Cérebro: 5 doenças neurológicas que podem afetar o órgão
Curitiba, 1 de março de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. O cérebro é o principal órgão do sistema nervoso, uma vez que é por conta dele que conseguimos fazer as coisas mais básicas. Em vista disso, é normal que você queira saber quais são as principais doenças que podem afetar esse órgão.
Afinal de contas, é apenas descobrindo quais são os problemas que você consegue saber a melhor forma de prevenir, não é mesmo? Ou, então, é quando você descobre os sintomas do início de uma doença que pode evitar algumas sequelas no cérebro, por exemplo.
O fato é que, por se tratar de um órgão vital à vida, todo e qualquer cuidado é pouco. Afinal de contas, sem ele, o ser humano não consegue fazer absolutamente nada. Então, a fim de evitar problemas, é interessante que você saiba algumas doenças que afetam esse órgão.
O cérebro com certeza é o órgão mais complexo que existe no ser humano. Por conta disso, até uma pancada mais forte pode resultar em um problema mais grave. Então, ficar atento a sintomas de possíveis doenças é algo fundamental.
Inclusive, as doenças cerebrais são um grande problema de saúde para toda a sociedade moderna. Afinal de contas, o número de pessoas que são acometidas por essa doença tem crescido cada vez mais. No entanto, muita coisa iria ser evitada se houvesse maiores explicações.
Sendo assim, se você quer obter mais informações sobre esse assunto, é só continuar nesse artigo, onde iremos abordar alguns detalhes primordiais. Sem mais delongas, vamos ao que importa!
Sumário
O que é o cérebro?
Antes de mais nada, é interessante dar um resumo a esse órgão que é tão vital para a vida humana. Em suma, trata-se de um órgão que faz parte do sistema nervoso central, o qual tem muita importância para o funcionamento geral do corpo.
Inclusive, o cérebro constitui a maior parte do encéfalo, já que representa cerca de 80% da massa total da estrutura. De todos os órgãos, com certeza esse é o mais complexo. Afinal de contas, atribui-se várias responsabilidades, como:
- Linguagem;
- Consciência;
- Memória;
- Cognição;
- Processar os sentidos etc.
Ademais, é por conta do cérebro que se consegue fazer as coisas mais básicas, como caminhar, correr ou falar, por exemplo. Devido a todas essas funções, é essencial manter o “cérebro forte“, isto é, sempre saudável.
Anatomia do cérebro
O cérebro só detém tanta responsabilidade por conta de toda a sua estrutura. De acordo com estudos mais recentes, é possível dividi-lo em dois hemisférios: esquerdo e o direito. Cada um tem as suas “funções”.
O hemisfério esquerdo controla os movimentos do lado direito. Em contrapartida, o lado direito controla os movimentos do lado esquerdo do corpo. Ademais, o crânio e cérebro são as duas estruturas mais conhecidas.
No entanto, a função do crânio é mais de proteção, uma vez que ele tende a envolver o cérebro por inteiro. Mas, um fato é que o crânio se forma por vários ossos, os quais se unem como as peças de um quebra-cabeça.
Quais problemas podem acontecer no cérebro?
Ainda que se trate de um órgão bastante complexo, o fato é que existem algumas doenças que podem deixar o cérebro com alguns “problemas”. E, saber disso, é uma das formas de você tentar se prevenir. Por isso, não deixe de conferir a nossa lista abaixo.
Edema cerebral
Esse é um problema um tanto quanto comum, o qual é capaz de deixar o cérebro inchado. Em suma, nada mais é que uma resposta do corpo a diversos tipos de injúria. Por conta disso, há o acúmulo de líquidos no tecido.
Ou seja, esse problema consiste na retenção de líquido no interior das células cerebrais, e isso acontece em virtude das anomalias do metabolismo celular. E, na grande maioria das vezes, se origina por conta de isquemias cerebrais ou hipotermia, por exemplo.
O inchaço no cérebro detém alguns sintomas diversos, o qual depende do tipo de edema que ocorre no órgão. No entanto, entre os mais comuns, podemos citar os seguintes:
- Convulsão;
- Confusão mental;
- Vômitos;
- Dormência;
- Tontura;
- Perda de força muscular;
- Distúrbio visual etc.
Contudo, em casos mais graves, pode até resultar em um coma. Ou seja, isso quer dizer que o cérebro inchado é grave, uma vez que pode resultar no coma. Ademais, também pode ocorrer do cérebro inchado após cirurgia, por exemplo.
Acidente Vascular Cerebral (AVC)
Esse é um dos problemas que mais ocasiona em óbito no mundo todo. O AVC decorre da alteração do fluxo de sangue ao cérebro. No entanto, o grande problema do AVC é o fato dele causar a morte de células nervosas, como os neurônios.
Contudo, o neurônio não é capaz de reproduzir e, por isso, esse é um problema cerebral que é capaz de causar sequelas bem graves. Há vários sintomas que decorrem do AVC, como a sensação de formigamento no cérebro.
No entanto, a depender da gravidade dessa doença, o AVC pode resultar em um coágulo de sangue no cérebro, o que é um agravante. Afinal de contas, trata-se de uma condição onde ocorre a ruptura dos vasos.
O coágulo no cérebro tem cura, no entanto, é algo perigoso, uma vez que pode ocasionar em problemas mais sérios. Inclusive, caso não haja atendimento em tempo hábil, o coágulo no cérebro pode matar.
Hematoma subdural
Ou seja, nada mais é quando há algum hematoma no cérebro. Ou seja, o acúmulo de sangue entre o cérebro e revestimento interno; o crânio. Trata-se de uma condição que exige uma certa urgência, uma vez que pode ocasionar em problemas mais graves.
A principal causa desse problema é quando ocorre uma pancada forte na cabeça. E, por conta disso, faz com que os vasos sanguíneos estourem, o que gera um acúmulo de sangue na cabeça que tende a pressionar o cérebro.
Esse é um outro problema que também é capaz de gerar sequelas graves. Ademais, muitas pessoas se perguntam o que o álcool faz no cérebro e, dentro desse contexto, vale ressaltar que quem consome esse tipo de bebida sofre mais riscos.
E isso acontece porque eles se tornam mais suscetíveis aos hematomas após uma pancada. Como sintomas desse tipo de doença, podemos citar:
- Dor de cabeça intensa;
- Vômitos;
- Fala arrastada;
- Confusão mental.
Contudo, esses sintomas podem acontecer tanto alguns minutos após a pancada quanto alguns dias depois. Por isso, ainda que de início o paciente não sinta qualquer reação adversa, é essencial procurar por um médico quando ocorre uma pancada forte.
Ademais, vale salientar que, a depender do tipo de lesão, a pessoa pode entrar em coma no mesmo momento. E, em alguns casos, o hematoma subdural pode nem sequer apresentar sintomas.
Anoxia cerebral
Esse é um problema que decorre da falta de ar no cérebro. Trata-se de um problema bastante grave, afinal de contas, pode levar à morte de neurônios, o que reverbera em danos que podem ser irreversíveis.
O ar no cérebro é essencial para um bom funcionamento. Mas, quando isso não ocorre, o paciente passa a sofrer sérios riscos. Inclusive, como consequência da anoxia, a vítima pode sofrer de hemorragia ou parada respiratória.
Em relação aos principais sintomas dessa doença, podemos citar:
- Dificuldade em respirar;
- Tremores;
- Confusão mental;
- Tontura;
- Perda da consciência;
- Dificuldade para respirar;
- Aumento da frequência cardíaca;
- Inconsciência.
Saiba mais:
Gostou desse artigo?
-
- Conheça mais o nosso trabalho –> Aqui na Brasil Emergências Médicas
- Quer saber mais sobre saúde? Então olhe nosso feed do Instagram da Brasil Emergências Médicas!