Diarreia constante: tipos, quais são as causas e como tratar?
Curitiba, 3 de março de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. Ter diarreia, de uma certa forma, é uma coisa um tanto quanto comum. Afinal de contas, às vezes um determinado alimento não nos faz bem e causa esse sintoma. Trata-se de uma reação natural do corpo, mas que quer dizer que há alguma coisa de errado.
É normal que o nosso corpo responda ao que comemos, por exemplo, ou qualquer outro hábito semelhante. Afinal de contas, toda ação gera uma reação, e isso não é diferente quando se fala do nosso organismo.
No entanto, ainda que a diarreia seja um sinal de que alguma coisa está errada com o organismo, na grande maioria das vezes, as pessoas apenas ignoram esse sintoma. E isso acontece, em especial, porque esse é um problema que tende a ter uma duração não muito relevante.
Na verdade, geralmente, a pessoa tem diarreia por um único dia e, em seguida, esse problema tende a sumir. Contudo, há vezes em que esse sintoma tende a perdurar por mais tempo, mas mesmo assim a pessoa não procura um médico.
Então, uma coisa que você precisa obter esclarecimento é que, mesmo que seja um sintoma comum, não quer dizer que a diarreia é normal. Como dito, trata-se de uma condição em que quer dizer muita coisa a respeito do nosso organismo.
Por isso, é essencial que você mantenha uma certa atenção. Afinal de contas, às vezes, esse sintoma pode indicar algum outro problema, em especial se você tem diarreia diariamente, por exemplo. Por isso, deve ser um sinal de alerta.
Então, se você quer saber o que pode ser diarreia constante e quais são as possíveis causas, é só continuar nesse artigo. Nos próximos tópicos, iremos falar sobre todos os detalhes. Sem mais delongas, vamos ao que importa!
Sumário
O que é diarreia?
Muitas pessoas afirmam: “tenho diarreia todos os dias“. Nesse caso, é bem provável que seja indício de um problema um pouco mais grave. No entanto, antes de tudo, é essencial que você entenda o que é esse sintoma. Do que se trata?
Em suma, a diarreia (CID 10-A09) se define como mais de duas evacuações aquosas, ou seja, aquela bastante líquida. Esse problema pode afetar um indivíduo de forma recorrente, ou seja, ter diarreia todos os dias ou por pouco tempo.
Ademais, uma característica bem presente da diarreia é a perda da consistência das fezes, a qual pode ou não ter a presença de muco ou sangue. Ademais, na grande maioria das vezes, esse problema tende a durar apenas alguns dias, que é o mais comum.
Entretanto, em casos um pouco mais sérios, a diarreia pode durar semanas. Nesse caso, pode indicar alguma doença mais grave, como algum tipo de infecção, por exemplo, ou mesmo uma doença inflamatória intestinal.
Inclusive, como é um sintoma bem incômodo, a grande parte das pessoas procuram formas de tratar esse sintoma o quanto antes. No entanto, vale salientar que, como a diarreia pode indicar outras doenças, o melhor a se fazer é tratar a raiz do problema.
Sendo assim, quando há diarreia constante, o ideal é que o paciente vá até um médico, a fim de que ele faça os devidos exames e possa constatar o que existe por trás. E, assim que obter o diagnóstico, com certeza o médico será capaz de recomendar um tratamento mais eficaz.
Quais são os tipos de diarreia?
É muito comum do brasileiro colocar todas as doenças como se fossem a mesma coisa. No entanto, esse é um procedimento errado. Você deve saber que, por mais que os sintomas sejam bem parecidos, há mais de um tipo de diarreia.
E isso acontece, em especial, porque as causas são diferentes. Às vezes, vinho e diarreia tem alguma ligação, assim como ocorre com pessoas intolerantes à lactose, por exemplo. Por conta disso, saber qual é o tipo é uma das formas de obter tratamento mais adequado.
Por isso, no tópico seguinte, iremos falar com um pouco mais de detalhe quais são os tipos de diarreia. Confira a seguir.
Diarreia ácida
A diarreia ácida é um dos tipos mais comuns, a qual costuma causar ainda mais desconforto. Esse problema acontece porque, a depender dos alimentos que você anda consumindo, pode aumentar o ph das fezes.
Isso quer dizer que, quanto mais alimentos ácidos você consome, maiores são as chances de você ter esse tipo de problema. Inclusive, às vezes, essa diarreia com queimação pode ser um indício de que você tem gastrite, por exemplo.
É verdade que, não necessariamente, a gastrite é capaz de ocasionar esse problema. No entanto, se você sofre com esse problema todos os dias, é uma das coisas que o médico pode avaliar.
Diarreia alcoólica
A diarreia alcoólica é um outro tipo bem comum. Nesse caso, na grande maioria das vezes, não quer dizer que há um grande problema por trás desse sintoma. Na verdade, quando a pessoa exagera na bebida alcoólica, o organismo tem algumas reações.
E, dentre elas, pode haver diarreia ressaca, azia, enjoo etc. Nesse caso, cerveja, caipirinha ou mesmo vinho da diarreia. O problema, aqui, não está atrelado ao tipo de bebida que se consome, e sim em relação a quantidade.
A ressaca diarreia é bem comum, também. Nesse caso, a pessoa pode tomar algum remédio a fim de parar com tais sintomas, uma vez que a ressaca dá diarreia. Entretanto, fique atento. Afinal, se você costuma sofrer bastante com isso, pode ser um dos indícios de alcoolismo.
Diarreia aguda
Esse é o tipo de diarreia que acontece em episódios de até 14 dias. Esse é o tipo mais comum, mas que pode indicar algum problema maior, também. No entanto, na grande maioria das vezes, a causa se dá por alguma origem infecciosa, como bactérias, vírus e protozoários.
Nesse caso, o paciente pode sentir todos os sintomas, como manchas vermelhas e diarreia, por exemplo. Ademais, a fim de tratar, é essencial procurar por um médico para que ele lhe receite os remédios corretos.
Diarreia crônica
Muitas pessoas se perguntam: “tenho diarreia todos os dias o que pode ser?”. Caso esse problema dure por mais de quatro semanas, o ideal é procurar um médico urgente. Afinal de contas, quando esse sintoma tende a durar tanto tempo, pode indicar algo mais sério.
Problema no fígado causa diarreia, por exemplo. Então, nesses casos, pode ser que você esteja com condições mais graves, como doença de Crohn, retocolite ulcerativa, síndrome do intestino irritável ou até mesmo câncer.
Portanto, se você é dos que falam: “tenho diarreia todas as manhãs“, o ideal é procurar por um médico o quanto antes, a fim de que ele possa melhor lhe examinar e diagnosticar qual é o seu problema. Essa é a melhor forma de se tratar.
Diarreia motivos
Como você pode notar, há mais de um motivo para a diarreia. Sendo assim, a fim de buscar a melhor forma de se tratar, é essencial que você busque ajuda médica. Então, diarreia constante o que tomar? Apenas um médico é capaz de lhe dar essa resposta com mais precisão.
Ademais, se você se pergunta: “por que toda vez que como tenho diarreia? Isso pode indicar algum problema alimentar. Procure um médico para que ele possa lhe oferecer melhores recursos e formas mais eficazes de tratamento.
Saiba mais:
Gostou desse artigo?
-
- Conheça mais o nosso trabalho –> Aqui na Brasil Emergências Médicas
- Quer saber mais sobre saúde? Então olhe nosso feed do Instagram da Brasil Emergências Médicas!