Queimadura 2 grau: como reconhecer e tratar?

queimadura 2 grau

Curitiba, 4 de março de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. Queimadura 2 grau: Ao falar de acidente doméstico, é bem provável que surja na sua mente acidentes como cortes com faca ou queimadura, por exemplo. E, de fato, ao falar de queimadura, é bem comum que isso aconteça dentro da própria casa.

No entanto, por ser um tipo de acidente doméstico comum, é normal que grande parte das pessoas pensem se tratar de um problema que não precisa de atendimento médico. Em algumas situações, isso até pode ser verdade. Mas não é uma verdade absoluta.

E isso acontece porque há vários tipos de queimadura, onde cada uma delas possui um nível de urgência ou emergência diferente. É claro que quando você sofre um acidente superficial, pode não ser necessário ir ao médico.

No entanto, a mesma coisa não acontece quando se trata de uma queimadura de 2 grau. Mas, você saberia reconhecer uma lesão dessa estrutura? Essa é uma informação da qual é essencial ter, uma vez que promove um atendimento mais adequado.

Ademais, você saberia como tratar uma queimadura 2 grau? Saber como fazer os primeiros socorros é fundamental. Até mesmo porque, através dessa ação, você pode evitar uma série de complicações. Contudo, há vários pontos a salientar quanto a isso.

E isso acontece porque, ao falar de curativo queimadura 2 grau, há alguns mitos que rodeiam esse assunto. Alguns acham que pasta de dente pode amenizar o problema. Já outros, acreditam que água gelada ou gelo é a melhor solução.

Mas será mesmo que essas informações procedem? No artigo de hoje, iremos falar sobre todos os detalhes acerca das queimaduras de 2 grau. Então, sem mais delongas, vamos ao que importa!

O que é uma Queimadura 2 grau?

Uma queimadura nada mais é que uma lesão na pele, a qual pode ou não causar dor. Fora isso, esse tipo de lesão proporciona algumas reações comuns, como vermelhidão na pele, ardência, descamação e, às vezes, dor.

No entanto, uma coisa da qual você precisa saber sobre a queimadura grau 2 é que ela pode ter mais de uma causa. É normal associar as queimaduras ao fogo, por exemplo. E, de fato, esse é o causador mais comum, mas não é único.

Na verdade, há vários outros motivos que podem resultar nesse fato, como o calor ou mesmo o frio, por exemplo. Fora isso, há outras razões pelas quais essas lesões podem acontecer na pele, como radiações, eletricidade, produtos químicos e até fricções.

Inclusive, todos esses causadores de queimadura podem afetar apenas a camada mais superficial da pele, como a mais profunda.

Quais são as causas da queimadura?

Outra coisa que você deve saber sobre a queimadura de grau 2 diz respeito ao o que pode causar essa lesão. Como falamos, além do calor ou fogo, há vários outros agentes causadores desse tipo de lesão, o qual é interessante que você saiba.

Afinal de contas, ao obter esse tipo de entendimento, você adquire um saber de como fazer para evitar esse acidente. Por isso, em relação aos agentes causadores da queimadura, podemos citar:

  • Agente químico: ou seja, produtos que são corrosivos ou que podem ser bases ácidas, como o álcool e a gasolina, solventes, soda cáustica, alvejante etc. Ou seja, isso quer dizer que há alguns produtos de limpeza que causam essa queimadura, em especial se formulado à base de álcalis.
  • Agente físico: são aqueles que têm origem no calor ou no frio, por intermédio da exposição, condução ou até a radiação eletromagnética. A exemplo, podemos citar chama, vapor, geada, neve, corrente elétrica, radiação, raios solares etc.
  • Agente biológico: trata-se de queimaduras que têm origem animal ou vegetal. A exemplo, podemos citar: urtiga, látex, água-viva, medusa, lagarta-de-fogo etc.

Como você pôde notar, há vários agentes capazes de causar essa lesão. Inclusive, um indivíduo pode ter uma queimadura de sol 2 grau, por exemplo. Inclusive, saber qual é a causa é uma das formas de elaborar um tratamento mais adequado.

Quais são os tipos de queimadura de 2 grau?

Muitas pessoas se perguntam em relação à queimadura de 2 grau tratamento. No entanto, para que o médico possa indicar a melhor forma de tratar essa lesão, ele precisa fazer uma análise da área afetada. Pois, como você pôde notar, há mais de um agente causador.

Então, antes mesmo de indicar um antibiótico para queimadura de 2 grau, é necessário avaliar o caso. Por isso, nos tópicos abaixo, iremos falar um pouco mais sobre os tipos de queimadura de 2 grau. Confira abaixo.

Queimadura de 2 grau superficial

Nesse caso, é quando há uma lesão com uma extensão um tanto quanto significativa, mas que ainda assim não apresentam grandes riscos. Apesar de ser superficial, é capaz de gerar bolhas e a vítima sente bastante dor.

Portanto, o tratamento queimadura 2 grau deve iniciar com a drenagem das bolhas. No entanto, de forma alguma deve-se fazer a remoção. E isso acontece porque as bolhas servem como um curativo natural biológico.

No entanto, a drenagem deve ser feita por um médico, uma vez que demanda aparelhos específicos. Assim que o médico toma essa atitude, deve-se fazer a limpeza do local com água corrente e clorexidina. Em relação ao curativo para queimadura de 2 grau, faz-se com sulfadiazina de prata ou nitrato de cério.

Queimadura de 2 grau profunda

No caso de queimadura 2 grau profunda, diferente do que você possa pensar, elas são menos dolorosas. E isso acontece porque esse tipo de lesão tende a afetar o sistema receptor de dor. Por isso, a dor não costuma ser tão intensa.

Se você quer saber queimadura 2 grau como tratar, o ideal é que você vá ao médico de imediato, uma vez que esse tipo de lesão costuma ser mais grave. Pode haver bolhas, as quais são brancas e secas. Mas, em relação ao tratamento, é bem semelhante a de 3° grau.

Como reconhecer uma queimadura de 2° grau?

Antes de você procurar por uma pomada para queimadura de 2 grau, é essencial que você saiba diferenciar se, de fato, trata-se de uma lesão desse tipo. E a verdade é que identificar esse tipo de lesão não é muito difícil.

E isso acontece porque, nesse caso, há alguns sintomas e características bem específicas, como o fato de aparecer uma bolha no local. Mas, fora isso, há outras coisas para se avaliar, a fim de averiguar o nível de lesão. São eles:

  • Dor intensa;
  • Vermelhidão no local;
  • Inchaço;
  • Ferida no local;
  • Bolhas brancas e/ou secas;
  • Cicatrização lenta.

Vale ressaltar que, ainda que se trate de um problema não tão grave (em especial se for uma queimadura de 2 grau  superficial), isso não quer dizer que não há necessidade de procurar por um médico, mas muito pelo contrário.

Queimadura de 2 grau o que fazer

É ideal que você vá ao médico assim que identificar o problema, uma vez que há alguns procedimentos que apenas o profissional da saúde é capaz de fazer, como a drenagem. Então, ainda que não sinta tanta dor, a ida ao hospital se faz necessária.

Ademais, vale salientar que a cicatriz de queimadura de 2 grau pode acontecer em até 3 semanas. E, após esse tempo, a cicatriz pode deixar uma mancha mais clara ou uma cicatriz profunda, a depender do caso.

Saiba mais:

Gostou desse artigo? 

Gilson Rodrigues de Siqueira

Formado em enfermagem, pós graduado, palestrante em dependência química, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.