16 de fevereiro de 2023
Post por: Gilson Rodrigues de Siqueira

RT-PCR exame (VIAGEM)

rt-pcr exame

Curitiba, 16 de fevereiro de 2023, escrito por Gilson RodriguesRT-PCR exame. Com o controle da pandemia, hoje em dia as fronteiras já voltaram a abrir para turismo. No entanto, ainda se exige uma série de cuidados, até mesmo para evitar problemas maiores.

Tanto é que diversos países exigem um teste de covid para viagem internacional. Nesse caso, o RT-PCR acaba sendo o mais adequado.

Muito além do passaporte, diversos locais exigem também a carteira de vacinação e também um teste de covid comprovando o resultado negativo.

E, para garantir que a sua viagem seja mais tranquila, a Brasil Emergências Médicas possui uma estrutura local e de profissionais adequados.

Assim, diminui os riscos de contaminação e ainda oferece pessoas devidamente preparadas para lidar com toda essa situação.

RT-PCR em swab nasal

O RT-PCR covid convencional é realizado usando um swab nasal para coletar amostras do nariz e da orofaringe e detectar diretamente o RNA do vírus da COVID-19.

Embora o teste possa ser incômodo, em geral não é doloroso. A nossa equipe procura fazer tudo de forma a não causar desconforto em nossos pacientes.

Quando o resultado dá positivo, acaba se tendo a garantia de que a pessoa em questão está infectada com o SARS-CoV-2.

Por isso, esse exame é considerado como o “padrão ouro” da precisão, haja vista que as suas taxas são acima de 90%, sendo que detém índices bem baixos de falso positivo.

Ainda devemos mencionar que esse exame não tem como objetivo identificar anticorpos, mas sim detectar a presença do vírus em pessoas que estão apresentando sintomas da COVID-19 no momento.

Portanto, o teste RT-PCR deve ser realizado o mais tardar até o décimo dia de sintomas. Na Brasil Emergências Médicas, faremos de tudo para que você possa obter o seu resultado o quanto antes for possível.

Qual é o teste de Covid-19 que se exige em viagens internacionais?

Na verdade, isso depende do destino. O ideal é consultar o local de destino para então saber qual é o exame que se exige.

Mas, quando o local aceita os testes de antígeno e RT-Lamb, acaba tendo o grande benefício de serem exames que oferecem resultados muito mais rápidos que outros.

Qual é o teste de Covid-19 que oferece resultado rápido e confiável?

Hoje em dia, os mais rápidos são os RT-Lamp e o teste de antígeno. Os dois são os mais adequados para quando se quer fazer uma viagem internacional.

RT-PCR, RT-Lamp ou antígeno? Qual deles devo fazer antes de fazer uma viagem internacional?

Na verdade, tanto o exame RT-PCR e o RT-LAMP são testes moleculares, os quais são capazes de detectar o RNA do vírus.

No entanto, eles se diferem na tecnologia usada para amplificar o RNA, sendo que o RT-PCR para covid 19 costuma ser mais sensível, detectando o vírus ainda que em concentrações menores.

Em contrapartida, o teste de antígeno detecta as proteínas do vírus com menor sensibilidade e precisando de uma concentração maior de vírus na amostra.

Estes testes detectam infecção viral ativa, diferente dos testes sorológicos, que são feitos após a infecção. A escolha do teste depende das solicitações e regulamentos locais.

Preciso fazer o teste covid RT-PCR para viagens domésticas?

Alguns locais exigem sim que você faça o teste de covid antes, como é o caso de Fernando de Noronha.

Qual é a diferença entre os testes rápidos de covid-19?

Como já mencionado, tanto o RT-Lamp quanto o RT-PCR são testes moleculares capazes de detectar o RNA do vírus.

Mas, a diferença dos testes é a metodologia que se utiliza para poder amplificar o RNA.

No que tange à sensibilidade do RT-Lamp, ele tende a ser inferior, uma vez que o resultado do exame RT-PCR covid demora mais para ficar pronto.

Já o teste de antígeno se utiliza de uma tecnologia distinta, feito por uma pesquisa imunológica, a qual busca a presença de proteínas do vírus no material que foi coletado.

Perguntas frequentes

Dentre as principais dúvidas a respeito do RT-PCR exame, citamos:

O que é o exame de PCR?

O exame laboratorial RT-PCR nada mais é que um teste molecular utilizado para detectar a presença de material genético (RNA ou DNA) de uma doença específica, incluindo vírus como o SARS-CoV-2, causador da COVID-19.

Qual PCR serve para viajar?

Hoje em dia, o teste mais “preciso” é o RT-PCR, ainda que o seu resultado não seja assim tão rápido. Por isso,

Qual teste devo fazer para viajar?

O tipo de teste necessário para viajar depende das exigências do país de destino.

Alguns países exigem o resultado negativo de um teste PCR (Reação em Cadeia da Polimerase), enquanto outros aceitam outros tipos de testes, como os testes de antígeno ou de anticorpos.

Qual a validade de um teste de Covid?

A Anvisa prorrogou por quatro meses a validade dos testes diagnósticos do tipo PCR.

Qual é o valor do exame RT-PCR?

O teste RT-PCR preço pode variar de acordo com algumas circunstâncias e, por isso, o mais adequado é entrar em contato conosco.

Se você quer saber onde fazer PCR-RT, pode contar com a Brasil Emergências Médicas! Fazemos esse teste em Curitiba e toda região metropolitana.

Saiba mais:

Gostou desse artigo? 

Gilson Rodrigues de Siqueira

Formado em enfermagem, pós graduado, palestrante em dependência química, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.