Quando internar um idoso? Saiba quando avaliar a internação

quando internar um idoso

Curitiba, 11 de agosto de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. Você sabe quando internar um idoso? É normal que você se pergunte a respeito do momento correto para internação. Mesmo porque, nesse caso, trata-se de uma situação bem delicada.

A verdade é que a internação de familiares nunca é uma coisa fácil, em especial quando se trata de um idoso. Afinal, na grande maioria das vezes, acaba se tornando uma necessidade, e não algo que os próprios envolvidos desejam.

Mas, de qualquer modo, essa é uma decisão que requer uma boa avaliação. Não é raro encontrar pessoas que sofrem algum tipo de julgamento de outros familiares devido ao fato de começar a cogitar a internação.

Ou, às vezes, a pessoa enfrenta o medo de magoar o parente querido que será internado. Mas você sabia que muitas das vezes a internação é, na verdade, um ato de amor? Muitas pessoas têm o costume de achar que essa é uma atitude de abandono, mas não é bem assim.

Mesmo porque, ao começar a cogitar quando internar um idoso, acaba sendo uma forma de fazer com que o seu ente querido possa ter à disposição um serviço especializado, pronto para oferecer tudo aquilo que ele precisa.

Por isso, no artigo de hoje, iremos falar sobre quando internar um idoso e outros detalhes que se relacionam com o assunto. Então, sem mais delongas, vamos ao que realmente importa.

Quando internar um idoso?

É um tanto difícil afirmar com 100% de precisão quando internar um idoso. Mesmo porque essa é uma situação que vai além de questões técnicas, mas envolve também toda uma ligação emocional. Mas, se for para manter o bem-estar do idoso, com certeza essa vai ser a melhor atitude.

Uma coisa que você precisa saber é que os idosos são mais suscetíveis a terem uma série de problemas. Então, no caso de o idosos ter bebida a vida inteira, por exemplo, pode ser importante cogitar a internação involuntária para alcoólatras.

Nesse caso, saiba que você vai poder contar com o serviço de  remoção para dependente químico, o qual irá prestar todo o atendimento que o idoso requer para esse caso.

Por intermédio do resgate depende químico, o idoso vai ter à disposição uma equipe médica, pronta para intervir, durante todo o trajeto até a clínica. Mas, além dessa situação, há outros motivos para começar a considerar quando internar um idoso.

Estamos online para te ajudar! Fale com nosso especialista:

Qual é o momento certo de internar um idoso?

Quando a pessoa idosa tem algum problema de saúde que requer algum cuidado específico, é importante considerar uma internação involuntária paciente psiquiátrico. Fora isso, doenças degenerativas como o Alzheimer e Parkinson também podem fazer a internação necessária.

Mas, além desses dois fatores, outras razões que podem fazer você começar a pensar quando internar um idoso, são:

  • Quando o idoso está muito sozinho;
  • Casos em que a família não consegue organizar a rotina pessoal para oferecer os devidos cuidados;
  • No caso em que o paciente tem dificuldade em ter higiene pessoal e cuidar da medicação sozinha;
  • Quando o idosos apresenta sinais de agitação ou depressão, deve-se considerar a internação involuntária depressão etc.

É verdade que a internação involuntária de idoso nunca vai ser algo fácil e sempre terão pessoas dispostas a julgar.

No entanto, apenas você sabe de todas as situações. Oferecer um profissional  geriátrico para o seu ente querido, através da internação, não é um ato de abandono, mas muito pelo contrário.

Como internar um idoso?

Agora que você sabe quando internar um idoso, é possível que ainda tenha outras dúvidas. Você sabe como internar um idoso, por exemplo?

Mas, quanto a esse respeito, isso pode variar de acordo com o tipo de internação que o idoso precisa. E isso acontece porque cada clínica tem um “modus operandi”.

Nem todas elas funcionam da mesma forma. Por isso, a melhor coisa que você pode fazer é ligar para a clínica que pretende internar o paciente, a fim de saber como é o passo a passo para internação.

Além disso, pode acontecer de você precisar de uma internação involuntária idoso, que é quando ele não está de acordo em se internar.

Isso tende a acontecer nos casos em que a família quer manter a integridade física do idoso, sendo mais comum em internação involuntária esquizofrenia.

Vantagens que apenas uma clínica de repouso para idosos oferece

Agora que você já sabe quando internar um idoso e entende sobre como deve ser a internação, é importante que você entenda um pouco mais sobre os benefícios que há em tomar essa decisão.

É importante saber disso porque muitas pessoas ficam com o sentimento de culpa, carregando isso como se fosse um martírio.

Mas, de novo: a internação de idoso não é um ato de abandono. Na verdade, é uma forma de fazer com que o idoso possa ter um bom fim de vida.

1) Contam com auxílio 24 horas de profissionais capacitados

A verdade é que os idosos precisam de cuidados especiais quase que 24 horas por dia. Mas, devido a correria do dia a dia, às vezes os familiares não conseguem dar essa atenção.

Ou seja, mesmo sem querer, acaba deixando o idoso ainda mais vulnerável, sem a devida assistência que é tão necessária nessa idade.

Mas, em uma casa de repouso, todos os profissionais estarão à disposição 24 horas por dia. Dessa forma, faz com que todos eles tenham sempre respaldo no caso de ocorrer alguma coisa.

2) Alimentação saudável

A velhice é um momento bem delicado, uma vez que os idosos precisam de uma série de cuidados mais específicos, como ter uma alimentação saudável.

Mas, no caso de o idoso não conseguir cozinhar, devido a algum impedimento físico, nem sempre os demais familiares terão tempo de fazer isso.

Mas, com uma alimentação precária, o idoso pode desenvolver uma série de problemas graves à saúde. No entanto, ao ser internado, o idosos tem a garantia de sempre se alimentar de forma saudável.

Mesmo porque, em casas de repouso, por exemplo, sempre há um nutricionista, que faz um cardápio de acordo com aquilo que cada um requer.

3) Atividades monitoradas para cada paciente

Os idosos também precisam de lazer, até para evitar problemas de ordem psicológica, como é o caso da depressão ou ansiedade.

E, além de terem isso durante a internação, eles também podem contar com o auxílio de profissionais para oferecer a fisioterapia, a fim de fazer atividades para fortalecer os ossos e prevenir uma série de doenças.

4) Promove o sentimento de pertencer

Para quem é idoso, o convívio social não é a mesma coisa que para os jovens, ainda mais nos casos em que eles estão sozinhos.

Eles também devem ter interação social. Mas, com a família sempre longe e ocupada, isso sim vai fazer com que eles se sintam abandonados.

Mas, dentro de uma casa de repouso, o idoso jamais vai se sentir sozinho, haja vista que o ambiente costuma ser bem dinâmico. Além disso, há uma série de atividades que visam promover a interação social entre todos.

Saiba mais:

Gostou desse artigo? 

Gilson Rodrigues de Siqueira

Formado em enfermagem, pós graduado, palestrante em dependência química, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.