, 2022.
Verificada
Excelente, prestativos, atenciosos , tratamento muito bom. Nota 10. Utilizei o serviço de remoção para consulta. Muito bom.
Maria L Diniz
Maria L Diniz
16. Julho, 2022.
Verificada
Um excelente atendimento! 🙏💜
Daiane Rosolen
Daiane Rosolen
8. Julho, 2022.
Verificada
Atendimento top! Sr. Gilson muito prestativo e super atencioso no atendimento telefônico. Eu agradeço pela gentileza. Coisa rara hoje em dia.
Carolina Luhm Crivellaro
Carolina Luhm Crivellaro
4. Julho, 2022.
Verificada
Excelente atendimento pela equipe.
Ozana Storck
Ozana Storck
21. Junho, 2022.
Verificada
Serviço de excelência
Rosa Pelizari
Rosa Pelizari
1. Junho, 2022.
Verificada
Realizei alguns exames com a Brasil e fui muito bem atendida. Os profissionais são pontuais, educados e qualificados. Obrigado pelo ótimo atendimento.
Izabel Martins Campos
Izabel Martins Campos
23. Maio, 2022.
Verificada
Valmir Mendes
Valmir Mendes
5. Maio, 2022.
Verificada
Maria Mendes
Maria Mendes
5. Maio, 2022.
Verificada
Rosimeire Ribeiro
Rosimeire Ribeiro
5. Maio, 2022.
Verificada

WhatsApp

Quais são os sintomas da fratura craniana?

Saber quais são os sintomas é a melhor forma de garantir a saúde e segurança do paciente. Afinal de contas, na grande maioria das vezes, o paciente pode se manter consciente. Então, após alguma pancada na região da cabeça, repare se a vítima tem um ou mais dos seguintes sintomas:

  • Náuseas;
  • Ferimentos extensos;
  • Vômito;
  • Dor de cabeça intensa;
  • Falas desconexas;
  • Esquecimento;
  • Hematoma ou inchaço na cabeça;
  • Sangue ou outro líquido que sai do nariz ou orelha;
  • Alteração no nível de consciência;
  • Sonolência.

Note que nem todas as pessoas têm desmaios repentinos. Isso até pode acontecer, mas não é sempre. Por isso, sempre fique de olho se a pessoa que teve alguma lesão ou sofreu algum impacto na cabeça apresenta esses sintomas.

Quais são os tipos de fratura craniana?

Outra coisa que é interessante que você saiba, que pode ajudar até a identificar esse problema com mais facilidade, diz respeito aos tipos de fratura no crânio. A depender da lesão que o indivíduo tem, pode ocasionar em variações do problema.

Ademais, os tipos de fraturas podem variar entre completa e parcial. E isso depende se há alguma fratura completa ou não no osso. Fora isso, depende do sítio e das estruturas que são afetadas. Por isso, podemos definir a fratura da seguinte forma:

  • Fratura fechada: esse tipo ocorre quando o couro cabeludo se mantém intacto. Ou seja, não tem qualquer tipo de ferida.
  • Fratura aberta: trata-se de quando a ferida ou lesão fica exposta. Ou seja, é quando existe ferida no couro cabeludo, por onde é possível observar a saída de um pedaço do osso.
  • Com depressão: nada mais é quando ambas partes do osso se viram para o interior, isto é, em direção ao cérebro.
  • Fratura basal: é quando surge na zona da região da base do crânio, em redor dos olhos, nariz, ouvidos ou mesmo no topo do pescoço. Também ocorre fratura na testa.

Fratura no crânio o que fazer

Qualquer tipo de lesão na região da cabeça pode ser perigoso. Por conta disso, ainda que não haja qualquer suspeita, ou mesmo que a vítima não apresente qualquer sintoma, é essencial que se vá a um médico para que ele avalie a situação.

Vale lembrar que, às vezes, a vítima demora a apresentar algum sintoma, e por isso se deve ir até um hospital. Ao chegar lá, o médico deve fazer uma avaliação geral. Caso haja desconfiança de fratura, ele irá solicitar alguns exames, como um raio-x.

O raio-x craniano serve para confirmar se há presença de alguma fratura, ainda que não haja qualquer alteração no formato do crânio. Contudo, em algumas situações, pode ser necessário fazer exames complementares, como tomografia e ressonância magnética.

fratura craniana

Fratura no crânio sequelas

Quando a vítima não procura qualquer tipo de ajuda na medicina, ela tende a se tornar muito mais propícia a ter algumas sequelas da fratura craniana. No entanto, em relação a esse ponto, as sequelas irão depender de caso para caso.

Afinal de contas, há fraturas que não chegam ao cérebro. E, as que chegam no órgão, podem atingir pontos específicos. Então, nem todas as pessoas que são vítimas desse problema terão as mesmas reações.

Mas, em relação as principais sequelas da fratura no crânio, podemos citar:

  • Problemas cognitivos;
  • Irritabilidade;
  • Lentidão;
  • Perda de memória;
  • Déficit de atenção;
  • Mudanças de comportamento;
  • Convulsão;
  • Paralisia;
  • Perda de equilíbrio.

Essas são apenas algumas das principais sequelas que a fratura craniana pode incidir. E, como são sequelas para a vida toda, é essencial procurar por ajuda médica assim que houver a lesão na região da cabeça.

Como é o tratamento da fratura craniana?

Isso vai depender se é uma fratura de base de crânio ou em relação a sua extensão. Na verdade, o médico deve avaliar cada caso e sugerir a melhor forma de tratar o problema. Caso não haja qualquer sintoma, o médico pode indicar apenas observação, a fim de averiguar se os ossos irão se cicatrizar.

Agora, caso haja sintomas, o médico avalia o quão complexo é o caso e define se é necessário fazer cirurgia ou manter a cicatrização natural. Nesses casos, ele pode indicar alguns remédios para aliviar os sintomas, em especial a dor de cabeça.

fratura craniana

WhatsApp

Saiba mais:

Gostou desse artigo? 

Últimas Notícias
Categorias
ambulância qual valor

Ambulância qual valor?

Curitiba, 05 de agosto de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. Com certeza você concorda com a afirmação de que os serviços de ambulância são vitais

Leia mais »