Queimadura 3 grau: o que é, como identificar e tratar?

Curitiba, 4 de março de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. Queimadura 3 grau: Cuidar da nossa saúde é uma das coisas pelas quais a gente mais deve prezar. Afinal de contas, quando não nos sentimos bem, não conseguimos fazer praticamente nada. Por isso, atitudes como ir ao médico de forma constante ou saber identificar alguns sintomas é essencial.

Fora isso, quem é dona de casa, com certeza deve se preocupar em relação aos acidentes domésticos, uma vez que eles têm se tornado cada vez mais comuns. Inclusive, devido a pandemia, os índices aumentaram bastante.

Afinal de contas, as pessoas têm passado mais tempo em casa, o que cria uma certa margem para que esses acidentes ocorram. Inclusive, de acordo com o Ministério da Saúde, em 2020, o número de acidentes subiu para 32 mil casos.

A verdade é que são vários os motivos que podem resultar nesse tipo de problema. No entanto, entre os mais comuns, com certeza estão aqueles que têm ligação com à queimadura. O ato de cozinhar, por exemplo, expõe bastante a pessoa a esse problema.

Ainda que algumas vezes possa resultar em um problema de fácil resolução, há vezes que o acidente se torna mais sério, como é o caso da queimadura de 3 grau, o assunto do nosso artigo de hoje. Mas você sabe o que configura uma lesão desse tipo?

A queimadura 3 grau é uma lesão um tanto quanto séria, a qual requer atendimento de forma imediata. Mas como identificar esse tipo de problema? E, ao constatar que de fato se trata de uma queimadura dessa estrutura, o que fazer para tratar?

Essas são dúvidas bem comuns, as quais deve ter esclarecimento. Sendo assim, se você quer saber mais sobre as queimaduras 3 grau, basta continuar neste artigo. Sem mais delongas, vamos ao que importa!

Precisando de uma ambulância?

WhatsApp

O que é queimadura de 3 grau?

Antes de qualquer coisa, é essencial que você saiba o que é uma queimadura de 3 grau. Em suma, as queimaduras nada mais são que uma espécie de ferida traumática, a qual, na grande maioria das vezes, tem como causa agentes térmicos ou químicos.

No entanto, quando se fala da queimadura de 3° grau, trata-se de um assunto muito mais amplo. E isso acontece porque esse é um dos tipos mais graves que existem, o qual pode resultar em inúmeros agravantes para a vítima.

Na queimadura de 3° grau, além dos agentes térmicos e químicos, também há incidência de agentes elétricos (mais comuns) e radioativos. De forma resumida, esses fatores atuam nos tecidos que revestem o corpo humano.

Por conta disso, a queimadura tende a destruir, de forma total ou parcial, a pele e seus anexos. É verdade que há vários tipos de queimadura, as quais podem ser desde as mais superficiais até aquelas que atingem o corpo de maneira mais profunda.

No caso das queimaduras de 3 grau, além de atingir o tecido, trata-se de uma lesão ainda mais profunda, uma vez que é capaz de atingir o tecido celular subcutâneo, músculos, tendões e ossos. Então, nesse caso, a intervenção médica se faz mais que necessária.

Mas, outra coisa que você precisa saber a respeito da queimadura grau 3 é que ela se divide em alguns tipos. E isso acontece levando em consideração a extensão da lesão e qual foi o agente causador. Ademais, essa é uma informação importante para obter o melhor tratamento.

Estamos online para te ajudar! Fale com nosso especialista:

Veja nossas avaliações

Diana Vilarinho
Diana Vilarinho
18. Julho, 2022.
Verificada
Excelente, prestativos, atenciosos , tratamento muito bom. Nota 10. Utilizei o serviço de remoção para consulta. Muito bom.
Maria L Diniz
Maria L Diniz
16. Julho, 2022.
Verificada
Um excelente atendimento! 🙏💜
Daiane Rosolen
Daiane Rosolen
8. Julho, 2022.
Verificada
Atendimento top! Sr. Gilson muito prestativo e super atencioso no atendimento telefônico. Eu agradeço pela gentileza. Coisa rara hoje em dia.
Carolina Luhm Crivellaro
Carolina Luhm Crivellaro
4. Julho, 2022.
Verificada
Excelente atendimento pela equipe.
Ozana Storck
Ozana Storck
21. Junho, 2022.
Verificada
Serviço de excelência
Rosa Pelizari
Rosa Pelizari
1. Junho, 2022.
Verificada
Realizei alguns exames com a Brasil e fui muito bem atendida. Os profissionais são pontuais, educados e qualificados. Obrigado pelo ótimo atendimento.
Izabel Martins Campos
Izabel Martins Campos
23. Maio, 2022.
Verificada
Valmir Mendes
Valmir Mendes
5. Maio, 2022.
Verificada
Maria Mendes
Maria Mendes
5. Maio, 2022.
Verificada
Rosimeire Ribeiro
Rosimeire Ribeiro
5. Maio, 2022.
Verificada

WhatsApp

Agentes causadores das queimaduras

Uma das formas de como curar queimadura de 3 grau depende de qual foi o agente causador dessa lesão. Quanto a isso, o que se pode dizer é que há vários tipos. O problema é mais complexo do que parece. Entre os agentes, podemos citar:

  • Queimadura térmica: essas são as mais comuns, uma vez que o agente responsável pode ser o calor como o fogo, ou líquidos ferventes. Fora isso, vapores, objetos quentes, queimadura de sol ou a exposição intensa ao frio também ocasionam queimaduras.
  • Queimadura química: ou seja, é quando o agente causador provém de algum produto ou reação química, a qual pode ser em contato com a pele ou mesmo através das roupas, por exemplo. Nesse caso, pode-se citar alguns produtos de limpeza;
  • Queimadura por eletricidade: são aquelas decorrentes de alguma descarga elétrica. Em relação à queimadura de terceiro grau, esse costuma ser o agente causador mais comum.

queimadura 3 grau

Como identificar uma queimadura de 3 grau?

Nos dias de hoje, há diferentes classificações para definir as queimaduras. Por conta disso, é normal que você se pergunte sobre como diferenciar o 3 grau de queimadura das demais. A verdade é que é bem mais fácil do que talvez imagine.

Cada queimadura detém características únicas. Sendo assim, identificar não é um trabalho dificultoso. Fora isso, muitas pessoas procuram saber queimadura de 3 grau tratamento. Mas, para isso, é essencial saber diferenciar.

Em suma, as lesões de 3° grau costumam ser as mais graves, haja vista que afeta as camadas mais profundas da pele. Inclusive, elas podem ser fatais, caso não haja atendimento rápido. Por isso, pode ser necessário contatar uma ambulância particular, a fim de ir ao pronto socorro mais próximo.

Nessa situação, há destruição total de todas as camadas da pele e também das terminações nervosas. Por conta disso, a região tende a ficar esbranquiçada ou até escurecida, por exemplo. Algumas bolhas também podem aparecer.

Ademais, diferente do que a grande maioria pensa, a queimadura de terceiro grau não é a mais dolorosa, mas muito pelo contrário. Na verdade, esse tipo de lesão costuma ser indolor. E isso acontece pelo fato de a queimadura atingir as terminações nervosas, o que inibe a dor.

Queimadura 3 grau primeiros socorros

Você já entendeu bastantes coisas sobre esse assunto. Mas, e agora, queimadura de 3 grau o que fazer? Como devem ser os primeiros socorros? Posso intervir, de alguma forma, para amenizar a situação e diminuir o agravamento?

Por se tratar de uma lesão grave, o ideal é que não haja muita intervenção por parte da vítima. Por isso, o mais indicado é ligar imediatamente para uma ambulância, a fim de que ela seja capaz de dar os primeiros socorros e encaminhar para o hospital.

Ao fazer isso, o máximo que a vítima ou familiares podem fazer é colocar uma gaze esterilizada ou um pano limpo sobre a região, até que os médicos cheguem. Não tente remover possíveis detritos que estejam na lesão, nem leve a região afetada com água gelada.

Apenas, coloque o pano sobre a lesão, sem qualquer outro tipo de produto. Feito isso, apenas aguarde a emergência médica. Ao chegar, os profissionais irão fazer o curativo para queimadura 3 grau.

Queimadura de 3 grau cicatriz

Muitos se perguntam queimadura de 3 grau tempo de cicatrização ou como é. A verdade é que isso depende do caso. No entanto, há vezes em que a cicatrização pode afetar a mobilidade do membro que foi afetado, por exemplo.

Mas, no geral, o que se pode dizer a respeito da cicatriz de queimadura de 3 grau é que ela tende a demorar um certo tempo. Em alguns casos, pode chegar de um ano a mais. Nesses casos, pode ser necessário fazer fisioterapia, a fim de fortalecer a região que foi afetada.

E, sempre que precisar, você pode contar o serviço de ambulância particular para realizar o serviço de transporte e dar todo o apoio médico durante o translado, a fim de garantir a sobrevivência do paciente.

queimadura 3 grau

WhatsApp

Saiba mais:

Gostou desse artigo? 

Últimas Notícias
Categorias
ambulância qual valor

Ambulância qual valor?

Curitiba, 05 de agosto de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. Com certeza você concorda com a afirmação de que os serviços de ambulância são vitais

Leia mais »